Macbor Rockster 125. O vídeo

Autor:  Mara Silva

Novembro 28, 2025

Com a renovada Macbor Rockster 125, a marca espanhola reforça a posição entre as mais pequenas ‘cruiser’ do mercado, oferecendo uma melhor experiência de condução graças a uma moto leve e baixa, facilitando a mobilidade e diversão para todos os públicos. As premissas seguidas na evolução assentaram em mais potência, segurança acrescida e maior refinamento e o resultado está à bem vista tanto na Macbor Rockster 125 Evo como na versão Flat.

  • Por: Mara Silva
  • Imagens: MB Motor/Macbor
  • Montagem e realização: Alberto Pires

A imagem, apenas ligeiramente retocada da Macbor Rockster 125 Evo e Flat, mantendo quase inalterada a estética que cimentou tamanho sucesso, contrasta com a notória evolução vivida no capítulo técnico, com reforço da potência e… da personalidade. As ligeiras atualizações na imagem centraram-se nas novas cores, grafismos revistos e alguns detalhes, alem de uma bem visível evolução em termos de qualidade mas sem beliscar a convencional imagem clássica. Um ar modernizado que está patente de todos os ângulos e que é sublinhado por um nível de acabamentos verdadeiramente surpreendente quando olhamos para o posicionamento e preço da Macbor Rockster 125 Evo.

Macbor Rockster 125 Evo
Macbor Rockster 125. O vídeo 4

Detalhes que vão do banco de costura dupla e uma cobertura extremamente suave ao tato até às linhas vincadas e à pintura cuidada do depósito minimalista, passando pelos foles de borracha que protegem as jarras da forquilha, as plataformas de apoio dos pés ou o encosto para o condutor que exaltam uma imagem clássica da Macbor Rockster 125 Evo.

Que, tal como a Flat, tem uma altura do assento extremamente acessível e uma posição de condução bastante relaxada e nada cansativa, que acaba por resultar natural ao fim de pouco tempo, mesmo para quem está habituado a motos de segmentos diferentes. E isto na mais desportiva e moderna Macbor Rockster 125 Flat, cujo guiador mais baixo e adiantado e os poisa-pés de formato convencional, atiram o tronco mais para a frente.

Macbor Rockster 125 Evo
Macbor Rockster 125. O vídeo 5

Mas a grande novidade da Macbor Rockster 125 Evo reside no motor, um bloco completamente novo e com mais 28% de potêcia do que a anterior versão para um máximo de 12,2 cavalos às 9500 rotações por minuto. E se tecnicamente as diferenças parecem não ser muitas, mantendo a arquitetura de monocilindro, refrigerado por ar e com injeção eletrónica, na verdade a inovação chega através de uma cabeça de cilindros com quatro válvulas (em vez das anteriores duas) comandadas por uma única árvore de cames à cabeça.

Evolução significativa da potência face aos anteriores 9,5 cv/8500 rpm, que foi acompanhada pelo crescimento do valor de binário máximo de 9 Nm para 9,9 Nm, conseguido a uma rotação bem mais elevada. A nova Macbor Rockster 125 Evo chega a este valor às 8000 rpm enquanto a anterior atingia o pico às 6500 rpm. Na prática, como deu para perceber em estrada, o bloco que cumpre a mais restritiva normativa comunitária Euro5+, oferece uma resposta viva e eficaz, tanto em cidade como em estrada aberta, embora exija uma condução à medida.

O segredo da Macbor Rockster 125 Evo

O segredo, quando procuramos a eficácia, passa por conduzir nas rotações mais altas, tirando partido da maior rotação a que surge a força do motor, por força de um curso mais reduzido e um maior diâmetro do pistão. Ou seja, para tirar maior partido dinâmico da Macbor Rockster 125 Evo o melhor é não deixar a rotação cair das 6000 rpm já que é acima desse valor que as acelerações são mais fortes e divertidas. E, assim, aproveitando bem a suave caixa de cinco velocidades num motor equilibrado e com poucas vibrações graças ao veio de contrapeso.

Macbor Rockster 125 Evo
Macbor Rockster 125. O vídeo 6

Dessa forma, em vez de adotar uma atitude mais tranquila, deixando rolar de forma soltinha, o melhor mesmo é reduzir para sair das curvas numa relação abaixo, notando-se aí a entrega mais viva da potência. Afinal, essa parece ser a grande evolução garantida pela chegada de mais duas válvulas, ganhando uma curva de potência mais cheia e de entrega mais linear, mas também uma maior apetência para rodar em rotações mais elevadas, onde entrega mais potência.

Claro que é mais fácil perceber toda esta evolução através dos detalhes técnicos ou até ler aqui o teste completo, e descobrir que houve também uma significativa evolução na questão da segurança e tecnologia numa moto que mantém um preço muito competitivo.

Partilha este artigo!

Moto Guzzi V100
Moto Guzzi V85TT
Aprilia Tuareg 650
Publicidade Moteo janeiro 2026 Suzuki GSX-8T
Publicidade Moteo janeiro 2026 Suzuki GSX-8T
Moto Guzzi V85TT
Moto Guzzi V100
Aprilia Tuareg 650
Publicidade Moteo janeiro 2026 Suzuki GSX-8T
Publicidade Moteo janeiro 2026 Suzuki GSX-8T
Pesquisa

Não encontrado