Honda Transalp. O vídeo
Autor: Paulo Ribeiro
Janeiro 28, 2025
Ao reformular a Honda Transalp para 2025, a marca japonesa deu ouvidos aos mais de 25 mil motociclistas que, desde 2023, renderam-se aos encantos da XL750. Se bem que a revisão esteja assente essencialmente em pormenores, importa saber que são esses detalhes que, não raras vezes, fazem a diferença. Fomos ver o que valem essas…
Ao reformular a Honda Transalp para 2025, a marca japonesa deu ouvidos aos mais de 25 mil motociclistas que, desde 2023, renderam-se aos encantos da XL750. Se bem que a revisão esteja assente essencialmente em pormenores, importa saber que são esses detalhes que, não raras vezes, fazem a diferença. Fomos ver o que valem essas alterações…
- Por: Paulo Ribeiro
- Imagens: Dom Read-Jones, Chris Read-Jones, Rowan Muskin e Joe Dick
- Montagem e realização: Alberto Pires
Começando pelo capítulo estético, a Honda Transalp exibe um novo farol, de formato mais pequeno, mas mais potente. Ou seja, tem maior luminosidade, garantida pela troca do sistema refletor por lâmpadas projetoras, proporcionando uma luz mais límpida e intensa. Um feixe de luz mais longo e mais largo é garantia de maior segurança na condução noturna.
Mesmo por cima, está um para-brisas mais cuidado em termos de proteção aerodinâmica. Com maiores dimensões e novas formas, tem uma conduta na área central que afasta o fluxo de ar no capacete. Para-brisas num novo material, Durabio, criado a partir de milho. Que, além de maior resistência aos riscos e ao amarelecimento, é mais cristalino, de maior transparência.
Suavidade é palavra de ordem
As novidades estendem-se ao painel de instrumentos, que mantém o ecrã TFT de 5 polegadas. Mas agora com ícones maiores e com conetividade através da aplicação Honda RoadSync. Painel de fácil controlo a partir do novo conjunto de comandos retro iluminados. Que tem como peça central um ‘joystick’ que é controlado com o polegar esquerdo em 4 direções. Permite mudar os modos de condução que estão agora mais diferenciados, sendo que o Gravel denota maior suavidade na intervenção do controlo de tração. Por outro lado, a suavidade é também maior na aceleração, graças ao reajuste da injeção eletrónica, assim como nos parâmetros do ‘quickshiter’.

Além disso, outras novidades para 2025 na Honda Transalp são as alterações no amortecimento, com a forqueta mais macia a equilibrar uma traseira mais rija, e a completa lista de acessórios. Contudo, por questões de economia, simplicidade e facilidade de montagem, surgem agrupados nos packs Urban, Touring, Comfort, Adventure e Rally. Mas, tudo e isto e muito mais pode ser visto com detalhe no teste aqui publicado.
Partilha este artigo!