“Motos antigas” ? “Motos clássicas” ? “Motos velhas” ?

Abril 12, 2021

Opinião: Mário Campos

Os nomes, em português “vareiam” (forma popular do verbo variar, muito “popular”, no norte do nosso país), mas toda a gente sabe do que se trata quando falamos delas. A única expressão inglesa usada neste meio é, de vez em quando, a do “Barn find “, cuja tradução “vareia” com a zona do país: “achada no barracão”, no norte, “encontrada no pavilhão” no sul, e “descoberta numa garagem”, no resto do país.

Estamos portanto muito longe ( em termos de linguagem ) do mundo das café-racers, onde os anglicismos são de bom tom e quase obrigatórios! Mas estamos a tratar do quê, quando falamos das Sachs V5, das Honda Four, das Zundapp XF-17, das Triumph Bonneville, das Casal Boss, das Ducati Scrambler, das Macal Minarelli, das BMW R 90 S, das EFS-Kreidler, ou das Harley/Aermacchi? Pois, estamos a tratar do mais ou menos “originais”, mais ou menos “completas”, mais ou menos “restauradas”, mais ou menos “exageradas”, mais ou menos” documentadas”!

Incrível, como TODAS elas nos fazem agora virar a cabeça ( se fosse uma café-racer chamava-se “eye-catcher “) quando ouvimos o seu trabalhar, a descer a rua, ou a miramos de relance, dentro do Metro, ao domingo de manhã.

O segundo efeito, depois de virarmos a cabeça, é esboçar um sorriso! Pode ser rasgado. Pode ser contido. Pode ser melancólico. Mas um dos três, é!

Estão ainda todos comigo ? Atão vejam lá, se o terceiro efeito, depois do cheiro (do óleo de rícino? ) ou do ribombar de um 4 /1 da Kerker, não é ficarmos TODOS nostálgicos ? A lembrança da primeira motorizada ? A chapada, furiosa (na nossa cara) do primeiro melhor “biquini da praia”, quando a RV50 ficou, misteriosamente, sem gasolina a 7 quilómetros do parque de campismo ? A primeira 125 ? A prova pirata, de motocross, em que a belíssima Gilera 7HP, apesar de ficar em último lugar foi a mais admirada ? A primeira moto GRANDE ? A primeira viagem à Lousã com os amigos, TODOS de moto(rizada), pelas estradas nacionais ? A primeira ida a Jarama, ao grande prémio ? O primeiro passeio do motoclube ? Os 2 º e 3º e 4º melhores biquinis das praia, com a XT 500 emprestada pelo primo (que foi fazer engenharia em Londres) e trouxe a moto nas férias ?

Chuinnnnffff…..! Grossas lágrimas de tristeza e/ou saudade, escorrem já pela minha cara, mas a vontade de parar aqui e agora,… não posso ! O Tinho ia ficar …pendurado! Continuemos pois.

A ida às manifestações contra as portagens e os rails ? O murro (no capacete ) dado pelo vendedor da Hayabusa, quando no drive-test o conta-quilómetros atingiu os 310 Kl/h, dentro da vila de Salvaterra de Magos ? A ida à Automobilia de Aveiro, às escondidas da patroa, para ver se lhe conseguia um Bell Kenny Roberts ? A viagem a Andorra , antes da CEE, para comprar dois Dainese, a condizer com a FJ 1200 ? Ai, que não aguento ! Vou ter que parar ! Chuinff….! Desculpa Tinho, mas a tinta da minha caneta permanente já está toda esborratada, com as lágrimas !

Vou acender um cigarro, com a minha caixa de fósforos (da Fosforeira de Espinho ), enquanto medito na última pergunta. Mas, mas onde estão,AGORA, estas motos, antigas,clássicas e velhas ?

Ps. A descobrir nos próximos capítulos, desta saga : “ENCONTRADA NO BARRACÃO” !!!

Partilha este artigo!

Moto Guzzi V100
Moto Guzzi V85TT
Aprilia Tuareg 650
Aprilia Tuareg 650
Moto Guzzi V100
Moto Guzzi V85TT
Moto Guzzi V85TT
Moto Guzzi V100
Aprilia Tuareg 650
Pesquisa

Não encontrado