Toprak no AIA. Como peixe na água

Março 29, 2025

Toprak Razgatlioglu havia avisado e cumpriu. O campeão mundial conseguiu uma boa afinação para a sua BMW M1000RR e a predileção pelo traçado algarvio fez o resto, foi o mais rápido na sexta e na manhã de sábado. Tudo menos inesperado!

Toprak Razgatlioglu
Toprak no AIA. Como peixe na água 4
  • Texto: Fernando Pedrinho
  • Fotos: WorldSBK

O piloto da RokIt BMW Motorrad não escondia a sua satisfação face ao alcançado nos testes de inverno nesta mesma pista, mas com temperaturas mais baixas, logo com mais aderência e com maior facilidade em fazer girar a moto. Na segunda sessão de sexta feira, Toprak rodou dez voltas com o pneu traseiro de desenvolvimento da versão macia (SC0). Designado por E0125, mantém o mesmo composto do SC0, embora com uma carcaça diferente que procura oferecer maior estabilidade e durabilidade durante a duração da corrida.

“Gostei do novo pneu, o problema é que agora tenho de alterar a afinação da moto”, disse. “O SC0 transmite sensações diferentes. Por por outro lado, como está mais quente, a moto mudou um pouco e tive de alterar o efeito de travão-motor, mas tudo dentro da normalidade”. A primeira sessão acabou mais cedo para o natural de Alanya devido a um problema eletrónico na sua BMW, ligado com o acelerador sem cabo.

“Aqui podemos bater-nos com as Ducati”

Queixando-se de o mundial de Superbike se ter tornado num ‘troféu Ducati’, Toprak Razgatlioglu reconhece que “aqui podemos bater-nos com as Ducati”. Revelando que necessitava de alterar algumas coisas na moto para a sessão livre de sábado, a FP3, Toprak voltou a ser o mais rápido, confirmando a sua proverbial rapidez em Portimão e expectativas de sucesso ao longo do fim-de-semana.

Os pontos a melhorar voltaram a estar relacionados com o efeito de travão-motor. “Ainda alargo demasiado algumas trajetórias, pois o motor não me ajuda a parar a moto. Tivémos pouco tempo para dedicar à afinação da moto, já que não andei na FP1 e na segunda sessão andei a testar pneus. Mas a moto está rápida e só não sei com que piloto vou ter de me bater pelo lugar mais alto do pódio”.

Toprak Razgatlioglu
Toprak no AIA. Como peixe na água 5

Bulega de novo?

Nicolò Bulega poderá ser o maior adversário do turco no caminho para a revalidação do ceptro mundial. Sem claramente um mano-a-mano constante ao longo da época passada, a exceção acabou por ser a superpole do Estoril, a penúltima corrida da temporada. “Sim, mas aí ele utilizou um SCQ [pneu de qualificação] e eu saí com um SC0 [pneu macio]. Isso surpreendeu- me porque o SCQ costuma perder rendimento ao fim de sete voltas, algo que não aconteceu dessa vez.

Quem sabe se desta vez não será diferente. O que te sei dizer é que esperando-se condições de maior temperatura, aí a Ducati funciona muito bem, como se viu nos últimos anos. Mas só espero que haja muitas marcas a lutar pela vitória, ao longo do campeonato, para dar mais ação a todos os que nos seguem”. Uma luta que já começou e promete aumentar de intensidade ao longo do ano.

Honda CRF1100L Africa Twin DCT 1 - MotoX
Toprak no AIA. Como peixe na água 6

Em Portimão de Africa Twin
No fim-de-semana de corrida, a Honda CRF1100L Africa Twin DCT tem sido uma companheira incansável nas ligações diárias entre o AIA e Albufeira. As malas laterais permitem acomodar
sem dificuldade todo o material de trabalho e vestimenta e a facilidade de deslocação é evidente em
qualquer tipo de traçado e piso. A moto em si dispensa apresentações e confirma o valor seguro que se tornou este modelo, não obstante de ainda necessitar de alguns aperfeiçoamentos, como o emparelhamento do telemóvel, a ergonomia dos comandos e utilização das muitas funções (o bloco de comandos no punho esquerdo está demasiado ´povoado´) e a necessidade de retro-iluminação dos mesmos.

Partilha este artigo!

Moto Guzzi V100
Moto Guzzi V85TT
Aprilia Tuareg 650
Aprilia Tuareg 650
Moto Guzzi V100
Moto Guzzi V85TT
Moto Guzzi V85TT
Moto Guzzi V100
Aprilia Tuareg 650
Pesquisa

Não encontrado