Honda NT1100. O vídeo

Autor:  Paulo Ribeiro

Novembro 2, 2025

Com a renovação da Honda NT1100 fica mais forte a proposta nipónica no segmento turístico onde, desde o lançamento em 2022, tem assumido um papel de grande protagonismo. Foi a mais desejada (e mais comprada…) pelos europeus em 2023 e, com esta renovação, quase cirúrgica, vê reforçados os argumentos turísticos ao mesmo temo que ganha em polivalência. Este vídeo é o resultado de cerca de 5000 quilómetros em todo o tipo de situações, nos mais diversos percursos e condições, comprovando a polivalência de uma turística que não se assusta nas estradas mais estreitas e recurvadas ou mesmo no meio da cidade.

  • Por: Paulo Ribeiro
  • Imagens: Luis Carvalho e P.R.
  • Montagem e realização: Alberto Pires

Quando foi lançada, a Honda NT1100 desiludiu alguns que esperavam maior exuberância e agressividade de linhas. No entanto, a enorme simplicidade teve a sua razão de ser (leia-se, essencialmente, questões aerodinâmicas) e se, para 2025, houve uma atualização estética, note-se que a filosofia essencial do modelo foi mantida.

A evolução aerodinâmica, com consequências diretas no consumo e no conforto a bordo foram as questões abordadas nesta renovação ‘estética’ da Honda NT1100 sendo que, quanto ao gasto de gasolina, aferimos um consumo médio de 6,15 L/100 km numa utilização real e em condições extremamente variadas (cidade, autoestrada, montanha, a solo ou com duas pessoas e carga a bordo). O que quer dizer que o depósito de 20,4 litros permite fazer mais de 300 quilómetros até entrar na reserva. Valor que cresce facilmente em viagens longas a velocidades estabilizadas (leia-se: dentro dos limites legais).

Honda NT1100
Honda NT1100. O vídeo 7

Continuemos pelo conforto da Honda NT1100 para falar dos defletores aerodinâmicos existentes junto aos pés que ganharam um novo perfil e protegem ainda mais do vento, mas sobretudo do frio e da chuva. Tal como o redesenhado para-brisas, agora ajustável (em 5 posições e 167 mm) apenas com a mão esquerda numa operação extremamente simples quando parado, mas pouco aconselhada em andamento. Sobretudo quando está na posição mais baixa, o que dificulta imenso a manobra, ou a velocidade é elevada. E há ainda os acrescentos transparentes que defendem as mãos do vento e dos elementos com enorme eficácia.

A bem dos redesenhados para brisas e protetores, basta dizer que ao longo de mais de duas semanas com todo o tipo de condições meteorológicas – desde os mais de 40º no centro de Espanha até aos enormes aguaceiros na Galiza e temperaturas baixas nas passagens mais altas dos Picos da Europa – o fato de chuva e as luvas mais quentes não saíram da mala. Uma proteção ao condutor e passageiro que acaba por surpreender atendendo ao perfil elegante e pouco volumoso da dianteira, enaltecendo a eficácia do trabalho aerodinâmico.

Honda NT1100
Honda NT1100. O vídeo 8

Mais-valias turísticas da Honda NT1100

Mas as maiores novidades da evolução da Honda NT1100 passam pela adoção de uma IMU que aportou outros benefícios à turística japonesa, com os três modos de condução (Rain, Urban e Tour) mais equilibrados com as variáveis de intervenção otimizadas, notando-se uma maior fluidez entre os diferentes níveis de entrega de potência, de efeito de travão motor e de controlo de tração (HSTC).

Que podem ainda ser combinados ao gosto do freguês nos dois modos de utilizador (User 1 e 2) sendo que o HSTC, ajustável em 3 níveis, entre o mínimo para sentir um ligeiro escorregar de traseira em acelerações fortes e maior sensação desportiva, e o máximo para a garantia de um controlo absoluto mesmo em pisos muito escorregadios ou molhados, pode ainda ser desligado.

Honda NT1100
Honda NT1100. O vídeo 9

Claro que a IMU ajudou imenso na evolução da Honda NT1100, mas, sozinha, teria uma capacidade milagreira muito reduzida. Por isso há que salientar a evolução e maior fineza do acelerador eletrónico e, não menos importante, das alterações no motor.

