Suzuki GSX-8T. O vídeo

Autor:  Alberto Pires

Outubro 24, 2025

Juntando a herança de uma reputada plataforma mecânica a um estilo único, a Suzuki GSX-8T, tal como a versão semi-carenada 8TT, assinala uma entrada em grande na categoria ‘neo-retro’. Inspiração na Suzuki 500 T de 1968, que marca pontos num mercado cada vez mais uniformizado, revelando uma imagem elegante e de enorme bom gosto. Em termos técnicos, as poucas alterações à base utilizada na GSX-8S e 8R fizeram maravilhas e criaram uma máquina ainda mais divertida de conduzir.

  • Por: Alberto Pires
  • Imagens: Rui Jorge/Moteo, Suzuki e A.P.
  • Montagem e realização: Alberto Pires

Com a Suzuki GSX-8T, marca japonesa continua a exploração das diferentes nuances dos segmentos de média cilindrada centrada no design. Tudo começa com a plataforma ciclística e motriz criada em 2022 para a trail V-Strom 800 que serviu de base, posteriormente, para a GSX-8S, nascendo no ano seguinte a versão 8R. Entre a naked 8S e a desportiva 8R, a diferença resumia-se a detalhes ciclísticos e à definição estilística, mas não deixava de ser evidente o ar de família, já que foram ambas desenvolvidas no gabinete de design da Suzuki no Japão.

Suzuki GSX-8T GSX-8TT
Suzuki GSX-8T. O vídeo 5

Agora, a estética da Suzuki GSX-8T esteve a cargo de um francês (curiosamente com antecedentes familiares em Portugal), Arthur Vidal, que procurou recuperar o espírito ‘vintage’ usando apenas elementos que já existissem, redesenhando-os e adaptando-os. Prestando atenção aos esquiços, e contrapondo-os aos que serviram de modelo, o resultado é brilhante.

O resultado saído do Centro de Design da Suzuki em Itália revela numa nova interpretação, pretendendo uma alternativa ao arrojo asiático evidente da naked desportiva 8S. A nova Suzuki GSX-8T deveria ser intemporal, inovadora e apaixonante, de alguma forma revivalista. O que foi plenamento conseguido!

Suzuki GSX-8T
Suzuki GSX-8T. O vídeo 6

Uma definição estética que assenta em boa parte no farol dianteiro, o elemento que mais sobressai e distingue esta Suzuki GSX-8T. A configuração futurista que caracterizava as 8S e 8R não fazia sentido num espírito que pretende recuperar a memória dos anos 70. No entanto, o formato redondo incorpora a mais recente tecnologia LED, tendo sido objeto de um profundo estudo relativamente à projeção da luz tanto em médios como em máximos. E há ainda os espelhos retrovisores, montados nas extremidades do punho, vincando o imaginário pretendido e libertando o horizonte visual de uma máquina apresentada ao mais ínfimo detalhe neste teste completo.

A herança da Suzuki GSX-8T

Ciclisticamente não há diferenças entre a Suzuki GSX-8T e GSX-8S, nem havia razões dinâmicas que as justificassem. O quadro em tubo de aço é de grande robustez na zona da coluna de direção e o braço oscilante em alumínio recorre às nervuras do seu desenho para aumentar a sua rigidez. A forquilha Kayaba de 130 mm de curso e 43 mm de diâmetro, sem qualquer tipo de afinação, apenas mudou a cor das jarras para dourado na 8T, mantendo-se pretas na TT. O amortecedor traseiro é também Kayaba, igualmente com 130 mm de curso e com ajuste da pré-carga da mola.

Suzuki GSX-8T
Suzuki GSX-8T. O vídeo 7

No capítulo da travagem os dois discos flutuantes de 310 mm, assistidos por pinças Nissin de quatro pistões, continuam a ser um valor seguro, tal como o disco 240 mm com pinça de um pistão instalado na traseira. Igualmente a opção para as jantes de dez braços inclinados, desta vez a completarem a opção cromática tanto na Suzuki GSX-8T como na 8TT, valorizando o conjunto.

O bicilíndrico paralelo de 776 cc, com quatro válvulas por cilindro, 83 cv às 8.500 rpm e 78 Nm às 6.800 rpm, já mostrou o que valia em vários segmentos nos últimos 3 anos. A eficácia dos dois eixos de contrabalanço cumprem a missão de diluir as vibrações próprias do desfasamento da ignição a 270º sem apagar o seu carácter. No caso da Suzuki GSX-8T e 8TT chega acompanhado por um ‘quickshifter’ bidirecional, que pode ser desligado, e que ajuda a tornar as coisas mais imediatas em condução desportiva, se for essa a disposição.

Suzuki GSX-8T
Suzuki GSX-8T. O vídeo 8

Mas há mais, muito mais para descobrir sobre a Suzuki GSX-8T que já está disponível nos concessionários da marca, com um preço de venda a público de 10.499 €, enquanto a desportiva 8TT o preço ascende aos 11.499 €. Por exemplo, a razoável gama de acessórios disponível, pensada para permitir uma utilização mais ampla, com vários tipos de alforges e detalhes de acabamento e configuração. Para os mais acirrados está disponível igualmente um escape Akrapovic, discreto e bem inserido esteticamente no conjunto, que brilha por cores particulamente elegantes da Suzuki GSX-8T como da 8TT.

Partilha este artigo!

Moto Guzzi V100
Moto Guzzi V85TT
Aprilia Tuareg 650
Promoção Suzuki V-Strom 1050
Aprilia Tuareg 650
Moto Guzzi V100
Moto Guzzi V85TT
Moto Guzzi V85TT
Moto Guzzi V100
Aprilia Tuareg 650
Promoção Suzuki V-Strom 1050
Promoção Suzuki V-Strom 1050
Pesquisa

Não encontrado