Qual foi a moto mais vendida no Mundo em 2024?
Autor: Paulo Ribeiro
Janeiro 7, 2025
Sabe qual foi a moto mais vendida no Mundo em 2024? E que relação tem com o Rali Dakar? E com Portugal e o mercado português? Além de desvendarmos aqui uma grande surpresa, apresentamos ma breve análise estatística sobre o estado da indústria motociclística. Isto no arranque de um ano que promete acentuar a mudança…
Sabe qual foi a moto mais vendida no Mundo em 2024? E que relação tem com o Rali Dakar? E com Portugal e o mercado português? Além de desvendarmos aqui uma grande surpresa, apresentamos ma breve análise estatística sobre o estado da indústria motociclística. Isto no arranque de um ano que promete acentuar a mudança de paradigma iniciada na última década.

- Por: Paulo Ribeiro
- Fotos: Arquivo, Hero e Dakar.com
É curioso questionarmo-nos sobre a moto mais vendida no Mundo. A resposta de cada um será, seguramente, diferente! E, garanto-vos que, antes de lerem esta reportagem, a probabilidade de estarem errados é de 99,999%. Afinal, segundo os padrões nacionais, as máquinas com maior número de vendas por esse planeta fora deveriam ser, também, das mais bem-sucedidas em Portugal. Ou, pelo menos, na Europa. Pois bem, essa dedução está completamente errada. De facto, a moto mais vendida no Mundo não é a Honda PCX, a BMW R1250GS ou a Yamaha MT07/Tracer.
Contas de uma matemática global
Mas, até para melhor compreender a realidade matemática do mercado global, começar pelas marcas com maiores quotas num mercado, liderado, ainda e sempre pela Honda. A marca japonesa é responsável pelo fabrico de quase 30 por cento dos veículos de 2 e 3 rodas que, em 2024, saíram das linhas de produção. Mantendo assim uma hegemonia que dura há cerca de meio século, traduzido em quase 20 milhões de unidades. Fasquia apenas ultrapassada em 2018, antes de descer para os 15 milhões, em 2020, fruto da instabilidade gerada pela pandemia de Covid-19.
Até aqui, tudo normal. Mas, no segundo posto, pode surpreender a presença da indiana Hero, com mais de 5,5 milhões de motos, seguida pela Yamaha com mais de 4 milhões. O crescimento das marcas indianas e chinesas está bem patente no top-10 das marcas com maior volume de vendas. É que a especialista em veículos elétricos Yadea está no quarto posto, perto dos 4 milhões, seguindo-se a TVS Motor, a Bajaj Auto, a Haojue, a Suzuki e a Loncin. Com pouco mais de um milhões de veículos matriculados, a Zongshen encerra o top-10 da lista das marcas mais vendidas.
Domínio absoluto a Oriente
Ou seja, três marcas japonesas, três indianas e quatro chinesas. Se a estes dados somarmos o facto de a Índia ter o maior parque circulante do globo, torna-se mais fácil perceber de onde vem a moto mais vendida no Mundo em 2024. Além disso, há que sublinhar a importância económica destes veículos naquela parte da Terra. Onde é muito valorizado o baixo preço de aquisição e, claro está, o consumo. A parte estética fica para terceiro plano e a questão ambiental para quinto ou sexto posto. Depois mesmo da capacidade de transporte de mercadorias e pessoas. Afinal estamos a falar de veículos de utilização familiar, mesmo para agregados numerosos!
Postos estes considerandos, passemos então à moto mais vendida no Mundo em 2024. Ok, vamos lá, mas com calma porque MotoX.pt também é cultura e conhecimento.
Filosofia de visibilidade desportiva
Assim, explicar que a Hero MotoCorp Ltd está atualmente presente em 48 países, e tem centro tecnológicos na Índia, mas também na Alemanha, e infraestruturas fabris na Índia, pois claro, bem como na Colômbia e no Bangladesh. Ou, mais recentemente, nas Filipinas. Por aqui, já começa a ser percetível de onde vem a máquina que mais matrículas novas gerou em 2024…


Nascida em 1984, a Hero sempre teve uma presença razoavelmente discreta na Europa, apesar de uma investida no Mundial de Superbikes, em meados da década passada. Em 2014, os norte-americanos Aaron Yates e Geoff May pilotaram as EBR 1190 RX do Team Hero EBR e no ano seguinte foi a vez de Nicollò Canepa e Larry Pegram alinharem nas primeiras corridas da temporada.
Uma experiência curta, de apenas 4 provas até aos insolúveis problemas financeiros da Erik Buell Racing, que valeu dois pontos a cada um dos pilotos. Ficou o desejo de regressar aos palcos mundiais, o que aconteceria pouco tempo depois, em 2016, com a entrada da Hero Motorsports nos rali-raids. Equipa baseada na Speedbrain de Wolfgang Fisher e fortemente ligada a Portugal com Paulo Gonçalves, Joaquim Rodrigues Jr., Sebastian Bulher, ou o responsável técnico Filipe Barbosa
Inspiração na maior de sempre
Claro que tamanho entusiasmo na vertente desportiva custa milhões de rupias. E, como nada pode ser feito sem dinheiro, claro que havia que vender muito para suportar uma equipa que conquistou o título mundial de Rali-Raids, com Ross Branch. Uma solidez financeira que assenta em vendas gigantescas num dos mais importantes mercados planetários. Em boa parte, graças a um modelo simples, que, desde o lançamento em 1994, poucas alterações sofreu.
Fruto da forte ligação à Honda – que esteve na origem da Hero Honda Motors Ltd. em 1984, em parceria que durou até 2011 – a Hero Splendor+ (ou Plus), assim se chama a motor mais vendida no Mundo em 2024, foi equipada com o motor da eterna Honda Super Cub. Do veículo motorizado mais vendido de sempre – que ultrapassou os 100 milhões de unidades em 2017 – herdou o motor. Um bloco a 4 tempos, de 97,2 cc, refrigeração por ar, 7,9 cavalos de potência e 8,05 Nm de binário, dotado de caixa de 4 velocidades.

Claro que, com o passar do tempo, ganhou injeção eletrónica, mas também conetividade por Bluetooth e até uma porta de carregamento USB (na enriquecida versão Xtec 2.0). O que manteve inalterado foram as rodas de 18” e os travões de tambor, apesar de um sistema básico de repartição de travagem. Além de um consumo inferior a 1,4 litros por cada 100 km percorridos. O que, com um depósito de 9,8 litros garante uma autonomia de 700 quilómetros!!!




Fenómeno esplendoroso
Com tanto detalhe, afinal ainda está por saber ‘quanto vale’ a moto mais vendida no Mundo em 2024. Nada mais nada menos de 2,5 milhões de unidades em 2024! E para ter uma ideia da enormidade deste número, referir que o mercado europeu anual vale 1,4 milhões de unidades.
Com um peso de 112 kg em ordem de marcha, a Hero Splendor+ tem no preço outro dos grandes trunfos. Afinal, na Índia, os preços começam nas 74650 rupias, o que ao câmbio atual dá qualquer coisa como 838 euros. No entanto o ordenado mínimo na Índia é de 4628 rupias, menos de 52 € por 26 dias de trabalho, contra os 820 € que vigoravam em Portugal em 2024. Ou seja, apesar do baixo preço absoluto, é mais fácil comprar uma Honda PCX no nosso País do que um indiano adquirir uma Hero Splendor+ na Índia!
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