QJ Motor Fort 125N. Tecnologia superior

Autor:  Alberto Pires

Dezembro 16, 2025

A QJ Motor Fort 125N é a materialização do reforço da oferta no segmento scooter da marca chinesa, apostando na diferenciação tecnológica e envolvendo-a com um conjunto de atributos apenas presentes no topo da classe. Se o valor de aquisição para o que apresenta é um argumento comercial sólido, a garantia de seis anos é uma afirmação da confiança naquilo que produzem. Mas a QJ Motor Fort 125N oferece mesmo outras garantias…

QJ Motor Fort 125N
QJ Motor Fort 125N. Tecnologia superior 36
  • Texto: Alberto Pires
  • Fotos: QJ Motor

O segmento scooter transformou-se, devagar mas consistentemente, no mais rico e abrangente da indústria motociclística. Há propostas para cilindradas entre os 50 cc e os 750 cc, com rodas entre as 10” e as 17 polegadas, atingindo 45 km/h – a descer – até aos quase 200 km/h, envolvidas nos mais variados estilos. Ou seja, há espaço para todos mas nem todos os espaços são iguais, cabendo a cada marca perceber em qual deles é que tem lugar ou em qual poderá fazer a diferença relativamente à concorrência.

QJ Motor Fort 125N
QJ Motor Fort 125N. Tecnologia superior 37

Para se perceber a dimensão da QJ Motor, é uma marca pertencente à Qianjian Motorcycles, que faz parte por sua vez do Grupo Geely, detentora das marcas Volvo, Polestar, Lotus, Geely auto, Lynk & Co e Proteon, para além de ser uma importante acionista da Smart, Mercedes Benz e da Aston Martin. Ou seja, as suas decisões resultam de uma estratégia alicerçada na capacidade técnica e financeira do grupo em que está inserida, resultando igualmente do conhecimento adquirido através da presença em mais de  130 mercados.

QJ Motor Fort 125N
QJ Motor Fort 125N. Tecnologia superior 38

A QJ Motor Fort 125N é o modelo mais recente da sua gama de sete scooter’s que está em Portugal desde meados de 2025, sendo uma evolução da versão MTX, que dela retém um dos seus grandes trunfos, o motor. Tudo o resto é diferente, com outro potencial, definido para concorrer num segmento mais exigente, o das Scooter GT.

Dimensões urbanas com espírito de GT

As dimensões exteriores estão de acordo com a designação, implicando necessariamente volume, proteção e propensão para uma utilização que ultrapassa a mobilidade em ambiente estritamente urbano.

QJ Motor Fort 125N
QJ Motor Fort 125N. Tecnologia superior 39

Ciclisticamente, a QJ Motor Fort 125N está em consonância com a família a que pertence. Na frente a forquilha telescópica tem 100 mm de curso e na traseira monta dois amortecedores ajustáveis em pré-carga da mola. Na travagem a robustez mantém-se, contando na frente com um disco de 255 mm de diâmetro com pinça flutuante de um pistão e na traseira um disco de 240 mm com pinça de pistão simples, com sistema ABS em ambas as rodas.

A roda dianteira da QJ Motor Fort 125N é de 15”, montando um pneu CST 120/70, enquanto na traseira a jante de 14” monta um generoso CST 140/70. São medidas mais comuns em scooters com mais cilindrada, mas o equilíbrio dinâmico assim o obriga. Os 160 kg em ordem de marcha não são, por tudo isto, uma surpresa.

QJ Motor Fort 125N
QJ Motor Fort 125N. Tecnologia superior 43

A unidade motriz, que se destaca pela potência de 15 cv às 8.500 rpm e um binário de 12 Nm às 8.250, colocam a QJ Motor Fort 125N no máximo permitido para a condução com carta A1. É uma unidade moderna, com quatro válvulas à cabeça, sobressaindo tecnologicamente pela inclusão de um sistema híbrido de ajuda na aceleração.

