Suzuki GSX-8R. O vídeo

Autor:  Alberto Pires

Maio 29, 2024

A Suzuki GSX-8R é um caso pouco usual de derivação de uma ‘naked’ num modelo vincadamente desportivo. É mais normal suceder o inverso, isto é, ver ‘naked’s’ criadas a partir de versões desportivas. Mas quando a base é boa, tudo pode acontecer! Na verdade este é um exercício mais complexo do que transformação que normalmente…

A Suzuki GSX-8R é um caso pouco usual de derivação de uma ‘naked’ num modelo vincadamente desportivo. É mais normal suceder o inverso, isto é, ver ‘naked’s’ criadas a partir de versões desportivas. Mas quando a base é boa, tudo pode acontecer!

Suzuki GSX 8R 02 - MotoX
Suzuki GSX-8R. O vídeo 3
  • Texto: Alberto Pires
  • Imagens: Kim Ramalho/Moteo
  • Montagem e realização: Alberto Pires

Na verdade este é um exercício mais complexo do que transformação que normalmente ocorre de uma R para uma S. Embora, apesar de apenas ter sido apresentada agora, a Suzuki GSX-8R tenha sido desenvolvida conjuntamente com a 8S e com a V-Strom 800DE. Diferentes foram somente os calendários de introdução no mercado. Nesse sentido, uma grande parte da ciclística é comum aos três modelos, bem como o motor. Distintos são alguns dos periféricos, necessariamente específicos para a utilização e personalidade de cada género. As economias de escala são evidentes! Mas essa abrangência ditou o acautelar de configurações que, de outra forma, não seriam levadas em conta.

A procura da performance própria do ambiente desportivo para onde nos remete a 8R é mais exigente que a simplificação da original 8S, e mais crua na comparação entre as congéneres do segmento. O golpe de asa da Suzuki assentou na aposta numa nova filosofia de utilização, definindo-a como a materialização ajustada a um novo conceito, enunciado como “uma nova era nas motos desportivas”.

Suzuki GSX 8R 12 - MotoX
Suzuki GSX-8R. O vídeo 4

É impossível dissociar a versão ‘naked’ 8S desta Suzuki GSX-8R cujo teste em detalhe está disponível para leitura aqui. Na realidade são poucos os elementos que diferem, sem deixar, no entanto, de serem motos distintas. Diferenças que até podem diminuir à custa do aumento de versatilidade rumo a uma maior polivalência graças aos vários acessórios disponíveis. Sobretudo para potenciar a sua capacidade turística.

Partilha este artigo!

Suzuki na mão
Suzuki na mão
Suzuki na mão
Suzuki na mão
Pesquisa

Não encontrado