A verdade é que as revisões na admissão, combustão e escape do motor de 2 cilindros paralelos e 1084 cc não tiveram repercussões ao nível da potência máxima, mantendo os 102 cavalos às 7500 rotações por minutos, mas justificam a importante alteração nos valores de binário. Não só na subida do pico máximo para os 112 Nm (contra os anteriores 105 Nm) mas sobretudo por surgir mais cedo na rotação, às 5500 rpm face às 6250 rpm da anterior versão.

Um aumento de binário de apenas 7% no papel, mas que mostrou valer muito mais no asfalto da estrada. As acelerações da Honda NT1100 são mais fortes desde baixas rotações e as recuperações são mais vivas, o que é particularmente notório com carga total. Isso nota-se inclusive no trabalho da caixa automática, passando mais tarde de relação num motor que se nota muito mais solto e bem mais divertido de utilizar. Volto a repetir, longe de uma filosofia desportiva, a verdade é que pode proporcionar ritmos bem elevados e uma condução atrevida. Até porque a ciclística, com uma curta distância entre eixos (1535 mm) garante elevada agilidade, entre as referências do segmento mesmo daquelas com maior propensão atlética.

Honda NT1100
Honda NT1100. O vídeo 10

Mas as novidades no capítulo eletrónico não ficaram por aqui com a ciclística a albergar uma grande mudança ao disponibilizar uma versão DCT ES para a Honda NT1100. Suspensão eletrónica desenvolvida pela Showa e denominada de EERA (Electronically Equipped Ride Adjustment), que anuncia um amortecimento otimizado em todas as situações de condução e condições da estrada. E que, numa realidade vivida ao longo de quase 5000 quilómetros, mostrou tanto de facilidade como de eficácia.

Honda NT1100
Honda NT1100. O vídeo 11

Uma vez mais, prevalece o sentido lógico na hora de fazer qualquer ajuste, com a pré-carga da mola traseira a pode ser afinada de forma fácil em andamento, através dos comandos localizados junto à mão esquerda do condutor.

Conforto e eficácia sob controlo… eletrónico

A suspensão eletrónica instalada na Honda NT1100 DCT ES recorre a uma panóplia de sensores, ajustando o nível de amortecimento, em compressão e extensão, em função da velocidade da moto (medida pela ECU), da atitude de condução (segundo dados da IMU) e do comportamento da forquilha (sensor de curso). Juntando esses dados, a unidade de controlo reage e corrige o comportamento da suspensão em apenas 15 milissegundos após a determinação matemática do resultado destes cálculos, ajustando o funcionamento da forquilha e do mono amortecedor da Showa.

E assim reduz o afundamento nas travagens, mesmo naquelas muito fortes como para evitar um animal que se atravessa na estrada, mudando o comportamento (leia-se: dureza) à medida que a velocidade vai aumentando. Na prática, o conforto mantém-se em todas as situações de condução, notando-se, isso sim, maior firmeza quando entramos num ritmo mais espevitado.

Claro que as predefinições do sistema permitem fazer variar a atitude da Honda NT1100, entre o elevado conforto em modo turístico, pagando com alguma oscilação quando a estrada nos brinda repentinamente com uma sequência de curvas a exigir maior empenho na condução, e a máxima estabilidade. Basta um toque digital no painel de instrumentos – mantém-se o ecrã de 6,5 polegadas conectável com Appple Car Play ou Android Auto com a aplicação Honda Road Sync – ou através dos botões de comando para mudar substancialmente o comportamento da Honda NT1100.

Honda NT1100
Honda NT1100. O vídeo 12

Disponível nas novas cores cinzento Mate Warm Ash e preto Gunmetal (que em 2026 será substituído pelo cinzento escuro Iridium), ambas metalizadas juntamente com o já conhecido azul Pérola Hawkseye, a Honda NT1100 DCT ES custa 17.040 €, preço competitivo face a uma concorrência onde tem a Yamaha Tracer9 GT+ Y-AMT como rival mais direta. Claro que, tal como no caso da rival conterrânea, há versões mais baratas, com a Honda NT1100 com caixa manual e sem suspensão eletrónica a apresentar um preço de 15.300 €. Valores plenamente justificados face à evolução vivida relativamente à anterior versão.

Partilha este artigo!

Moto Guzzi V100
Moto Guzzi V85TT
Aprilia Tuareg 650
Promoção Suzuki V-Strom 1050
Aprilia Tuareg 650
Moto Guzzi V100
Moto Guzzi V85TT
Moto Guzzi V85TT
Moto Guzzi V100
Aprilia Tuareg 650
Promoção Suzuki V-Strom 1050
Promoção Suzuki V-Strom 1050
Pesquisa

Não encontrado