Texto: Fernando Pedrinho
Imagens: Dunlop Motorcycle e Alberto Pires
Em meio urbano e interurbano, são as ‘scooters’ que ditam a lei pela sua versatilidade, conforto, proteção aos elementos, facilidade de condução e baixos consumos e valor de aquisição.
Com as 125cc no topo das motos mais vendidas em termos absolutos, a utilização destas ‘formiguinhas trabalhadoras’ durante todo o ano, torna ainda mais importante a escolha do elemento de contacto com o asfalto. O ‘ScootSmart’ é uma das boas opções a ter em conta e está agora disponível nas medidas utilizadas pelos modelos mais populares.
O ‘ScootSmart’ surge agora disponível para os modelos populares do trio de fabricantes melhor sucedido no segmento das ‘scooters’ de menor cilindrada – Honda, Piaggio e Yamaha – ao surgir em oito medidas diferentes que abrangem modelos tão sonantes como a Honda PCX, a Piaggio Medley ou a Yamaha Tri-City, e abarcam três diâmetros de jantes: 12”, 13” e 14”.
E a Dunlop não se poupou a esforços para congregar nestes pneus tudo o que há de bom das gamas destinadas às motos maiores, como é exemplo o desenho dos canais de drenagem inspirado no conhecido e bem estabelecido ‘RoadSmart’ e um índice de velocidade de 210 km/h, algo a ter em conta em face das prestações alcançadas pelas cada vez mais velozes ‘maxi-scooter’.
O elevado conteúdo em sílica ajuda à aderência e tração em dias frios ou de piso molhado, para além de contribuir para a maior longevidade do pneu.
Para Dmitri Talboom, o diretor de produto da Dunlop Motorcyle para a região ‘EMEA’ (Europa, Médio Oriente e África’, ‘esta ação de expansão da gama ‘ScootSmart’ é muito significativa e evidencia a impressionante durabilidade e nível de prestações que este fidedigno e completo pneu trouxe para o segmento ‘scooter’ desde o seu lançamento, em 2012’, disse ao MotoX.pt. ‘A versatilidade do ‘ScootSmart’ reflete-se na variedade de modelos coberta por esta última expansão de medidas e que vai desde os triciclos às maxi-scooters, incluindo as elétricas. E no final deste ano adicionaremos mais algumas medidas’.
Dos oito tamanhos agora disponibilizados do ‘ScootSmart’, sete deles podem ser usados à frente e atrás. A gama cobre já cinquenta modelos de 14 fabricantes, entre os quais se incluem a Aprilia, Gogoro, Honda, Kymco, MBK, Niu, Quadro, Suzuki, SYM e Yamaha. Entre os modelos mais emblemáticos contam-se a Gogoro S2, Honda Vision 50 e 110, PCX 125, SH Mode 125, Kymco People One, Piaggio MP3 300 e 500, Medley 50 e 125, Liberty 50 e 125 bem como a Sym JET 14, só para nomear alguns.
A gama atual do ‘ScootSmart’ engloba jantes que vão das dez polegadas de diâmetro às 16”, em ambas as rodas, com exceção do diâmetros 11”, onde apenas existe para a roda dianteira. Assim, desde o diminuto 3,00-10 ao largo 160/60R15 traseiro de uma T-Max 560, será difícil não encontrar o pneu ideal para a sua ‘scooter’ na gama da Dunlop.