No efervescente segmento das naked mais agressivas, a Kawasaki Z900 é uma referência incontornável, reforçando argumentos para 2025. Resposta forte às mais recentes novidades na classe, a renovada Kawasaki Z900 evolui em três eixos fundamentais: Performance, refinamento e Sugomi. Mas, será que tem trunfos suficientes para chegar ao topo da categoria?
- Por: Paulo Ribeiro
- Imagens: Kim Ramalho e P.R.
- Montagem e realização: Alberto Pires
Começando pela primeira das linhas-mestras da evolução da Kawasaki Z900, nota para o retocado motor, com uma sensibilidade acrescida notória desde o primeiro toque de acelerador. O bloco de 948 cc, com 4 cilindros em linha, único da classe, mantém os 124 cavalos de potência máxima às 9500 rpm, bem como o binário de 97,4 Nm às 7700 rpm, mas está muito mais amigável. E, talvez de forma quase paradoxal, mais eficaz.
Um motor sempre suave e mais facilmente controlável que conta, naturalmente, com várias ajudas eletrónicas. De eficácia aumentada para 2025 graças à adoção de uma unidade de medição inercial (IMU) de seis eixos, exatamente igual à utilizada na Superbike Ninja ZX-10 RR.
Que, entre outras vantagens, permitiu a montagem de série na Kawasaki Z900 do ‘quickshifter’ (opcional na Z900 de 70 kW) que funciona nos dois sentidos a partir das 1500 rpm. Podemos trocar muito facilmente de caixa, mesmo a ritmos lentos, bastando apenas o cuidado de não tentar subir de relação com o acelerador completamente fechado ou reduzir com o punho rodado.

Outra das vantagens trazida pela nova eletrónica foi o ‘cruise-control’, item que muitos poderão considerar de interesse relativo numa moto deste género, mas que é cada vez mais procurado pelos clientes de todos os segmentos. Tal como outras dotações eletrónicas como o o controlo de tração ou os modos de utilizador. Que, no caso da Kawasaki Z900, dão pelo nome de KTRC no caso do primeiro que é ajustável em três níveis de intervenção, e são em número de quatro, no caso do segundo.
Modos de motor que podem ser escolhidos em andamento e vão do Rain, com apenas 75% da potência máxima disponível (cerca de 94 cv) e uma entrega muito suave, até ao brutal Sport passando pelo facilitador modo Road. Além destes existe ainda possibilidade de personalizar todos os parâmetros da Kawasaki Z900 no modo Rider, podendo perceber toda a capacidade da eletrónica no completo teste aqui publicado.
No capítulo da eletrónica da Kawasaki Z900, uma atenção especial deve ser dispensada ao Kawasaki Cornering Management Function (KCMF) que faz a gestão do controlo de tração KTRC e do ABS, para uma máxima precisão e confiança em curva.
Razões da elegância e eficácia da Kawasaki Z900
Novidades maiores na Kawasaki Z900 surgem no capítulo da ciclística. Desde logo com um quadro em treliça de tubos de aço de alta resistência e que foi reforçado junto à coluna de direção na busca de uma maior rigidez. Algo que é percetível na melhor manobrabilidade e no feeling mais apurado da roda dianteira, contando com o contributo de uma forquilha com maior firmeza.
Elemento com jarras de 41 mm de diâmetro e 120 mm de curso, ajustável em pré-carga, e com um comportamento abrangente, capaz de um nível de conforto que surpreende numa ‘street fighter’ e de uma eficácia desportiva pouco esperada… numa citadina. Desportividade que é reflexo da boa maneabilidade que é apoiada na suspensão traseira, com um amortecedor (140 mm de curso, ajuste em pré-carga e extensão) capaz de filtrar de forma exemplar as irregularidades do piso, mesmo sob acelerações fortes. Mas que, por outro lado, transmite de forma rápida e fidedigna as sensações da roda traseira.

Elemento que, tal como a roda dianteira da Kawasaki Z900 está equipado com o novo Dunlop Sportmax Q5A (nas medidas 120/70 e 180/55), com composto reformulado oferecedor de boa aderência e, não menos importante, um bom feedback. Borrachas oferecedoras de um tato arredondado, facilitando as transições em curva e bom apoio mesmo nas inclinações mais elevadas, diluindo um peso total que chega aos 213 quilos com o depósito de 17 litros cheio de gasolina.
Um peso facilmente controlado pelo novo sistema de travagem que conta agora com pinças de 4 pistões de montagem radial (ao invés da axial da anterior versão) que pressionam os discos de 300 mm. Atrás, o disco de 250 mm é mordido por uma pinça de pistão simples com pastilhas de novo material e tubagens reforçadas (mas não com malha de aço!) para reduzir as perdas de pressões para uma travagem mais homogénea. Que a Kawasaki Z900 confirma na estrada, com elevada sensibilidade no momento de recuperar a compostura a meio de uma curva abordada de forma excessivamente confiante. Facilmente modulável permite a correção de trajetórias sem problemas de maior, garantindo ainda um melhor equilíbrio nas travagens a direito.

Uma estética que faz apelo à agressividade de um animal predador e assenta na filosofia que emana da palavra japonesa ‘sugomi’, expressando uma energia e intensidade impressionantes. Algo que a Kawasaki Z900 assume como “uma aura intensa emitida com grande poder e sentida por todos o que a rodeiam” e que começa no farol mais compacto e com triplo LED. Um par de luzes de cruzamento (médios) na parte superior e uma luz de estrada (máximos) na parte inferior num desenho que remete para a máscara do vilão de Star Wars, Darth Vader.
Um trunfo de peso… económico
Já disponível nos concessionários nacionais, a Kawasaki Z900 é comercializada totalmente em negro na versão base ao preço de 10.890 euros, o mesmo valor do modelo 2024, o que revela o esforço da marca e do importador para manter o preço competitivo apesar do upgrade feito. Quanto à versão Sport (10.990 €) a escolha poderá ser feita entre as decorações em verde ou vermelho, patentes no quadro, pormenores no depósito, secção posterior e farol, bem como as listas nas jantes, sempre com base preta.


Já na Special Edition (12.690 €) da Kawasaki Z900 a cor única será o cinzento, com quadro e jantes em verde, enquanto a versão limitada a 70 kW e apta a ser transformada em modelo para carta A2 (10.590 €) será vendida na combinação preto/verde. E com uma gama de acessórios que ampliam a versatilidade e performance, desde a bolsa para o depósito às proteções para o motor, radiador e eixos das rodas entre muitas outras que podem ser vistas no site da Kawasaki Portugal.
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