Nicolò Bulega estava naturalmente satisfeito após a supremacia evidenciada na prova inaugural, em Phillip Island. E com os progressos registados na Panigale V4R após o teste invernal no Autódromo Internacional do Algarve, é sobre ele que recaem os olhares de todos. Sobretudo de Toprak Razgatioglu. A montanha russa algarvia pode funcionar como um equalizador de prestações entre BMW e Ducati, mas será que o episódio australiano pode voltar a repetir-se? Para já, a vantagem parece pender para os lados de Munique e Alanya.
- Texto: Fernando Pedrinho
- Fotos: WorldSBK

O jovem Nicolò Bulega tem-se afirmado ao veterano Alvaro Bautista no seio da Aruba.it Ducati. A exibição de Phillip Island, onde dominou categoricamente, veio apenas confirmar isso mesmo. Mas o circuito de Portimão é mais uma pista de pilotos do que de motos, se entendem o que quero dizer.
Esta é uma das pistas favoritas de Toprak Razgatlioglu, mas não tanto de Nicolò Bulega. Por isso, o transalpino estava satisfeito. “As sensações transmitidas pela moto melhoraram imenso e ficámos mais perto to Toprak”, dizia após o primeiro dia de treinos da segunda prova do Mundial de Superbikes.
“O ritmo de corrida não é mau e se conseguirmos melhorar mais um ponto podemos ficar ainda mais perto”, dizia Nicolà Bulega deixando antever uma corrida em grupo, em vez de uma lebre que se destaca dos demais.

“A Panigale não anda sozinha!”
Confrontado com as declarações de Topraz Razgatlioglu de que o WorldSBK se tornou num troféu Ducati, Nicolò Bulega franziu o sobrolho e ripostou. “A Panigale V4R é uma moto muito boa mas não anda sozinha! O piloto faz parte do seu sucesso. O Toprak é um piloto incrivelmente talentoso, devolveu o sabor da vitória à BMW e tiro o chapéu ao que alcançou.
Mas é preciso dizer que nem toda a gente consegue andar tão rápido com a Ducati. A Austrália representou a combinação de uma série de fatores. É a minha pista favorita e a Ducati, historicamente, anda muito bem nesta pista. Não sei porquê, mas tem sido sempre assim. Mas aqui no AIA, a história é diferente. Não somos os mais rápidos e se o Toprak ganhar as três corridas do fim-de-semana serei eu a dizer que o Mundial se tornou num ´troféu BMW´”, ironizou Nicolò Bulega.

Toprak dá outro valor ao campeonato
Nicolò Bulega sabe que se bater Toprak no Algarve “será muito bom para o resto do nosso campeonato, pois esta é a sua pista favorita. É bastante difícil seguir com ele ao longo da corrida neste traçado. Mas estamos mais perto, melhorámos bastante a moto e o nosso ritmo de corrida não é mau. Se conseguirmos melhorar duas décimas no ritmo de corrida acho que podemos segui-lo na corrida. Batê-lo já é outra história, sobretudo nesta pista, mas vou tentar”.

Sem ser uma pista crítica para os pneus, o jovem italiano reconhece que há que tratar as borrachas da Pirelli com alguma atenção para evitar surpresas negativas nas últimas seis voltas.
Mas Nicolò Bulega não deixa de reconhecer os mérito do seu adversário e o valor que traz para todo o ´paddock´e campeonato. “Ele ajuda a manter o nível num patamar elevado. Por vezes, quando sou segundo, é porque ele ganhou. Ele obriga-me permanentemente a fazer melhor. Por isso, se ele for para o MotoGP acaba por ser mau para o Mundial de Superbike. Mas se eu for primeiro, não é mau para mim, pois não? Quando se ganha um campeonato não é por falta de rivais, mas simplesmente porque foste o melhor.”

Em Portimão de Africa Twin
No fim-de-semana de corrida, a Honda CRF1100L Africa Twin DCT tem sido uma companheira incansável nas ligações diárias entre o AIA e Albufeira. As malas laterais permitem acomodar, sem dificuldade, o material indispensável ao trabalho e toda a vestimenta e a facilidade de deslocação é evidente em qualquer tipo de traçado e piso.
A moto em si dispensa apresentações e confirma o valor seguro que se tornou este modelo, não obstante de ainda necessitar de alguns aperfeiçoamentos, como o emparelhamento do telemóvel, a ergonomia dos comandos e utilização das muitas funções (o bloco de comandos no punho esquerdo está demasiado ´povoado´) e a necessidade de retro-iluminação dos mesmos.
Partilha este artigo!