Toprak em MotoGP? Mundial de Superbike é um troféu Ducati!

Março 28, 2025

O campeão do mundo de Superbike, Toprak Razgatlioglu, ainda não digeriu bem a prova inaugural do Mundial de Superbike. De tal forma que sem pejos acusa o WorldSBK de se ter tornado num ‘Troféu Ducati’. O fim das superconcessões, que foram uma boa ajuda para o título mundial, resultaram numa moto que ainda tem pouco tempo de pista e cujo o aperfeiçoamento, ao nível da base campeã, ainda vai tardar algum tempo. Tudo isto numa altura em que é dada a sua presença no MotoGP do próximo ano. “Para que equipa achas que eu deveria ir”, perguntava-nos ontem à tarde no AIA Portimão.

  • Texto: Fernando Pedrinho
  • Fotos: Marcas, WorldSBK e Fernando Pedrinho
Toprak Razgatlioglu
Toprak em MotoGP? Mundial de Superbike é um troféu Ducati! 12

Tudo isto se passou numa exclusiva conversa com Toprak e Michael van der Mark, na ´Hospitality´da RokIt BMW Motorrad e a que MotoX.pt teve acesso. O turco esta conformado mas não está convencido.

“Conseguimos melhorar a afinação da moto e agora temos um bom conjunto”, referia com a sua proverbial calma. E é sabido que pelas suas características, o traçado do AIA torna-o na pista (quase) favorita do otomano, pois não podemos descartar a sua predileção por Donington, onde ganhou pela primeira vez.

Toprak Razgatlioglu
Toprak em MotoGP? Mundial de Superbike é um troféu Ducati! 13

Trabalhámos muito no teste de Inverno que aqui efetuámos na afinação de corrida, o tempo da melhor volta foi bom e o mesmo sucedeu com o ritmo na simulação de corrida. Mas isso foi no teste. Este fim-de-semana vai estar mais quente e o nível de aderência da pista altera-se. O que te posso dizer é que agora temos um melhor conjunto do que aquele que estreámos em Phillip Island”.

Não alterámos nada!

Paradoxalmente, Toprak disse-o taxativamente: “não alterámos nada na moto!”. O trabalho residiu exclusivamente “em torno da afinação da moto”. E o turco foi mesmo mais longe. “Sinto a moto muito melhor nesta pista, porque tem algumas curvas lentas, é uma montanha russa com zonas em que não vês a saída da curva. É por isso que gosto tanto de Portimão. Por isso e com a evolução que alcançámos com a afinação da moto, acho que tenho reunidas as condições para um bom fim-de-semana de corridas”.

Contudo não se coíbiu de deixar um recado: “só depois desta corrida [mais concretamente em Assen] é que poderemos tirar conclusões”.

Não se pode mexer em coisa alguma!”

Perante um investida sobre outras possíveis modificações após a corrida inaugural, Razgatlioglu encolheu os ombros e abriu muito os olhos, exclamando: “não se pode fazer nada! São as regras!”. E neste ponto, Michael van der Mark saiu interviu em ‘socorro’ do seu colega de equipa. “Tal como ele [Toprak] disse, não se pode modificar nada e esta pista é totalmente distinta de Phillip Island, com travagens fortes e curvas lentas. Neste traçado a afinação que temos funciona muito bem. Mas o problema mantém-se: [sem as superconcessões] este ano não podemos mexer na moto e temos de viver com isso! Por sorte, Portimão é uma pista que tanto o Toprak e eu gostamos imenso, o que torna tudo mais fácil”.

Toprak Razgatlioglu
Toprak em MotoGP? Mundial de Superbike é um troféu Ducati! 15

Troféu Ducati?

Numa pista em que chegou a vencer com a Yamaha YZF-R1, Toprak logrou conseguir o segundo lugar na superpole e na primeira corrida de Phillip Island, atrás de um inalcançável Nicolo Bulega. Isto deixou o turco frustradíssimo, a ponto de dizer que o Mundial de Superbike se tornou num ´Troféu Ducati´. Mas porquê? “Tens aí a classificação da segunda corrida?”, questionou.

Com efeito, os seis primeiros tripulavam uma das muitas Panigale V4R que compõem a grelha do mundial deste ano. “Então é fácil de entender, por isso não entendo porque me colocam esta questão!” Mesmo apesar de ter ritmo para poder subir ao pódio. “Tenho dúvidas”, voltou a contrariar, “porque o Álvaro [Bautista] estava mais forte do que eu e talvez tivesse dado para acabar em quarto, ou mesmo quinto.

