Passeio por algumas barragens do Gerês e as suas aldeias.

Autor:  Jorge Casais

Junho 7, 2021

  • Texto e fotos: Jorge Casais

Como este passeio era para ser apenas de manhã, a saída de casa fez-se bem cedinho. A4, A3, A7 e A11 foram as autoestradas que me levaram até ao início do percurso que seleccionei e que teve lugar logo a seguir a Cabeceiras de Basto. Enveredei pela fantástica EN311 (que liga Fafe a Serapicos) e rolei na mesma até encontrar a indicação à esquerda Vilarinho Seco e Alturas do Barroso. Ainda em Salto andei, uma vez mais, pelos seus meandros, pois é uma vila bem interessante, bonita, bem conservada e localizada num sítio, pelo menos para mim, deslumbrante. Recomendo a sua visita.

DSCN1410 edited - MotoX
Passeio por algumas barragens do Gerês e as suas aldeias. 5

Não muito longe de Salto podemos visitar as Minas da Borralha. Também vale apena a sua visita, pois a estrada, aldeias e paisagem que nos levam até às Minas são bem interessantes. Mas hoje o passeio seria para outros lados. Na tal indicação para Vilarinho Seco e Alturas do Barroso apanhei a estrada CM1035, que é sempre um momento alto em qualquer passeio que por aqui passe. A paisagem é magnífica e a estrada não lhe fica nada atrás. Curva e contra curva, subidas e descidas são uma constante. Como já tinha visitado estas duas aldeias (que recomendo vivamente) segui sempre. Mas, ainda antes de chegarmos a Vilarinho Seco, existe um Miradouro com uma panorâmica brutal. É pouco perceptível na estrada. Apenas uma pequena placa que indica para a direita (no sentido em que ia claro) “Segredos do Barroso”.

1 2 - MotoX
Passeio por algumas barragens do Gerês e as suas aldeias. 6

A EM520 foi a estrada que se seguiu, também divinal, mas não a percorri até ao seu final. Quando apareceram as placas a indicar, num gancho para a direita, Vilarinho, Vilarinho de Negrões, Negrões e Morgade, segui então na mesma. Com a companhia da barragem do Alto Rabagão sempre sobre a minha esquerda, segui por esta estrada até encontrar bem mais lá para a frente a N103. As aldeias que fui passando são lindíssimas pelo que recomendo sempre a sua visita. Uma nota apenas. Os habitantes destas aldeias devem estar fartos dos turistas que por aqui passam a fotografar e perturbar o dia a dia destas pessoas, por isso, quanto mais invisíveis formos melhor para todos. É o que tento sempre fazer. Não foi o caso de hoje pois passei ao lado das mesmas sem parar. Eu sei que uma barragem é um impacto sobre a Natureza enorme e que de natural tem muito pouco. Mas se abstrairmos aquela muralha de betão e olharmos apenas para o resto conseguimos encontrar um cenário quase idílico. Ah, e claro, abstrairmos que em alguns casos aldeias foram submersas e com elas uma grande parte da sua história.

DSCN1378 - MotoX
Passeio por algumas barragens do Gerês e as suas aldeias. 7

Na EN103 passados alguns km, e depois de passarmos Penedone e Parafita aparece uma indicação sobre a direita para Contim. Hoje vim por aqui e segui pelas CM1011 e EM514 até encontrar aquela que é para mim uma das mais bonitas estradas de Portugal, a EN308 (que liga Viana do Castelo a Gimonde). Toda esta estrada é lindíssima, mas este troço que escolhi para o passeio de hoje é dos mais agradáveis pelo conjunto paisagem-estrada. De Covelães a Fafião, se o termo soberbo pode ser aplicado, certamente que bem que fica aplicado a este troço de estrada. Dá vontade de estar constantemente a parar para registar o momento em fotografia. Felizmente que tenho passado por aqui algumas vezes pelo que vou escolhendo spots diferentes para fotografar, como foi o caso de hoje.

Partilho que a Barragem do Alto Rabagão já tinha ficado para trás e tinha como companhia sobre o meu lado direito a Barragem da Paradela. Entre Outeiro e Sirvozelo foi de facto a companheira de viagem…para além da minha ST.Por estas bandas é possível também visitar algumas cascatas em modo off road, pelo menos para mim e para o meu mamute, com algum grau de dificuldade, mas que valem a sua visita. Refiro-me às cascatas das 7 lagoas, Cela de Cavalos e do Tahiti (nesta o acesso é por estrada de alcatrão mas recordo que a sua descida é perigosa, pelo que recomendo que ninguém a explore a solo). Existem outras, mas como andar a pé não é a minha praia… nem sequer faço a mínima ideia onde ficam. Se calhar estou a perder algo de fantástico… paciência. Aproximava-me da Caniçada e aproximei-me do final do passeio que tinha escolhido para esta manhã primaveril.

Mais uma excelente manhã passada com a Super Ténéré e o Gerês como companhia.

2021 04 03 - MotoX
Passeio por algumas barragens do Gerês e as suas aldeias. 8
  • Percorridos -333 km.
  • Percurso seleccionado -~150 km
  • Horas efectivas de condução -05H16m
  • Total de horas em passeio -06H51m
  • Altitude máxima – 1153 m
  • Moto – Yamaha Super Ténéré

Vídeos

1 – https://youtu.be/VHMBcZ8gaEA

2 – https://youtu.be/T6qisbF7_GM

3 – https://youtu.be/VbsokaPdazU

Wikilok

https://pt.wikiloc.com/trilhas-motociclismo/03-04-2021-ride-thru-geres-dams-and-its-villages-69618394

Partilha este artigo!

Moto Guzzi V100
Moto Guzzi V85TT
Aprilia Tuareg 650
Aprilia Tuareg 650
Moto Guzzi V100
Moto Guzzi V85TT
Moto Guzzi V85TT
Moto Guzzi V100
Aprilia Tuareg 650
Pesquisa

Não encontrado