Ivo Lopes no Mundial de Superbike. Estreia consistente premiada com um ponto!

Maio 6, 2023

Estreia auspiciosa de Ivo Lopes no WorldSBK no Barcelona Catalunha

Ivo Lopes no Mundial de Superbikes
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Estreia auspiciosa de Ivo Lopes no Mundial de Superbikes com a equipa oficial da BMW Motorrad Motorsport no Barcelona Catalunha. Não só qualificou já dentro do minuto 42 como reduziu a distância para o ‘foguete’ e autor da ‘pole’, Álvaro Bautista.

Na corrida de estreia acabou por pontuar, cortesia de Danilo Petrucci, num meio em que tudo é novo para o piloto português. O ar de satisfação da equipa deixa antever que as duas corridas de domingo poderão trazer novas boas notícias. Tudo isto num fim de semana de graduação, mestrado e doutoramento na categoria para Ivo Lopes.

  • Texto: Fernando Pedrinho
  • Fotos: Matteo Cavadini

Continuando a sua descoberta do que é pilotar uma moto de fábrica na categoria mais importante dedicada às motos de série, Ivo Lopes tinha muito para aprender num curto de espaço de tempo. E ser suficientemente rápido para qualificar bem e ganhar ritmo para ir junto com o grupo na corrida da tarde.

O amadorense cumpriu na perfeição o que dele se pedia, mesmo mantendo uma entendível cautela de quem não quer perder a oportunidade dada com uma infantilidade. Ivo veio até à Catalunha para mostrar uma faceta de maturidade, inteligência e ambição que nunca tínhamos visto. A sua calma e descontração com que tem lidado com a pressão que esmagaria o comum dos mortais são, no mínimo, estonteantes.

Ivo Lopes no Mundial de Supebikes
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A primeira manhã de Ivo Lopes no Mundial de Superbikes

Sábado acabou por ser um grande dia para Ivo Lopes. “Sim, foi positivo na minha evolução e na da moto”, disse-me ao final da tarde sob um sol esplendoroso. O terceiro treino livre correu bem, mesmo com a impossibilidade de entender de forma correta o comportamento do pneu de qualificação traseiro Pirelli SCQ devido às bandeiras amarelas que foram mostradas. Já na qualificação tentei sair atrás dos pilotos rápidos e tinha de dar tudo nas duas primeiras voltas, como havíamos combinado com a equipa, mas deparei-me com pilotos a abrandarem ou a falharem trajetórias.

Após a paragem saí atrás do Scott [Redding] e do [Jonathan] Rea e percebi onde estava a perder, mas que estava numa volta bastante rápida, só que recebemos bandeira vermelha por uma queda do Sam [Lowes]. Saí para  a última tentativa atrás de um grupo que me permitiu ver algumas linhas de trajetória e efetuar uma volta relativamente rápida que me deixou contente [vigésimo com 1’42’’399].

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À descoberta do Pirelli SCQ

Ivo conheceu pela primeira vez o pneu de qualificação traseiro da Pirelli, o SCQ. “É bastante diferente e que tens de utilizar como se tivesses apenas pneu traseiro”, revelou o piloto luso.  “Numa das vezes travei tarde e não consegui para a moto porque o pneu tem tanta aderência que te vai a empurrar a frente o tempo todo”. Bem-vindo ao Mundial de Superbike, Ivo!

“O problema é que a minha mente estava focada na preparação para a corrida e o SCQ exige uma aproximação totalmente distinta, pois ele pede que o destruam”, expressando a forma tudo ou nada que exige a borracha de qualificação. “Normalmente, no ESBK posso sair logo de gás a fundo, mas hoje reparei que o [Jonathan] Rea faz a primeira volta devagar e só acelera forte quando se prepara para entrar na volta de qualificação. O Pirelli SCQ não precisa de muita temperatura na volta de lançamento, ao contrário do Dunlop. O pneu dura pouco e por isso há que poupá-lo para a única volta [no máximo duas] em que se consegue tirar todo o rendimento”.

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A primeira de todas

O Barcelona Catalunha fica no arquivo pessoal de Ivo Miguel Lopes como a estreia numa corrida do Mundial de Superbike e logo com uma moto de fábrica. “Uau! Acho que entrei com demasiada calma na fase inicial, mas o nível deste campeonato exige que entres logo a dar tudo. Há muitos pilotos a rodarem no segundo 42, nas duas primeiras voltas, depois estabilizam no 43 e terminam a rodar em 1’44”. Eu andei sempre no 44…”, disse o piloto da M1000RR com as cores da ROKiT. “Há que mudar e para domingo seria uma vitória poder rodar as primeiras sete voltas em 1’43”.

E tal como havíamos previsto, a perda de rendimento do Pirelli traseiro deveria ocorrer por altura das voltas 14 ou 15 e não nos enganámos. “Exatamente, a queda de rendimento do pneu é dramática. O que se nota é que no primeiro ponto de aceleração a moto assenta de traseira e baixa muito. E depois, há medida que se vai acelerando mais o pneu derrapa demasiado: nas curvas rápidas, feitas em terceira nesta pista, a traseira vai sempre a deslizar por falta de tração”.

Domingo de mais novidades para Ivo Lopes no Mundial

As novidades de domingo incluem a corrida Super Pole. Não vai ser fácil porque “é uma corrida de ‘sprint’ e como eu arranco muito de trás é natural que apanhe muita confusão pela frente. Por isso, gostaria mais de me concentrar na segunda corrida e tentar rolar em 1’43”.

Ainda assim, pontuar na estreia – já depois de terminada a corrida por via da desclassificação de Danilo Petrucci, que alinhou sem a proteção peitoral – é algo que não preocupa Ivo Lopes no Mundial. “Podia até terminar em segundo ou terceiro mas a rodar no segundo 44. Mas se amanhã for décimo oitavo e rolar em 43 durante várias voltas isso, para mim, acaba por ser mais importante. Andar mais lento e pontuar? Não é isso que se quer”.

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