Mas queres saber mesmo porque digo que se tornou num troféu Ducati? É que não me lembro, em anos recentes, de ver todas as Ducati na frente. No máximo eram duas, normalmente o [Nicolò] Bulega ou o Álvaro [Bautista]. E não falo só por mim, mas também por marcas como a Yamaha ou a Honda.

Toprak Razgatlioglu RokIT BMW Motorrad M1000RR Nicolo Bulega side by side photo session @ WSBK Jerez de la Frontera ESPA 2024 10 17 - MotoX
Toprak em MotoGP? Mundial de Superbike é um troféu Ducati! 16

Eu andei quatro anos com a YZF-R1 e sei bem a dificuldade que é lutar com uma Ducati! Se isto continuar assim as pessoas vão desinteressar-se. Toda a gente está preocupada com o equilíbrio [de prestações] mas ele atualmente não existe. Eu sei que de momento não tenho um chassis que funcione, mas é problema meu e tenho de continuar a trabalhar para o fazer funcionar corrida após corrida.

Mas agora a Ducati não tem limitação do regime de rotação, aliás ninguém tem, e já no ano passado era uma moto muito rápida em reta. Geralmente, o melhor ´pacote´ é o da Ducati. Toda a gente o sabe e o MotoGP não é exceção. O que não entendo é como se pode retirar o quadro da melhor moto, por ter sido campeã mundial, e a Ducati beneficia de mais abertura dos regulamentos. É por isto que estou irritado! Eu sei que sou rápido, mas e as outras marcas? Onde está o equilíbrio entre as diversas e os construtores?”

Toprak Razgatlioglu
Toprak em MotoGP? Mundial de Superbike é um troféu Ducati! 17

Restrição do fluxo de combustível

Todas as marcas sabem que o processo de equalização passa pela restrição do caudal de combustível ao motor, caso no final de três provas se verifique que há uma marca que está claramente acima em prestações. É por isso que importará saber até que ponto as Ducati manterão a vantagem demonstrada no circuito victoriano, cujo traçado tem sido tradicionalmente favorável às ´balas´de Bolonha.

Perante um Toprak descrente, foi Michael van der Mark que levantou a eterna questão. “Porque é que demorou tanto tempo para nos dizerem que que não podiamos utilizar o mesmo quadro, estávamos já bem dentro dos testes de inverno? Porquê?”, numa situação a fazer lembrar a limitação de rotação dos motores da ZX-10RR de Jonathan Rea e Alex Lowes há não muito tempo atrás.

Toprak Razgatlioglu
Toprak em MotoGP? Mundial de Superbike é um troféu Ducati! 18

E tudo isto perante a perspetiva de uma nova Panigale V4R que se anuncia para o final deste ano, que promete ser algo de verdadeiramente revolucionário. A Kawasaki contornou parte das dificuldades com a Bimota, a Honda continua a batalha de fazer funcionar a Fireblade e a Yamaha não vai ter uma nova YZF-R1 para o próximo ano. Por isso, a limitação do caudal de combustível vai ser, ou terá de ser, a bala de prata para a equailização de prestações, algo que não funcionou totalmente com a limitação de rotação dos motores. Afinal, manter toda a gente contente é quase o prenúncio de uma missão impossível… ou talvez não.

Toprak Razgatlioglu RokIT BMW Motorrad WorldSBK box race 2 @ WSBK Donington INGL 2024 08 14 - MotoX
Toprak em MotoGP? Mundial de Superbike é um troféu Ducati! 19

Tudo definido com antecipação

Christian Gonschor, o diretor técnico da BMW Motorrad Motorsport, assistia atento a esta conversa. Esperava o final da mesma para poder falar comigo. Não resistiu a intervir para esclarecer a situação que se havia criado e ‘matar’ o assunto. “A limitação da alimentação de combustível como modo de equilibrar prestações foi anunciada com bastante antecedência”, fez questão de frisar. “Não é questão de dizer se está certo ou errado, se é branco ou preto. Foi claramente anunciada durante a época passada para que todas as marcas e equipas se pudessem preparar. Portanto, não surge como uma surpresa. “Os regulamentos para esta época estão bem definidos e agora só temos de nos concentrar em correr a cada fim de semana”.

Ainda sobre a questão do desconforto de Toprak em Phillip Island, Gonschor foi taxativo. Olhem para o resultado da primeira corrida e a distância que separou o vencedor dos restantes. “A questão não é ficar em segundo, terceiro ou quarto. Como engenheiro, e não como piloto, prefiro terminar em quarto a um segundo de distância do primeiro, do que segundo classificado mas a seis segundos de distância”, explicou. “Já fechei o capítulo de Phillip Island”, completou Toprak. “Compete-me a mim mostrar na pista aquilo que valemos como equipa”.

