De Oliveira de Frades a Albergaria-a-Velha

Autor:  Jorge Casais

Fevereiro 25, 2021

Texto e fotos: Jorge Casais

1.2 edited scaled - MotoX
De Oliveira de Frades a Albergaria-a-Velha 4

Neste passeio, com início próximo de Oliveira de Frades e término já bem perto de Albergaria-a-Velha, percorri estradas secundárias onde temos a possibilidade de encontrar locais, estradas e paisagens surpreendentes. O inesperado é uma constante. Ora são cães a correr pela frente, ao lado e atrás da moto, guardando ferozmente o seu território, ou galináceos a fugir da moto como quem vê o diabo, ou até mesmo ficar à espera que uma manada de vacas e bois acabe de passar em direcção ao seu destino.

É certo que pelas estradas principais também temos contacto com estas realidades…mas de uma forma diferente. O facto de circularmos em estradas mais “apertadas” torna, pelo menos para mim, a vivência diferente e muito mais próxima.

2.4 edited scaled - MotoX
De Oliveira de Frades a Albergaria-a-Velha 5

Entre o percurso que planeei no “base camp” e o que fiz de facto houve algumas alterações. No percurso planeado estaria incluída uma volta ainda mais a sul, pois contava passar por Canas de Senhorim e Tondela, andando em algumas estradas que nem numeração nem descrição possuem, pelo menos no Google maps, que é a minha ferramenta de trabalho por eleição. Acabei por me ficar por Caparrosa onde virei a “mula” para norte, pois o GPS começou a dar-me indicações estranhas.

Vou tentar perceber ainda o que se passou, pois na passagem para o Garmin Zumo 385 sofreu alterações inesperadas que me cortaram algumas estradas.

Apesar do sucedido não dou o passeio por perdido, bem pelo contrário. Gostei de percorrer a EM 571 (entre Fornelo e Riberadio), são apenas cerca de 6 km mas com boa paisagem e curvinhas a condizer. Percorrer a estrada de Sobreiro a Campia (CM1282-1) onde a dada altura passamos sobre o Rio Alfusqueiro. São apenas 6 km mas bastante agradáveis. Depois foi óptimo ficar a conhecer a estrada EM622 onde fiz uma incursão por uma estrada muito bonita e que passa pela localidade de Joana Martins. Esta EM622 liga Fornelo do Monte a Gândara mas eu apenas a apanhei, porque assim estava planeado desta vez, a seguir a uma localidade que dá pelo nome de Covas, percorrendo-a depois até ao seu final.

3.1 edited scaled - MotoX
De Oliveira de Frades a Albergaria-a-Velha 6

Arrisquei nas condições meteorológicas e correu bem, pois apenas apanhei chuva, apesar de diluviana, já quase a chegar a casa. Mas também verdade seja dita como faço questão de andar sempre bem equipado (Macna para casaco, calças, luvas e botas da Forma), mesmo que apanhasse esse dilúvio algumas horas antes não seria isso que me faria voltar para casa. Temos que ser duros…

Resta dizer que a minha companheira foi a Yamaha T700, que se revela sempre uma boa estradista, e que no final ainda deu tempo para ir cumprimentar o meu amigo João Pedro Carvalho na Motocar.

Moto – Yamaha T700

Percorridos 400 km – Percurso seleccionado – 163 km

Horas efectivas de condução – 06h02m

Total de horas em passeio – 07h08m Altitude máxima – 916 m

Vídeos

Wikilok

https://pt.wikiloc.com/trilhas-motociclismo/07-11-2020-passeio-a-aldeias-do-xisto-e-do-acor-66425375

Partilha este artigo!

Moto Guzzi V100
Moto Guzzi V85TT
Aprilia Tuareg 650
Aprilia Tuareg 650
Moto Guzzi V100
Moto Guzzi V85TT
Moto Guzzi V85TT
Moto Guzzi V100
Aprilia Tuareg 650
Pesquisa

Não encontrado