Conforto a bordo da QJ Motor Fort 125N

É ao longo da utilização que nos percebemos e valorizamos as qualidades da QJ Motor Fort 125N. Apesar da sua dimensão, a altura do banco situa-se nuns confortáveis 780 mm, tanto pela forma ampla como pelo seu estofo, sem que isso limite a colocação dos dois pés no solo com razoável estabilidade. O lugar do passageiro está mais elevado, e só parece estreito por comparação com o do condutor, permitindo que o suporte – para o conjunto completo de malas Shad –  seja usado como pega para as mãos.

QJ Motor Fort 125N
QJ Motor Fort 125N. Tecnologia superior 44

Experimentei rodar como passageiro nesta QJ Motor Fort 125N e senti-me bem, os pousa pés estão colocados a uma altura natural e como estamos mais elevados do que o condutor temos uma visibilidade maior para a frente.

A posição de condução da QJ Motor Fort 125N é boa e em momento algum sentimos limitações por  estarmos numa scooter grande. O guiador está elevado, tem uma boa alavanca e as mãos assentam bem. O comando do acelerador tem a resistência à rotação adequada e as manetes são reguláveis, permitindo um ajuste ideal às mãos de cada condutor. O estrado para os pés está no limite mínimo da largura, mas ainda assim suficiente para um apoio sólido, com o ligeiro defletor inferior a cumprir a missão de forma eficiente.

QJ Motor Fort 125N
QJ Motor Fort 125N. Tecnologia superior 49

A sensação de conforto é ainda potenciada pela ausência de vibrações e pelo ruído de funcionamento reduzido. Mesmo ao longo da faixa de utilização não se nota que haja um momento de maior força, ou que suba para um regime de rotação mais elevado até que a embraiagem centrífuga se adapte ao momento, sendo linear na forma como digere a solicitação do punho direito, sem que seja possível determinar um regime claramente favorito.

A inegável vocação urbana

Apesar das dimensões exteriores, a dianteira da QJ Motor Fort 125N revela-se mais estreita em utilização do que seria de supor quando a vemos pela primeira vez. Ou seja, a largura do banco, da zona frontal e a altura do ecrã não implicam maior cuidado no trânsito citadino. Acresce, ainda, que as hastes dos espelhos podem ser recolhidas, aumentando a facilidade nos momentos mais atravancados. Em momento algum sentir que estivesse a colocar em risco (no sentido literal do termo) a convivência com os outros, e isto revela não só que as dimensões do conjunto são adequadas como também que a agilidade proporcionada é uma mais valia em ambiente urbano.

QJ Motor Fort 125N
QJ Motor Fort 125N. Tecnologia superior 50

Ao longo dos quase 100 kms do teste percorremos estradas nacionais de montanha, tanto rápidas como sinuosas, e troços de via rápida. O acerto de suspensão é adequado, não bamboleia em curvas longas nem se embrulha nas mais apertadas, e não protestou também quando forçámos os travões. Julgo que o momento a partir do qual o ABS entra em ação também ajudou a não ultrapassar os limites da suspensão dianteira. Esta QJ Motor Fort 125N trava bem, mas para extrair o seu melhor não podemos atacar bruscamente a manete direita, caso contrário o ABS entra em funcionamento e prolonga a distância.

QJ Motor Fort 125N
QJ Motor Fort 125N. Tecnologia superior 51

Não o faz de forma brusca, é suave, muito suave, mas alonga o suficiente para nos desviarmos da entrada em curva prevista se estivermos a exagerar. É evidente que não é esta a utilização para que nasceu, este teste serviu apenas para perceber os seus limites. Na roda traseira o ABS entra mais depressa em ação, o que é uma segurança para todos aqueles que usam principalmente o travão traseiro, não correndo o risco de bloquear a roda seja em que situação for. Um boa nota para os CST, em piso seco pelo menos, aguentaram tudo a foram sujeitos sem recriminações.

