Viagem a Nordkapp: de Matosinhos a Palaiseau

26.06.2021 – 1ªEtapa

Hoje decidi meter a ST nos rolos e fui até Paris. Até parece que foi assim … mas já lá vou.

Logo de manhã, quando estava a ultimar as “coisas” para iniciar esta minha viagem, o Alberto Pires (www.motox.pt) surpreende-me pois queria registar o momento da partida em modo fotográfico. Só posso agradecer o teu levantar BEM CEDO, horas impróprias reconheço, para me vires desejar boa viagem e, como referi acima, registar fotograficamente a minha partida para mais tarde recordar.

No dia anterior o José Pedro Carvalho (MOTOCAR) tinha perguntado se antes de ir de vela virada para norte se não me importava de passar na Motocar. De imediato disse logo que sim. De facto era mesmo a cereja em cima do bolo ter a honra de iniciar esta viagem passando pela MOTOCAR e dar um abraço ao amigo Pedro. No entanto quando lá chego percebi de imediato que iriam estar mais amigos para aquele abraço de boa viagem. O Ricardo Romano, o Vítor Pereira, o Hélder Martins, o João Araújo, O Miguel Matos, o Ricardo. Pois é Pedro mais uma vez me surpreendeu. Obrigado a si mas também aos presentes.

Como se não bastasse preparo-me para arrancar e esta malta incrível vem atrás de mim para me fazer uma escolta de despedida. Incrível. Muito obrigado a todos.

Voltando aos rolos, de facto sair por Chaves e apanhar as A-52, seguida das A-66, A-231, AP-1, AP-8 até à fronteira é dose, diria mais que é um teste à paciência de alguém que gosta mesmo de andar de mota como eu. Este conjunto de estradas já o percorri algumas dezenas de vezes mas sempre de carro. Acho sinceramente que de mota, e com um calor brutal, é mesmo um teste à nossa resistência mental e física. Até é pena porque na parte final a paisagem até é bastante bonita mas, pelo menos eu, já estou com tal neura que nem vejo nada. Esta minha neura é agravada pelo facto de saber que o que se segue é ainda pior. Atravessar França pela A63 seguida da A10 até Paris.

Pois é, decorreram os tais 1580 km e aqui estou eu a partilhar o dia vivido que, não fossem os momentos em convívio com os amigos, pouco havia a dizer.

Amanhã também é dia de Rolos… espero bem não ter nenhum guarda fronteiriço na Alemanha a dizer aqui ao Tuga que não pode entrar porque Portugal está na lista vermelha. E eu que até tenho as vacinas tomadas e sou portador de um certificado digital COVID. Até o como vivo se empancar comigo.

Já agora partilho o que tinha previsto gastar neste dia e o que gastei efectivamente. Quem sabe se não pode ajudar outros a planear esta viagem ?!??!?

Porto – Bordeaux

  • Hotel + Refeições – Estimava gastar 120.00€ e acabei por gastar 130.00€. Em contrapartida avancei mais 500 km do que tinha previsto. Isto acabará por se traduzir em menos uma noite mais lá para a frente.
  • Gasolina + Portagens (com os tais 1073 km previstos) iria gastar, estimava eu cerca de 205.00€. Efectivamente a coisa ficou por (mas fiz mais cerca de 500 km) 211.00€.
  • Já agora partilho aqui a nota que a ST engoliu 87.68 litros de gasolina para percorrer 1580 km. Dado ter registado uma velocidade média de 112 km/h considero que uma média de 5.50l/100 km até que não é nada má.
  • No computo geral este primeiro dia, volto a salientar com mais 500 km percorridos, até acabei por ficar aquém do previsto (Ei lá espero que assim continue), pois estimava gastar 325.00€ e gastei 341.00€ … se traduzimos isto por km (Hotel+refeições+gasolina+portagens) estimei para este dia que o km me iria ficar mais ou menos por 0.30€/km e ficou por 0.23€/km.

Vídeo

Wikilok

https://pt.wikiloc.com/trilhas-motociclismo/26-06-2021-nordkapp-primeira-etapa-matosinhos-a-palaiseau-paris-76811580

Benelli TRK 702

Benelli TRK 702 X. Novo paradigma

Com promessas de agitar fortemente o segmento de mercado mais animado do momento, a Benelli TRK 702 e 702 X chega a Portugal com trunfos de peso. Do preço competitivo ao nível de equipamento, da estética agressiva às ofertas promocionais. Sim, que tudo deve ser levado em linha de conta quando se trata de mais […]

Continuar

Macbor Montana XR1 125: a pensar na internacionalização e liderança do segmento

A Macbor Montana XR1 125 foi uma das pioneiras do segmento trail de oitavo-de-litro e tornou-se num dos modelos mais emblemáticos da marca espanhola, pelo sucesso de vendas que alcançou. Renovada para 2023 com uma nova estética, motor e outros argumentos, a mais pequena da família Montana lança novos desafios aos aventureiros e viajantes. Porque não […]

Continuar
EN 360

EN 360. De Montelo à Foz do Arelho

Novo bilhete, nova viagem. Que é como quem diz, mais uma moedinha, mais uma estrada nacional percorrida. Desta feita foi a EN 360 e, tal como todas as outras, do seu início até final. Claro que, para a percorrer na totalidade, foi necessário ter alguma liberdade de pensamento ao criar o ‘track’. É que a […]

Continuar