BMW S1000RR / M1000RR EM CARBONO?
Autor: Fernando Pedrinho
Janeiro 26, 2023
E se a BMW Motorrad surpreendesse o mundo das super-desportivas homologadas com um quadro reforçado em fibra de carbono? A ideia pode ser peregrina para a uma moto de estrada, mas a patente solicitada pela casa de Munique permitiria adotar técnica (semelhante, mas não igual) à utilizada nos protótipos de MotoGP nas suas M1000RR /…


E se a BMW Motorrad surpreendesse o mundo das super-desportivas homologadas com um quadro reforçado em fibra de carbono? A ideia pode ser peregrina para a uma moto de estrada, mas a patente solicitada pela casa de Munique permitiria adotar técnica (semelhante, mas não igual) à utilizada nos protótipos de MotoGP nas suas M1000RR / S1000RR.
- Texto: Fernando Pedrinho
- Fotos: WorldSBK, BMW Motorrad

Com os treinos do Mundial de Superbike já a decorrerem na pista (fria, fria) de Jerez de la Frontera, não deixa de ser curioso ir buscar o pedido de patente que a marca bávara apresentou há alguns meses.
A redução de peso numa moto desportiva é uma obsessão e um processo dispendioso quando o objetivo desce ao nível da décima de segundo (ou até menos) no tempo por volta.
A fibra de carbono tem sido dos materiais mais utilizados em competição. E se nas motos derivadas de série a sua utilização se resume ao que é permitido, como elementos aerodinâmicos, suportes e panelas de escape, por exemplo, já na categoria destinada aos protótipos, como a MotoGP, podemos observar braços oscilantes e quadros integralmente construídos naquele material. Ou numa solução híbrida com liga leve, em que a fibra de carbono é utilizada como reforço em partes críticas daqueles dois componentes.

Aparafusado?
Ora foi este princípio que a equipa técnica da BMW Motorrad pretende abraçar para as duas super-desportivas de estrada. Mas com uma diferença muito importante que tem a ver com a homologação de um modelo para as categorias derivadas de modelos de série, como sucede com as ‘Superbike’.
Enquanto na MotoGP os reforços em carbono são colados, a BMW solicitou a patente de uma solução na qual os mesmos são aparafusados, o que autorizaria a sua substituição e utilização num modelo de série.
Para começo de festa, as paredes das traves do quadro poderiam ser menos espessas, sendo a compensação de rigidez dada pelos reforços de carbono. Atualmente, mesmo alguns pequenos ajustes obrigam a ter de construir e homologar um modelo novo, como a Ducati fez com a nova Panigale V4R. Além disso, no caso da competição, pilotos de diferentes estatura, peso e estilo de condução poderiam afinar a rigidez e flexibilidade do quadro ao gosto da melhor sensação transmitida pelo mesmo, algo que hoje é de todo impossível com os critérios de homologação vigentes.

Como se pode ver no desenho acima que assiste o pedido de patente, o painel é furado e aparafusado, na parte traseira, no ponto onde a subestrutura traseira se une ao quadro. Depois há mais quatro pontos de fixação, o que totaliza cinco pontos de aparafusamento e união a cada trave de liga leve.
Se bem estão lembrados, o protótipo-conceito elétrico Vision DC, apresentado em 2019, já exibia painéis de carbono como reforço do quadro.
Em breve tentarei saber algo mais sobre o destino desta patente junto dos responsáveis da marca.
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