Aprilia Tuono 457. Tons de juventude com estilo

Autor:  Paulo Ribeiro

Agosto 22, 2025

A receita da Aprilia Tuono 457 é bem conhecida. Partindo de uma desportiva – no caso a Aprilia RS 457 – despem-se as carenagens completas, trocam-se os avanços por um guiador mais alto e largo, ‘et voilá’… Temos uma naked prática e, por vezes, ainda mais divertida do que o modelo que lhe dá origem. Tanto mais que a Aprilia Tuono 457 tem a vantagem de ter sido feita à medida dos mais jovens (carta A2) que podem usufruir de um dos melhores conjuntos (se não mesmo o melhor!) da categoria.

Aprilia Tuono 457 d09 - MotoX
Aprilia Tuono 457. Tons de juventude com estilo 31
  • Texto: Paulo Ribeiro
  • Fotos: Nuno Feliz

Utilitárias e fáceis por definição, as naked ganham outra alma quando se junta a veia desportiva. Passam a ser enérgicas e divertidas, rumo a uma mobilidade onde o urbano e racing se mesclam de forma perfeita. Para lá das alterações já referidas e que se refletem também numa ergonomia mais acessível e menos exigente, a Aprilia Tuono 457 ganhou uma relação de distribuição final diferente. Com a adoção de uma cremalheira de 44 dentes contra os 43 da RS 457, mantendo o pinhão de 15 dentes, a Aprilia Tuono 457 responde de forma ainda mais imediata aos movimentos do acelerador eletrónico, tornando as saídas de curva mais divertidas além de uma maior eficácia em ambientes urbanos.

Aprilia Tuono 457
Aprilia Tuono 457. Tons de juventude com estilo 32

Transmissão mais curta que reforça as características do conjunto com a Aprilia Tuono 457 a apresentar melhor relação peso/potência do segmento. E se, tal como a concorrência que visa condutores com a carta A2, a potência máxima é de 35 kW (47,6 cv às 9400 rpm) já o peso fica-se pelos 159 kg a seco, ou 175 kg em ordem de marcha e com gasolina no depósito de 12,7 litros de capacidade.

Uma leveza conseguida desde logo pela utilização de uma dupla trave em alumínio – solução única na categoria – que utiliza o motor como elemento estrutural, com ele dividindo os esforços de tensão rumo a um conjunto referencial em termos de agilidade e precisão. E se a RS 457 era já uma referência neste capítulo, a Aprilia Tuono 457 conta ainda com uma posição de condução mais direita a partir do banco de 800 mm de distância ao solo, oferecedora de maior reatividade, e uma acrescida facilidade de mudança de direção graças ao guiador mais largo.

Aprilia Tuono 457
Aprilia Tuono 457. Tons de juventude com estilo 33

Além disso, está mais alto (124 mm) e mais próximo do condutor (14 mm) proporcionando um triângulo de condução mais descontraído e facilitando as manobras, nomeadamente as inversões de marcha.

Facilidade no dia-a-dia mais desportivo

Facílima de colocar em curva e com os poisa-pés bem altos a autorizar ângulos elevados, a Aprilia Tuono 457 permite um bom controlo em inclinação e é também sem esforço que se lança na reta seguinte. E melhor ainda quando a seguir a uma curva… vem outra curva! A esta facilidade junta-se uma elevada precisão, mesmo em ritmos mais empenhados, mantendo a trajetória traçada com o olhar, apoiada num amortecimento desportivo.

Aprilia Tuono 457
Aprilia Tuono 457. Tons de juventude com estilo 34

A forquilha invertida de 41 mm de diâmetro revelou uma rigidez racing que, sendo percetível em utilização citadina, sobretudo nas ruas com piso mais maltratado, é particularmente agradecida quando o ritmo aumenta em estrada aberta. Oferecedora de uma excelente leitura das condições do asfalto, permite carregar todo o peso na dianteira, sem receios e sempre com elevado rigor.

