Aprilia Tuono 457. O vídeo

Autor:  Paulo Ribeiro

Setembro 14, 2025

A Aprilia Tuono 457 nasceu da desportiva RS 457 mas apresenta uma personalidade bem diferente. Desde logo pela posição de condução mais prática para uma utilização polivalente, mas também pela relação final mais curta. Com a adoção de uma cremalheira de 44 dentes contra os 43 da RS 457, mantendo o pinhão de 15 dentes, a Aprilia Tuono 457 responde de forma ainda mais imediata aos movimentos do acelerador eletrónico. E, assim, aumenta a diversão na condução em estrada e amplia a eficácia em ambiente urbano.

  • Por: Paulo Ribeiro
  • Imagens: Nuno Feliz
  • Montagem e realização: Alberto Pires

Eficácia e diversão são palavras-chave quando se fala de nakeds desportivas. A facilidade de uma utilitária junta-se à veia desportiva e motos como a Aprilia Tuono 457 assumem uma nova forma de mobilidade urbana, com atitude vincadamente racing. E afinal a coisa até é simples. Retiram-se as carenagens completas e trocam-se os avanços por um guiador mais alto e largo e assim se cria uma naked prática e ainda mais divertida do que o modelo que lhe dá origem.

Aprilia Tuono 457
Aprilia Tuono 457. O vídeo 5

O motor de dois cilindros paralelos é conhecido da desportiva Aprilia RS 457, e a cambota desfasada a 270º é responsável pelo pulsar enérgico e vibrante do motor. Que, no caso da Aprilia Tuono 457, brilha por uma grande flexibilidade, apoiada numa caixa de velocidades bem escalonada e precisa, notando-se um toque metálico nas passagens de caixa que, de alguma forma, nos remete para ambientes de corrida.

Além disso, a transmissão mais curta reforça as características do conjunto com a melhor relação peso/potência do segmento, exponenciando uma leveza conseguida pela utilização de uma dupla trave em alumínio – solução única na categoria – que utiliza o motor como elemento estrutural, com ele dividindo os esforços de tensão rumo a um conjunto referencial em termos de agilidade e precisão.

Aprilia Tuono 457
Aprilia Tuono 457. O vídeo 6

E se a RS 457 era já uma referência neste capítulo, a Aprilia Tuono 457 conta ainda com uma posição de condução mais direita a partir do banco de 800 mm de distância ao solo, oferecedora de maior reatividade, e uma acrescida facilidade de mudança de direção graças ao guiador mais largo. E que está mais alto e mais próximo do condutor proporcionando um triângulo de condução mais descontraído e facilitando as manobras, nomeadamente as inversões de marcha.

Máxima facilidade na diversão absoluta

Claro que o melhor, é mesmo ler o teste completo e perceber ainda o porquê da enorme facilidade de colocação em curva, com os poisa-pés bem altos a autorizar ângulos elevados sempre com máximo controlo em inclinação. A esta facilidade junta-se uma elevada precisão, mesmo em ritmos mais empenhados, mantendo a trajetória traçada com o olhar, apoiada num amortecimento desportivo.

Graças, em boa parte, à forquilha invertida de 41 mm que revelou uma rigidez racing que, sendo percetível em utilização citadina, sobretudo nas ruas com piso mais maltratado, é particularmente agradecida quando o ritmo aumenta em estrada aberta. Oferecedora de uma excelente leitura das condições do asfalto, permite carregar todo o peso na dianteira, sem receios e sempre com elevado rigor. Tal como a travagem aliás.

Aprilia Tuono 457
Aprilia Tuono 457. O vídeo 7

Componentes que garantem estabilidade e segurança além de, nas situações mais delicadas, podemos sempre contar com um pacote eletrónico que disponibiliza o controlo de tração ajustável em três níveis Aprilia Traction Control (ATC) independentes dos três modos de motor. Que proporcionam o mesmo valor de potência máxima e de binário apenas fazendo uma entrega mais suave (Rain) ou mais instantânea (Sport), passando pelo equilíbrio do modo Eco.

Modos que podem ser alterados em tempo real, com o simples toque do botão colocado no punho direito, podendo também o controlo de tração alterado e ser desativado durante a condução. Ao contrário do ABS, que obriga o condutor a imobilizar a Aprilia Tuono 457 para desligar o sistema de anti bloqueio na roda posterior.

A inspiração da Aprilia Tuono 457

De inspiração óbvia e assumida na RS 457, a Aprilia Tuono 457 destaca-se da sua irmã desportiva pela ergonomia, mas também pela estética. Sendo a única da família Tuono a abdicar de uma semi carenagem frontal, evidencia a maior agressividade do identificativo e icónico farol triplo em LED. Claro que o bem visível quadro e o braço oscilante em alumínio jogam um papel importante na imagem desportiva, sublinhada pelo spoiler dianteiro inspirado na Tuono 1000R.

Aprilia Tuono 457
Aprilia Tuono 457. O vídeo 8

Imagem que reforça valores de performance e flexibilidade, sem abdicar do elevado espírito desportivo e forte sentido de diversão, apoiado num chassis em alumínio que é único na classe, o motor mais agradável e uma travagem que está entre as melhores da categoria a Aprilia Tuono 457 acaba por ver essa qualidade refletida o preço final. Os 6699 euros pedidos na rede de concessionários da marca coloca-a entre as mais caras de um segmento onde não faltam propostas para todos os gostos e carteiras.

Mas com argumentos que justificam plenamente a opção, desde a exclusividade estética nas decorações Piranha Red ou Puma Gray, às mais valias tecnológicas de uma marca que está fortemente envolvida na competição, com todas os benefícios inerentes em termos de prestações e fiabilidade que podem ainda ser reforçados através da adoção de vários acessórios.

Partilha este artigo!

Moto Guzzi V100
Moto Guzzi V85TT
Aprilia Tuareg 650
Aprilia Tuareg 650
Moto Guzzi V100
Moto Guzzi V85TT
Moto Guzzi V85TT
Moto Guzzi V100
Aprilia Tuareg 650
Pesquisa

Não encontrado