Consumo de bom nível sem ser recordista

A QJ Motor Fort 125N apresenta um consumo declarado de 2,6 litros aos 100 km, o que permite, com os seus 11,7 litros de capacidade do depósito, enfrentar qualquer tipo de viagem sem preocupações. A tira vertical no painel de instrumentos, relativa aos litros de gasolina restante no depósito, quando chegámos ao final do percurso mal se mexeu…

QJ Motor Fort 125N
QJ Motor Fort 125N. Tecnologia superior 52

Quando ao sistema micro-híbrido, pela sua efetiva utilização revela-se mais uma afirmação do momento tecnológico da QJ Motor do que um real contributo para a condução. A função é iniciada clicando duas vezes no botão de Start/Stop, no painel aparece a informação Assist e depois a Power, que ao inverter a polaridade do alternador funciona durante 8 segundos, e até às 7.500 rpm, como uma pequena ajuda elétrica, calculada em cerca de 0,5 cv.

Esta QJ Motor Fort 125N tem um ecrã generoso, que sobe e desce através de um motor elétrico acionado pelo polegar esquerdo. Na posição mais baixa já protege bastante, cabendo ao condutor subir mais se assim o desejar. Na posição mais elevada está abaixo da linha do horizonte e, em certas situações, como chuva, tornará menos desagradável a viagem. Já os espelhos, que não vibram, podiam ser ligeiramente maiores. A zona mais larga está no sítio certo, no exterior, mas como se encontram um pouco mais afastados do condutor que o usual, a imagem que disponibilizam torna-se mais pequena.

O carácter turístico desta QJ Motor Fort 125N é reforçado pelo espaço disponível por baixo do banco. Para além de caberem dois capacetes integrais, dispõe ainda de duas divisórias amovíveis, que ajudam a acondicionar devidamente o que se quiser levar, sobretudo ao rodar sem passageiro.

A imprescindível conectividade

Há ainda um pequeno compartimento do lado esquerdo, cuja tampa o isola da água em dias mal dispostos. No seu interior tem duas tomadas, USB e USB-C, mas o seu acesso não é dos mais fáceis. Já o painel de instrumentos, um TFT de 7” com conectividade mirroring, sobressai de forma avassaladora, até pelos grafismos de fundo. Julgo no entanto que podia ser melhor aproveitado o espaço disponível, já que muitas das indicações são pequenas, e podiam ser muito mais fáceis de ler.

QJ Motor Fort 125N

QJ Motor Fort 125N

QJ Motor Fort 125N

QJ Motor Fort 125N

QJ Motor Fort 125N 32 - MotoX

QJ Motor Fort 125N

QJ Motor Fort 125N

Ainda no capítulo do equipamento, pequenos detalhes enriquecem a experiência a bordo. A QJ Motor Fort 125N é dotada de Smart Key, tem sensores de pressão dos pneus, muito útil para quem tem pouca sensibilidade na condução, e toda a iluminação é Full Led. A assinatura visual do farol dianteiro é elegante e a qualidade da iluminação muito boa, algo que verifiquei num longo parque de estacionamento subterrâneo. Quanto aos indicadores de mudança de direção, estão integrados na carroçaria e fazem-se notar mesmo com forte luz ambiente. Por último, está disponível em três cores, preto, vermelho e cinza.

A QJ Motor consegue assim, em termos comerciais, apresentar uma proposta visualmente moderna, com inúmeras funcionalidades relevantes e tecnicamente avançada. Está inscrita num segmento exigente, que sabe o que quer e valoriza o que procura. Com um PVP de 3.990 € a QJ MOtor Fort 125N é seguramente um argumento que fará a diferença, e os seis anos de garantia um descanso para quem ainda tenha dúvidas relativamente à sua qualidade.

QJ Motor Fort 125N

QJ Motor Fort 125N

QJ Motor Fort 125N

QJ Motor Fort 125N 45 - MotoX

QJ Motor Fort 125N

QJ Motor Fort 125N 20 - MotoX

Partilha este artigo!

Moto Guzzi V100
Moto Guzzi V85TT
Aprilia Tuareg 650
Publicidade Moteo janeiro 2026 Suzuki GSX-8T
Publicidade Moteo janeiro 2026 Suzuki GSX-8T
Moto Guzzi V85TT
Moto Guzzi V100
Aprilia Tuareg 650
Publicidade Moteo janeiro 2026 Suzuki GSX-8T
Publicidade Moteo janeiro 2026 Suzuki GSX-8T
Pesquisa

Não encontrado