Que moto para o Pai Natal?

Dezembro 25, 2021

Pai Natal 1 - MotoX
Que moto para o Pai Natal? 6

O Pai Natal existe ou não? Bom, não é ao fim destes anos todos que ainda me restam dúvidas sobre o tema, mas todos os anos, ainda de muito pequeninos e que em tudo acreditamos, a cada noite de 24 de Dezembro tem lugar um bocadinho de magia, para alegria da pequenada.

Supondo que existe, a tarefa do senhor barbudo que veste de vermelho, apresenta alguns índices de marcada obesidade e se introduz por chaminés para largar presentes, é tudo menos fácil. Poderia o Pai Natal beneficiar com a troca das suas fiéis renas por uma versão motorizada de duas rodas? E a fazê-lo, qual seria a melhor opção?

  • Texto: Fernando Pedrinho
  • Fotos: 123RF.com, Lisa Daniel Photography, Dunlop, Nit FM, Fabio Quartararo

A análise da física deste trabalho realizado a uma escala mundial revela números perfeitamente incompreensíveis para a noção da realidade de qualquer humano. Desde logo porque as renas não voam, o trenó tem dimensões contidas para transportar as prendas para a criançada do mundo inteiro e o tempo para executar a tarefa é muito curto. E aqui nem discuto a possibilidade de subempreitar a tarefa, seja aos pais ou a empresas de entrega global, como hoje nos habituámos em muitas das compras que efetuamos.

E se as renas pudessem ser trocadas por uma moto? Ainda assim temos o problema de quem as iria guiar – trocaria o Pai Natal o conforto do trenó, pela proteção de uma carenagem – da manutenção durante um período de utilização altamente abusivo, mas sobretudo do ‘tuning’ necessário para as fazer voar e rebocar o trenó, entre muitos outros fatores. Imaginemos que era possível…

Pai Natal 2 - MotoX
Uma cena de magia que se repete todos os anos…

Os números da física e da energia associada a esta tarefa anual complicam ainda mais a escolha da moto para o simpático barbudo da Lapónia. Socorri-me do exercício efetuado pela ‘Neutrino Humano’, o nome ‘artístico’ de Linda Harden para alguns dos seus ensaios.

Se considerarmos que há 2 mil milhões de crianças (seres humanos com menos de 18 anos), de acordo com o PRB (o “Population Reference Bureau”) mas que alguns são educados sob religiões que não celebram o Natal (muçulmanos, hindus, judeus, budistas ou ateus), então o ‘público-alvo’ ficaria reduzido a 15% do total, ou seja, uns 378 milhões de miúdos e miúdas. Com um censo do mesmo organismo a indicar 3,5 crianças por casa, isso dá 91,8 milhões de núcleos habitacionais, onde vamos assumir estarem uniformemente distribuídos pelo globo (apesar de sabermos não ser o caso, dada a maior concentração de população nas cidades e existência de vastas áreas não habitadas, comos os oceanos ou os desertos).  Considere-se ainda que cada casa tem pelo menos uma criança que se porta bem todo o ano e é merecedora de um presente.

Pai Natal 3 - MotoX
A Dunlop tem ideias muito claras a respeito das escolhas do Pai Natal

Como a terra está em permanente rotação, assume-se que o trabalho será efetuado de leste para oeste, o que faz sentido e permite, assim, beneficiar dos diferentes fusos horários para cumprir a missão num turno contínuo de 31 horas de trabalho. Ora aqui já podem perceber de que se trata de uma missão de 822,6 visitas por segundo, ou seja: um décimo de milésimo de segundo (1/10.000) para travar, parar (e vamos considerar efeitos anti-gravíticos de levitação para não o obrigar a ter de subir aos telhados ou a recorrer a técnicas de ‘parkour’), estacionar, desmontar do trenó (ou da moto, para o caso do artigo), pegar na prenda, descer a chaminé, colocar a prenda no sapatinho, comer e beber alguma coisita que lhe tenham deixado junto à lareira ou junto à árvore de natal, voltar a subir a chaminé (e vamos considerar que não há exaustores ou outras constrições pelo meio), re-arrumar a bagagem, subir no trenó (ou montar na moto) e voltar a arrancar para a próxima entrega. Ufa, só de escrever esta parte até fiquei cansado!

