Dunlop ScootSmart, a proposta da Dunlop para as ‘scooters’ mais populares.

Texto: Fernando Pedrinho

Imagens: Dunlop Motorcycle e Alberto Pires

Em meio urbano e interurbano, são as ‘scooters’ que ditam a lei pela sua versatilidade, conforto, proteção aos elementos, facilidade de condução e baixos consumos e valor de aquisição.

Com as 125cc no topo das motos mais vendidas em termos absolutos, a utilização destas ‘formiguinhas trabalhadoras’ durante todo o ano, torna ainda mais importante a escolha do elemento de contacto com o asfalto. O ‘ScootSmart’ é uma das boas opções a ter em conta e está agora disponível nas medidas utilizadas pelos modelos mais populares.

O ‘ScootSmart’ surge agora disponível para os modelos populares do trio de fabricantes melhor sucedido no segmento das ‘scooters’ de menor cilindrada – Honda, Piaggio e Yamaha – ao surgir em oito medidas diferentes que abrangem modelos tão sonantes como a Honda PCX, a Piaggio Medley ou a Yamaha Tri-City, e abarcam três diâmetros de jantes: 12”, 13” e 14”.

E a Dunlop não se poupou a esforços para congregar nestes pneus tudo o que há de bom das gamas destinadas às motos maiores, como é exemplo o desenho dos canais de drenagem inspirado no conhecido e bem estabelecido ‘RoadSmart’ e um índice de velocidade de 210 km/h, algo a ter em conta em face das prestações alcançadas pelas cada vez mais velozes ‘maxi-scooter’.

O elevado conteúdo em sílica ajuda à aderência e tração em dias frios ou de piso molhado, para além de contribuir para a maior longevidade do pneu.

Com o piso inspirado no ‘RoadSmart’, a gama ‘ScootSmart’ continuará a ver aumentar as medidas disponíveis na segunda metade deste ano.

Para Dmitri Talboom, o diretor de produto da Dunlop Motorcyle para a região ‘EMEA’ (Europa, Médio Oriente e África’, ‘esta ação de expansão da gama ‘ScootSmart’ é muito significativa e evidencia a impressionante durabilidade e nível de prestações que este fidedigno e completo pneu trouxe para o segmento ‘scooter’ desde o seu lançamento, em 2012’, disse ao MotoX.pt. ‘A versatilidade do ‘ScootSmart’ reflete-se na variedade de modelos coberta por esta última expansão de medidas e que vai desde os triciclos às maxi-scooters, incluindo as elétricas. E no final deste ano adicionaremos mais algumas medidas’.

A ‘best-seller’ Honda PCX125 é um dos modelos abrangidos pela gama ‘ScootSmart

Dos oito tamanhos agora disponibilizados do ‘ScootSmart’, sete deles podem ser usados à frente e atrás. A gama cobre já cinquenta modelos de 14 fabricantes, entre os quais se incluem a Aprilia, Gogoro, Honda, Kymco, MBK, Niu, Quadro, Suzuki, SYM e Yamaha. Entre os modelos mais emblemáticos contam-se a Gogoro S2, Honda Vision 50 e 110, PCX 125, SH Mode 125, Kymco People One, Piaggio MP3 300 e 500, Medley 50 e 125, Liberty 50 e 125 bem como a Sym JET 14, só para nomear alguns.

A gama atual do ‘ScootSmart’ engloba jantes que vão das dez polegadas de diâmetro às 16”, em ambas as rodas, com exceção do diâmetros 11”, onde apenas existe para a roda dianteira. Assim, desde o diminuto 3,00-10 ao largo 160/60R15 traseiro de uma T-Max 560, será difícil não encontrar o pneu ideal para a sua ‘scooter’ na gama da Dunlop.

Benelli TRK 702

Benelli TRK 702 X. Novo paradigma

Com promessas de agitar fortemente o segmento de mercado mais animado do momento, a Benelli TRK 702 e 702 X chega a Portugal com trunfos de peso. Do preço competitivo ao nível de equipamento, da estética agressiva às ofertas promocionais. Sim, que tudo deve ser levado em linha de conta quando se trata de mais […]

Continuar
EN 360

EN 360. De Montelo à Foz do Arelho

Novo bilhete, nova viagem. Que é como quem diz, mais uma moedinha, mais uma estrada nacional percorrida. Desta feita foi a EN 360 e, tal como todas as outras, do seu início até final. Claro que, para a percorrer na totalidade, foi necessário ter alguma liberdade de pensamento ao criar o ‘track’. É que a […]

Continuar
Macbor Montana XR1 125

Paulo Anjos. “Macbor Montana XR1 125 tem potencial enorme”

Reconhecendo a importância no mercado nacional da recém-chegada Macbor Montana XR1 125, Paulo Sérgio Anjos acredita que o renovado modelo tem argumentos para ampliar o volume de vendas. Assim, para o diretor geral da MB Portugal, os trunfos maiores assentam no elevado nível de equipamento, incluindo o conjunto de malas de série. E acredita que, […]

Continuar