Toprak Razgatlioglu RokIt BMW Motorrad M1000RR golden suit champion plate @ WSBK Jerez de la Frontera 2024 11 20 - MotoX
Toprak em MotoGP? Mundial de Superbike é um troféu Ducati! 20

MotoGP: sim ou não?

Os artigos que revelam Toprak apontado, finalmente, ao MotoGP, têm-se sucedido nos últimos dias. Há quem diga que o turco já assinou com a Honda, para o lugar de Luca Marini, “e que fará até as últimas três corridas do campeonato, dizia no meio de uma risada Michael van der Mark”.

“Nada disso é verdade, disse o piloto da BMW, e só me faz sorrir porque até o meu irmão me ligou a perguntar o que se passava. Não sei quem escreve estas coisas, mas não é verdade. É certo que estou livre para o ano e não sei se vou continuar com a BMW ou não”.

Kenan Sofuoglu, o mentor e agente da nova fornada de pilotos turcos, tem publicamente afirmado que somente interessa a passagem para este campeonato se Toprak estiver numa equipa de fábrica. O único lugar livre no próximo ano é precisamente o de Marini na Honda oficial (se não considerarmos a Pramac como tal, pois nesse caso Miguel Oliveira tem apenas contrato para um ano). O que tem Toprak Razgatlioglu a dizer sobre o tema? “Tudo isso é muito interessante mas de momento não sei nada sobre o meu futuro”, disse. “Tenho o sonho de ingressar no MotoGP, isso não é novidade”.

Toprak Razgatlioglu RokIt BMW Motorrad - MotoX
Toprak em MotoGP? Mundial de Superbike é um troféu Ducati! 21

Que equipa me recomendam?”

Já conhecendo bem a palestra de inquisidores, o piloto da Rokit não se coíbiu de disparar uma pergunta provocatória: “Que equipa me recomendam”?

Que fiques aqui, foi a resposta unânime. “Porquê? Porque devo ficar?”, ripostou Toprak. Andrea Dovizioso terá efetuado variados testes com o motor V4 da Yamaha, mas a marca decidiu nada mexer para este ano. O certo é que Fabio Quartararo manteve nos níveis do ano passado e a KTM, mesmo com a super-estrela Pedro Acosta, anda afastado dos lugares da frente e a Honda andou razoavelmente, mas com Johan Zarco.

Ou seja, ou se tem uma Ducati ou então vale mais ficar em casa. “Toda a gente tenta saltar para o lado da Ducati, que tem a melhor moto da grelha”, anuiu. “Mas em 2027 tudo vai mudar e a Pirelli também vai entrar neste campeonato”, pelo serão mais as perguntas do que as repostas na cabeça do natural de Alanya.

E isto sem sabermos o que anda a aprontar Marc Bongers, o anterior diretor desportivo da BMW Motorrad, que nos dizem estar envolvido num ‘projeto especial’ para a marca de Munique. Com Toprak?

Honda CRF1100L Africa Twin DCT - MotoX
Toprak em MotoGP? Mundial de Superbike é um troféu Ducati! 22

Em Portimão de Africa Twin

Depois de um voo intercontinental, foi apenas tempo de recolher a Honda CRF1100L Africa Twin DCT, cedida pela Honda Ibérica, com que na madrugada de Quinta-feira me meti à estrada ligando Madrid a Portimão.

A parte pior foi o frio que se manteve até o sol despertar de forma lenta e preguiçosa. Com uma passagem pelo circuito de Monteblanco, onde orgulhosamente pude ver o meu rapaz em atuação como diretor técnico de um dos GMA T50S experimentais a concluir duas semanas consecutivas de testes, ao final de 800 quilómetros chegava ao AIA.

Nada de novo, mas apenas a confirmação da ´gémea africana´ como uma estradista nata, em que apenas basta meter gasolina e andar. É sem sombra de dúvida uma moto de exceção e uma incansável companheira de viagem, para os mais variados tipos de pisos e situações.

Partilha este artigo!

Moto Guzzi V100
Moto Guzzi V85TT
Aprilia Tuareg 650
Aprilia Tuareg 650
Moto Guzzi V100
Moto Guzzi V85TT
Moto Guzzi V85TT
Moto Guzzi V100
Aprilia Tuareg 650
Pesquisa

Não encontrado