Combustivel 100% sustentável. Há corridas para lá das baterias

Março 21, 2025

Já ouviu falar em combustível 100% sustentável? E sabe o que têm em comum a Yamaha, a TotalEnergies e o Circuito do Estoril? Nada mais que um recorde de sustentabilidade, onde as duas empresas foram as atrizes num palco nacional. Ficou assim cumprido um dos sonhos do presidente da Federação Internacional de Motociclismo, Jorge Viegas, que sempre tem afirmado haver alternativas às motorizações totalmente elétricas. Mas, afinal, de que estamos a falar?

Combustível 100% sustentável Yamaha WorldSBK
Combustivel 100% sustentável. Há corridas para lá das baterias 8
  • Texto: Fernando Pedrinho
  • Fotos: Yamaha Motor Europe

A necessidade de reduzir a pegada de carbono das competições tem sido um apanágio da FIM e do seu presidente. Nesse sentido, temos vindo a assistir, paulatinamente, à introdução dos chamados biocombustíveis, particularmente na categoria raínha, o MotoGP. Nesta competição, parte da gasolina utilizada já conta com produtos de origem não petrolífera em quase metade da sua composição. Incluindo naturalmente o combustível que ‘alimenta’ as Yamaha YZR-M1 da equipa oficial como da Prima Pramac de Miguel Oliveira.

Combustivel 100 sustentavel Yamaha no Mundial MotoGP - MotoX
Combustivel 100% sustentável. Há corridas para lá das baterias 9

Mas, mesmo no Mundial de Superbikes, já assistimos ao fornecimento de combustível com 40% de origem ‘não-fóssil’ (ou sustentável). Com efeito, a TotalEnergies forneceu as equipas apoiadas pela Yamaha Motor Europe deste campeonato com gasolina com 40% da sua composição não derivada do petróleo. Esta mesma gasolina foi utilizada pelas pequenas bicilíndricas to troféu FIM Yamaha R3 bLU cRU ao longo da época passada.

Combustível 100% sustentável é exequível em competição?

Sim, para espanto de muitos, a sustentabilidade total de um combustível de competição já logrou ser alcançada. Na verdade, tal feito ocorreu no circuito do Estoril, durante a SuperFinale do FIM Yamaha R3 bLU cRU, onde as motos azuis foram todas abastecidas com combustível 100% sustentável, após um trabalho de colaboração e desenvolvimento dos engenheiros da Yamaha Motor Europe e da TotalEnergies.
E, desta forma, o recorde foi batido, com a totalidade da grelha que alinhou nesta SuperFinale das YZF-R bLU cRU abastecida com gasolina Excellium Racing 100 (ER100) da TotalEnergies.

Combustível 100% sustentável Yamaha R3 bLU cRU SuperFinale
Combustivel 100% sustentável. Há corridas para lá das baterias 11

Na origem do combustível 100% sustentável está… o vinho

A gasolina Excellium Racing 100 está certificada como combustível 100% sustentável por ser produzida a partir do bioetanol, o qual se obtém a partir de resíduos produzidos pela indústria vitivinícola.
A alta competição automóvel já conhece bem este combustível, nomeadamente o Campeonato Mundial de Resistência (WEC) da Federação Internacional de Automobilismo, mas a R3 bLU cRU SuperFinale tornou-se na primeira competição de motociclismo a utilizar um combustível 100% sustentável.

Combustível 100% sustentável Yamaha R3 bLU cRU SuperFinale
Combustivel 100% sustentável. Há corridas para lá das baterias 12

A R3 bLU cRU SuperFinale disputou-se na penúltima ronda do Mundial de Superbikes, ou seja no Estoril, e os jovens lobos, com idades compreendidas entre os 14 e 18 anos, provenientes de todas as partes do Mundo, acedem a ela por convite, um pouco à imagem da Red Bull Rookies Cup, para uma luta sem quartel que se prolongou por dois dias.

Os eleitos foram os que mais de destacaram nas diversas Taças e desafios R3, durante a época de 2024 e o mesmo será de esperar em 2025. O vencedor da SuperFinale, juntamente com outro piloto de destaque, selecionado pela Yamaha Motor Europe, receberam como prémio uma época completa totalmente paga pela Yamaha na Taça do Mundo FIM Yamaha R3 bLU cRU deste ano.

Naturalmente satisfeitos

O esforço da Yamaha em promover as camadas mais jovens do motociclismo com motos derivadas de série é notório e reconhecido por todos. Por isso mesmo, Andrea Dosoli, o diretor de competição de velocidade, pesquisa e desenvolvimento da Yamaha Motor Europe é um homem satisfeito e recompensado pelo esforço desenvolvido.

“Não restam dúvidas de que o desporto motorizado atravessa um período de mudança, com regulamentos técnicos a irem numa direção que privilegia a prática de um desporto mais sustentável e capaz de adotar práticas mais amigas do ambiente”, dizia após o recorde alcançado na prova estorilista. E com um sorriso genuíno a mostrar o indisfarçável orgulho por estarem entre “os pioneiros na utilização de combustível 100% sustentável da TotalEnergies Excellium Racing 100, a gasolina oficial da Super Final Europeia da R3 bLU cRU”.

Combustível 100% sustentável Yamaha R3 bLU cRU SuperFinale
Combustivel 100% sustentável. Há corridas para lá das baterias 13

Pelo mesmo diapasão alinha Pierre-Gautier Caloni, o vice-presidente de marketing e serviço para o desporto motorizado da TotalEnergies. “Com a introdução do nosso combustível 100% sustentável na R3 bLU cRU SuperFinale, acompanhamos de mãos dadas o nosso parceiro na sua transição energética”, dizia este alto quadro francês. “Também acreditamos que as novas gerações serão as peças-chave nesta mudança. Junto com a Yamaha estamos orgulhosos da nossa contribuição para a descarbonização desde desporto que tanto amamos”, concluiu Pierre-Gautier.
No final de contas, Jorge Viegas parecia estar mais do que certo na sua visão e crença na capacidade tecnológica das marcas e parceiros do motociclismo. Nem tudo o que corre na pista tem de ser movido a eletrões…

Combustível 100% sustentável Yamaha WorldSBK
Combustivel 100% sustentável. Há corridas para lá das baterias 14

Partilha este artigo!

Publicidade Honda CBR650R abril
Suzuki na mão
Suzuki na mão
Suzuki na mão
Suzuki na mão
Pesquisa

Não encontrado