Toprak o mais rápido sob o calor de Navarra

Agosto 21, 2021

07 WorldSBK 2021 NAV Friday 54 - MotoX
Toprak o mais rápido sob o calor de Navarra 6

O braço de ferro entre os líderes do mundial de Superbike manteve-se no primeiro dia de treinos livres com Jonathan Rea a ser o mais rápido na manhã e Toprak Razgatlioglu a impôr-se quando o calor se fez sentir, sempre com Scott Redding, Garrett Gerloff e Andrea Locatelli à espreita de uma oportunidade.

  • Texto: Fernando Pedrinho
  • Fotos: WorldSBK, Kawasaki World Superbike, Fernando Pedrinho
IMG E9302 - MotoX
As duas Kawasaki em lugares de topo, com Jonathan Rea (em segundo plano) o mais rápido na sexta e na ‘Superpole’

Claramente as condições da pista são bem diferentes das experimentadas no teste de há dois meses atrás. “Não sei porquê mas agora estou a sentir muito mais os ressaltos da pista”, começou por me dizer o piloto da Pata Yamaha With Brixx. “No teste tínhamos mais aderência e a temperatura estava mais baixa”. Aliás, está visto que a pista de Navarra se torna mais lenta à medida que a temperatura sobe, como vimos na diferença das sessões da manhã para a tarde.

A preparação da YZF R1 para o maior calor da tarde (com o asfalto já a superar os 50º C) incidiu na forquilha dianteira. “Sinto-me muito melhor”, revelava Toprak acerca da nova afinação. “De manhã a frente estava muito dura e a moto não virava como eu queria. À tarde verificámos que o asfalto estava nos 55ºC. Tentámos ainda uma simulação de corrida e estamos preparados, mas todos os outros estão muito rápidos”.

IMG E9314 - MotoX
A tremenda curva 1, feita de sexta a fundo com o motor a cortar rotação. De ‘cojones’!

A irregularidade do asfalto navarro

Foi uma queixa generalizada dos pilotos. “Há muitos ressaltos”, disse-me o piloto turco. “Sinto a moto a saltar e a alargar a trajetória. O maior problema está na curva 4, onde caiu o Garreth [Gerloff], que tem um ressalto enorme, mas agora tenho o problema controlado.

Ultrapassar também não é tarefa fácil no circuito situado em Los Arcos. “A pista tem três ou quatro pontos de ultrapassagem. Nas outras não é tão fácil até porque são curvas muito rápidas”.

Numa pista com tantas curvas de primeira velocidade, interessava saber do principal candidato a bater Jonathan Rea se este é um traçado que deve estar no calendário do Mundial de Superbike. “Eu gosto e sou muito rápido no primeiro setor, mas é muito rápido e complicado de ultrapassar. No setor dois dá para passar na curva 8, a direita antes da reta interior, e depois gosto muito da curva 9. É o traçado que temos e estas corridas são muito importantes para nós”.

IMG E8945 edited scaled - MotoX
Toprak o mais rápido sob o calor de Navarra 7

Portugueses em Navarra

Não foram muitos os que descortinámos pelo circuito de Los Arcos, mas foi bom ver Paulo Sérgio Anjos e a família a apoiar a sua hepta-campeã Kawasaki, ele que é o responsável da marca no seio do importador nacional, a Multimotos. Promessa de nova visita em Jerez de la Frontera e Portimão.

IMG E8933 edited scaled - MotoX
O Circuito de Navarra está lá ao fundo!

Mais de 1150 quilómetros

A nossa viagem pela Comunidade de Navarra continua na companhia da incansável Suzuki DL1050XT V-Strom. Ontem a ‘Suzi’ teve o primeiro contacto com o Circuito de Navarra e as suas ‘irmãs’ de quatro cilindros. A bicilíndrica de Hamamatsu continua a mostrar a sua versatilidade, com destaque para a agilidade, proteção aerodinâmica e facilidade com que rapidamente nos permite ligar Logronho a Los Arcos. Claramente a confirmação do valor seguro que a nova eletrónica veio trazer e uma decoração que deixa poucos indiferente.

Partilha este artigo!

Moto Guzzi V100
Moto Guzzi V85TT
Aprilia Tuareg 650
Aprilia Tuareg 650
Moto Guzzi V100
Moto Guzzi V85TT
Moto Guzzi V85TT
Moto Guzzi V100
Aprilia Tuareg 650
Pesquisa

Não encontrado