Mesmo quando abusamos da potência de travagem da Aprilia Tuono 457 conferida pelo disco dianteiro de 320 mm com pinças ByBre de 4 pistões e fixação radial. Equipamento desenvolvido pela marca do grupo Brembo e que revelou uma enorme progressividade e grande facilidade de controlo, mostrando a surpreendente potência de desaceleração apenas quando se pressiona ao máximo a manete direita. Nada de bloqueios da roda ou perdas de velocidade desnecessárias.

Aprilia Tuono 457
Aprilia Tuono 457. Tons de juventude com estilo 38

Comportamento, tanto a nível de travagem como de amortecimento, que se estende à traseira, com o mono amortecedor, também ajustável em pré-carga, a contribuir para uma boa colocação da potência no asfalto em aceleração devido à bem afinada compressão. E mesmo nas travagens mais forte da dianteira, a ajustada extensão garante que não perde o contacto com o solo.

Aprilia Tuono 457
Aprilia Tuono 457. Tons de juventude com estilo 39

Mesmo quando, desafiando os limites da filosofia desta moto e até do bom sendo, obrigamos o ABS Bosch de dois canais a entrar em ação. O que não é fácil nem recomendável. Já a travagem traseira (disco e 220 mm com pinça ByBre de pistão simples) mostrou maior tendência a despertar o ABS que, no entanto e para uma condução realmente divertida – mas só para os mais experientes!!! – pode ser facilmente desativado através do painel de instrumentos.

Eletrónica de controlo absoluto

Um bom trabalho da suspensão da Aprilia Tuono 457 cuja solidez acaba, por outro lado, por exponenciar a filosofia desportiva dos quase desconhecidos (na Europa) pneus Eurogrip Protorq Extreme, produto mais evoluído de uma das maiores marcas indianas. A rigidez da carcaça é disfarçada pela configuração bem arredondada da mesma, facilitando as mudanças de direção, enquanto a borracha mostrou uma aderência de bom nível depois de atingir a temperatura ideal de funcionamento. Ficou por comprovar a eficácia em asfalto com baixas temperaturas e com pisos molhados ou muito escorregadios!

Aprilia Tuono 457

Aprilia Tuono 457

Aprilia Tuono 457

Aprilia Tuono 457

Aprilia Tuono 457

Claro que, mesmo nestas situações mais delicadas, podemos sempre contar com um pacote eletrónico que conta com controlo de tração ajustável em três níveis Aprilia Traction Control (ATC) e que são independentes dos três modos de motor. Que proporcionam o mesmo nível de potência máxima (47,6 cv às 9400 rpm) e de binário (43,5 Nm às 6700 rpm) apenas fazendo uma entrega mais suave (Rain) ou mais instantânea (Sport), passando pelo equilíbrio do modo Eco.

Aprilia Tuono 457
Aprilia Tuono 457. Tons de juventude com estilo 40

Modos que podem ser alterados em tempo real, com o simples toque do botão colocado no punho direito, podendo também o controlo de tração alterado e ser desativado durante a condução. Ao contrário do ABS, que obriga o condutor a imobilizar a Aprilia Tuono 457 para desligar o sistema de anti bloqueio na roda posterior.

Aprilia Tuono 457
Aprilia Tuono 457. Tons de juventude com estilo 41

Mas, mais importante do que os valores máximos é o facto de grande parte do binário da Aprilia Tuono 457 estar disponível desde muito cedo. Mais de 80%, ou seja mais de 35 Nm, podem ser explorados desde as 3000 rpm, permitindo rodar tranquilamente em cidade ou turistando em modo relaxado.

Aprilia Tuono 457

Aprilia Tuono 457

Aprilia Tuono 457

Aprilia Tuono 457

No entanto, num motor que, mau grado algumas vibrações que chegam aos pois-pés e punhos, é bastante sereno, a maior diversão surge a partir das 5000 rpm. A partir daí a agulha do tacómetro sobe de forma bem mais alegre e a sonoridade do escape (de série e sem necessidade de substituição) transmite de forma fiel esse entusiasmo. Música desportiva que nos transporta para as pistas onde a Aprilia construiu boa parte da sua reputação, vencendo nada menos de 54 títulos mundiais em diversas disciplinas e categorias.

