Quando as motos protegem o ambiente
Autor: Paulo Ribeiro
Julho 31, 2021
Texto: Paulo RibeiroFoto: SHAD Cientes das suas responsabilidades ambientais, muitas empresas procuram divulgar ao máximo as atividades e apoios a causas ecológicas como forma de sublinhar, e por vezes empolar, o cuidado com o futuro do planeta. Ao contrário, a SHAD confirma a atitude de ‘low-profile’ e atua sem grandes preocupações publicitárias. Aliás, quando na…

- Texto: Paulo Ribeiro
- Foto: SHAD
Cientes das suas responsabilidades ambientais, muitas empresas procuram divulgar ao máximo as atividades e apoios a causas ecológicas como forma de sublinhar, e por vezes empolar, o cuidado com o futuro do planeta. Ao contrário, a SHAD confirma a atitude de ‘low-profile’ e atua sem grandes preocupações publicitárias. Aliás, quando na visita às instalações da NAD S.L. perguntamos a Adriàn Carles sobre a ‘Floresta SHAD’, o seu rosto não escondeu alguma surpresa. Na verdade, não foi muito difícil descobrir. Bastou olhar com (alguma) atenção para um dos catálogos anuais para descobrir um pequeno e discreto logótipo da Tree-Nation. Uma Organização Não Governamental (ONG) que funciona como uma plataforma colaborativa para reflorestar a Terra e onde todos podemos ajudar.

“Até 2025 teremos mais de 2000 árvores plantadas num bosque a 50 quilómetros de Barcelona, graças a uma subvenção em função das vendas dos produtos Terra” explica o nosso guia catalão, já sem esconder uma ponta de orgulho, sublinhando ainda muitos outros cuidados ambientais já tomados no dia-a-dia daquela unidade fabril. “Todas as colas usadas no fabrico de bancos são 100% à base de água, existem pontos gratuitos para recarga de veículos elétricos nas fábricas. E, até final de 2022, haverá uma redução de consumo de papel de 5,7 toneladas por ano, graças à utilização de manuais de utilizador digitais bem como de todo o processo de faturação. Isto além da iluminação integral em LED nos centros de produção, com recurso a energia eólica, complementada com 30% das necessidades elétricas garantidas através de autoabastecimento de energia solar”.

Na prática, e tal como sucede com número crescente de empresas em todo o Mundo, a NAD S.L. assumiu o compromisso de cumprimento da norma ISO 14001: 2015, cujo objetivo passa pelo respeito do ‘enquadramento para proteger o ambiente e responder às alterações das condições ambientais, em equilíbrio com as necessidades socioeconómicas’. Ou seja, contribuir para um desenvolvimento sustentável através da proteção do ambiente; da redução de riscos para a empresa; do cumprimento das obrigações de conformidade; da melhoria do desempenho ambiental; da perspetiva de ciclo de vida; da obtenção de benefícios financeiros e operacionais; e da comunicação da informação ambiental. Porque o futuro é de todos e a todos cabe a responsabilidade de proteger a Terra.
Partilha este artigo!