Voltando à tal (assumidamente errada) distribuição uniforme das casas pelo globo, a distância a cobrir entre entregas seria de aproximadamente 1.200 metros, num total 121,5 milhões de quilómetros que se estenderia o percurso durante as 31 horas de duração da missão. Em termos práticos, falamos de uma velocidade média de 1.046 quilómetros por segundo, ou três mil vezes mais rápido que a velocidade do som (os que já estavam a ver a ficha técnica da Kawasaki Ninja H2, podem arrumar o catálogo).

Agora vem o problema do trenó. Se se assumir que cada criança vai receber um presente da dimensão e peso de uma caixa de Lego (cerca de 900 grama), então o trenó carrega umas consideráveis 321.300 toneladas, sem contar com o peso do próprio Pai Natal, que já referi exibir sérios sinais de obesidade e peso excessivo, mas que para o total da massa é desprezível. Suponhamos, resolvidos os naturais problemas de tração, que uma moto conseguia puxar dez vezes mais peso do que uma rena é capaz em terra (cerca de 136 kg). Para isso necessitaríamos de 214.200 motos, que pesando 300 kg cada uma, elevaria a massa do conjunto para 385.560 toneladas, ou seja, mais de quatro vezes a massa de um transatlântico.

d8322253b0dd885274c59a058ce8b284 754x424 1 - MotoX
A subempreitada parece ser a opção mais plausível para o desafio colocado pelas leis da física ao simpático ‘barbudo da Lapónia’. Em cima, o Moto Clube de Setúbal a dar uma ajudinha!

E é aqui que a porca torce o rabo. Sem considerar formatos aerodinâmicos que mais se assemelhariam a um foguetão, 385 mil toneladas a viajar pela atmosfera a 1.046 km/s iriam criar uma tal resistência que tornariam o conjunto numa enorme bola de fogo. Só as duas motos da frente (e de novo supondo que o Pai Natal teria eletrónica suficiente à sua disposição para gerir os sistemas de 214.200 motos de forma irrepreensível, dispensando desta forma a massa e a folha de ordenado requerida para outros tantos condutores) iria requer 28,3 quintilhões (a potência de 10 elevada a 18, ou o número seguido de dezoito zeros) de joules de energia. Só para terem uma ideia, a bomba atómica lançada sobre a cidade japonesa de Hiroxima libertou 1.5 x 1013 joules de energia! E o ‘festival’ de números inconcebíveis continua. Com as motos da frente a vaporizarem-se instantaneamente, o restante batalhão de motos conheceria idêntico destino milésimos de segundo e o próprio Pai Natal seria submetido a uma força de aceleração 17.500 vezes superior à da gravidade. Nem uma ‘Bimby’ faria melhor em termos que liquidificação. Mas há mais: pesando ele 113 kg, por exemplo, ele seria literalmente esmagado contra o trenó durante a aceleração sob uma força de quase 1.960 toneladas.

Perante tudo isto, dá para ver que no mundo real seria impossível levar a cabo tal missão com apenas uma pessoa. Muito menos escolher a moto ideal para o Pai Natal (apesar de já imaginar algumas discussões de moto clube com uma divisão clara entre os adeptos das maxi-trail e das turísticas)! E assim são os pais e familiares que mantêm a chama e aura do senhor da Lapónia viva em tantos e tantos lares.

Aos maiores de 18 anos que ainda acreditavam no Pai Natal, apresento as minhas desculpas se porventura desfiz a ilusão…

Pai Natal 4 - MotoX
O campeão do Mundo de MotoGP não esconde o (possível) próximo passo na sua carreira.

Partilha este artigo!

Moto Guzzi V100
Moto Guzzi V85TT
Aprilia Tuareg 650
Aprilia Tuareg 650
Moto Guzzi V100
Moto Guzzi V85TT
Moto Guzzi V85TT
Moto Guzzi V100
Aprilia Tuareg 650
Pesquisa

Não encontrado