Caixa de boas surpresas

Bloco de dois cilindros paralelos, com 4 válvulas por cilindros e duas árvores de cames à cabeça, conhecido da desportiva Aprilia RS 457, e com a cambota a ditar uma ignição desfasada a 270º que é responsável pelo pulsar enérgico e vibrante do motor. Além disso, o motor da Aprilia Tuono 457 brilha por uma grande flexibilidade apoiada numa caixa de velocidades bem escalonada e precisa, notando-se um toque metálico nas passagens de caixa que, de alguma forma, nos remete para ambientes de corrida.

Aprilia Tuono 457
Aprilia Tuono 457. Tons de juventude com estilo 42

O resultado é uma condução facilitada em cidade, com muito binário disponível em rotações baixas e médias para utilizar em 2ª, 3ª e 4ª velocidades, bastando reduzir uma relação para concretizar ultrapassagens mais imediatas e urgentes. Por outro lado, quando as ruas pejadas de carros, peões, trotinetes e autocarros ficam para trás, é possível utilização mais divertida da Aprilia Tuono 457, bastando reduzir uma ou duas velocidades para mudar o registo. O que garante acelerações bem mais fortes e boas doses de diversão graças às relações bastante próximas entre si, mas com uma capacidade de alongamento que facilita uma utilização mais tranquila.

Aprilia Tuono 457
Aprilia Tuono 457. Tons de juventude com estilo 43

Acelerações mais fortes, até por força da cremalheira maior, que ganham outra alma com a utilização do excelente ‘quick shifter’ – que faz parte da lista de opcionais – reforçando a rapidez do motor a subir de rotação. Ganha, e muito, a vivacidade e a diversão a troco de algumas vibrações sentidas nos pés e, em rotações muito altas, no guiador. Mas nada que afete o sorriso proporcionado pelas acelerações rápidas, com entregas de potência que tornam a condução muito divertida em qualquer estradinha sinuosa, com binário suficiente para sair em força de qualquer curva. Claro que será sempre fácil reduzir uma velocidade, tanto com o ‘quick shifter’ como com a embraiagem servo-assistida de uma leveza simplesmente surpreendente.

O visual da Aprilia Tuono 457

De inspiração óbvia e assumida na RS 457, a Aprilia Tuono 457 destaca-se da sua irmã desportiva pela ergonomia, mas também pela estética. Sendo a única da família Tuono a abdicar de uma semi carenagem frontal, evidencia a maior agressividade do identificativo e icónico farol triplo em LED. Claro que o bem visível quadro e o braço oscilante em alumínio jogam um papel importante na imagem desportiva, sublinhada pelo spoiler dianteiro inspirado na Tuono 1000R.

Aprilia Tuono 457
Aprilia Tuono 457. Tons de juventude com estilo 44

Somatório de inspirações oriundas de outros modelos e, sobretudo, da filosofia muito própria da case de Noale, a Aprilia Tuono 457 alia performance e flexibilidade, sem abdicar do elevado espírito desportivo e forte sentido de diversão. Com um chassis em alumínio que é único na classe, o motor mais agradável e uma travagem que está entre as melhores da categoria a Aprilia Tuono 457 acaba por ver essa qualidade refletida o preço final.

Os 6699 euros pedidos na rede de concessionários da marca coloca-a entre as mais caras de um segmento onde não faltam propostas para todos os gostos e carteiras. Mas com argumentos que justificam plenamente a opção, desde a exclusividade estética nas decorações Piranha Red ou Puma Gray, às mais valias tecnológicas de uma marca que está fortemente envolvida na competição, com todas os benefícios inerentes em termos de prestações e fiabilidade.

Agora, seguindo a filosofia de partilha de plataformas, como acontecer com RS 660 e a Tuareg 660, é de esperar que esta Aprilia RS 457 dê origem a uma Tuareg 457. Estamos à espera!

Aprilia Tuono 457
Aprilia Tuono 457. Tons de juventude com estilo 51

Partilha este artigo!

Moto Guzzi V100
Moto Guzzi V85TT
Aprilia Tuareg 650
Aprilia Tuareg 650
Moto Guzzi V100
Moto Guzzi V85TT
Moto Guzzi V85TT
Moto Guzzi V100
Aprilia Tuareg 650
Pesquisa

Não encontrado