CFMOTO 675SR-R. O vídeo

Autor:  Alberto Pires

Março 23, 2025

A CFMOTO 675SR-R é uma verdadeira pedrada no charco entre as Supersport. Uma lufada de ar fresco na categoria intermédia das desportivas, revelando um leque de argumentos de peso para ser competitiva desde o primeiro momento. Nas pistas como nas vendas! Mas, afinal, o que aporta ao mercado a novíssima CFMOTO 675SR-R que fomos testar, em primeira mão, ao Autódromo Internacional do Algarve? Prepare-se para uma montanha-russa de surpresas.

  • Por: Alberto Pires
  • Imagens: Alberto Pires e CFMOTO
  • Realização e montagem: Alberto Pires

É difícil descrever a sensação visual no primeiro contacto com a CFMOTO 675SR-R. É mais curta e envolvente do que parece em fotografia, resultado de uma excepcional conjugação entre formas vincadas e zonas boleadas. Há movimento conjugado entre as curvas do braço oscilante e a forma superior do quadro, sendo as extremidades rematadas através de dois elementos tão harmoniosos quanto complexos: o banco e o conjunto dianteiro. As assinaturas luminosas são distintas e em linha com o que de mais recente a indústria super desportiva tem apresentado. E brilham!

Atraente, cativante desde o primeiro momento, a CFMOTO 675SR-R desperta de imediato a vontade de usar e abusar dela, sobretudo em pista. É o seu habitat natural, embora possa sair para uns passeios mais elegantes em estrada. Onde, seguramente, não passará despercebida!

Mas, para lá dessa beleza de fazer parar o trânsito, em qualquer uma das cores disponíveis, a CFMOTO 675SR-R tem muitos outros motivos de interesse. Não se fica pela aspeto exterior e revelou uma ‘alma’ própria de quem poderá até protagonizar uma película ganhadora de óscares. Ou um troféu monomarca!…

CFMOTO 675SR-R
CFMOTO 675SR-R. O vídeo 4

Um troféu CFMOTO 675SR-R nas pistas portuguesas?

Com uma posição de condução naturalmente desportiva mas sem forçar as articulações, e com uma altura do assento de 810 mm (podendo variar entre os 795 mm e o 830 mm através de outros assentos disponíveis na lista de acessórios) a CFMOTO 675SR-R apresenta números interessantes para uma utilização racing. Afinal, os números declarados para este motor, de 90 cavalos às 11.000 rpm e um binário máximo de 70 Nm às 8.250, colocam-na no pódio da categoria. Ou, fazendo as contas, o aumento de 50% da cilindrada relativamente ao bloco de dois cilindros da quatro-e-meio traduziu-se num aumento de 100% de potência! Chega ou não para corridas bem animadas em pista?

Só para terem uma ideia do potencial que esta CFMOTO 675SR-R oferece basta colocar o motor a trabalhar e ouvir a sonoridade rouca, característica de um tricilíndrico. Engatar a primeira velocidade de uma caixa macia, sem nenhuma revolução interna provocada pelos carretos à procura do encaixe ao pressionar o selector, e com o acionamento da embraiagem bem progressivo. Nos primeiros metros sente-se que nos envolvemos em redor de um bloco acessível e constante no manuseamento, a que não é estranho o ângulo da coluna de direção de 26º e a distância entre eixos de 1.400 mm, menos radical que as propostas mais desportivas.

CFMOTO 675SR-R
CFMOTO 675SR-R. O vídeo 5

As primeiras voltas para perceber até onde podíamos ir reforçou a convicção inicial. Estamos perante uma desportiva transparente, que não muda de forma acentuada aquilo com que podemos contar, ou seja, é previsível!

Num primeiro momento ficamos surpreendidos com o cantar grave do tricilíndrico, que quase não muda de tom mesmo quando chegamos aos cinco dígitos, e, em seguida, encantados com a bafurada aguda que produz quando trocamos de caixa sem aliviar o acelerador, beneficiando de um quickshifter curto e preciso. Em reduções podemos sincronizar o alinhamento dos carretos com um toque de acelerador mas, se não o fizermos, a embraiagem deslizante impede o arrastar da roda. As suspensões fazem-se esquecer pela eficácia e a roda dianteira mete-se em ângulo com precisão e de forma constante. Ou seja, nem obriga a forçar a entrada nem mergulha na parte final!

CFMOTO 675SR-R
CFMOTO 675SR-R. O vídeo 6

Suponho que estas palavras tenham o condão de aguçar a curiosidade face à CFMOTO 675SR-R e, para lá do vídeo, queiram descobrir esta Supersport de forma mais pormenorizada. O que podem fazer de forma simples, clicando aqui para ler o teste completo.

Partilha este artigo!

Publicidade Honda CBR650R abril
Suzuki na mão
Suzuki na mão
Suzuki na mão
Suzuki na mão
Pesquisa

Não encontrado