A Bimota KB998 Rimini e a Tesa H2 TERA são os modelos que assinalam o regresso da marca italiana a Portugal, pelas mãos do Grupo Multimoto. As duas mais recentes propostas da casa de Rimini, na costa adriática, exaltam os valores de tecnologia, performance e precisão que estão na base do sucesso da Bimota. A marca criada em 1966 por Valerio Bianchi, Giuseppe Morri e Massimo Tamburini entra agora numa nova era, graças à ligação reforçada com a Kawasaki.
- Por: Fernando Martins
- Montagem e realização: Alberto Pires
Tal como MotoX.pt noticiou em primeira mão, a aquisição de 49% da Bimota pela Kawasaki, levou os japoneses a depositarem na marca italiana a responsabilidade de representar o grupo no Mundial de Superbikes a partir de 2025. Nesse sentido, foi lançada a Bimota KB998 Rimini modelo que servirá para a homologação necessária para a versão de competição KB998 poder marcar presença neste campeonato.

As primeiras 125 unidades, fabricadas até fevereiro, estão a chegar ao mercado, sendo que até final deste ano serão produzidas mais 125 máquinas, com as restantes 250 Bimota KB998 Rimini indispensáveis para a a homologação por parte da FIM, a terem como limite de produção 31 de dezembro de 2026. Já agora, recorde-se que esta não é a primeira aparição da Bimota no Mundial de Superbikes, com presença de destaque na temporada inaugural. Em 1988, Davide Tardozzi, atual responsável da Ducati em MotoGP, venceu cinco corridas com uma YB4.



O modelo desvendado no Salão de Milão de 2024 monta um motor de 4 cilindros em linha da Kawasaki ZX-10R, aqui com 200 cavalos de potência às 13.600 rpm e um binário de 111 Nm às 11.700 rpm, tendo um peso anunciado de 194 kg em ordem de marcha. Reforçando o legado de inovação e exclusividade, a Bimota KB998 Rimini, versão homologada da KB998 com que a Bimota alinha no Mundial de Superbikes, levará para a estrada a sofisticação de um modelo criado para um dos mais competitivos campeonatos de motociclismo.

Há vida para lá da Bimota KB998…
Mas a Bimota KB988 Rimini não será o único modelo da gama a ser comercializada em Portugal, com a Multimoto, que havia anunciado em 2024 o desejado regresso da marca ao mercado nacional, a desvendar também a Tesa H2 TERA. Modelo construído com recurso a especialíssimas ligas de alumínio e fibra de carbono e que junta o conceito Tesi do amortecimento à filosofia ‘crossover’.

Com um chassis completamente novo, projetado com o objetivo de criar um veículo para cada estilo de condução, tanto para o piloto quanto para o passageiro, e para todas as estradas, a TERA pretende oferecer uma combinação de conforto superior, qualidade exclusiva e sensações de condução únicas. Uma ‘crossover’ revolucionária, com 52,5 % do peso concentrado no eixo dianteiro, numa distribuição considerada ótima em termos de maneabilidade e precisão.

Ciclística evoluída que alberga o motor de quatro cilindros em linha da Kawasaki de 998 cc, com dupla árvore de cames à cabeça, 4 válvulas por cilindros e sobrealimentado. Capaz de debitar 200 cavalos às 11.000 rpm, destaca-se ainda pelos 137 Nm de binário máximo às 8500 rpm. E tal como a Bimota KB998 Rimini conta com longa lista de ajudas eletrónicas à condução e componentes de máxima qualidade. A saber: Kawasaki Cornering Management Function (KCMF), controlo de tração KTRC (3 modos), Launch Control (KLCM), pinças Brembo Stylema , ABS ‘inteligente’ e com funçaõ Cornering (KIBS), Quick Shifter (KQS) nos dois sentidos, Cruise Control eletrónico, iluminação full LED, painel TFT, embraiagem assistida e deslizante.
Claro que equipamento tão exclusivo, a que se junta o amortecimento de origem Öhlins inteiramente ajustável e que pode, opcionalmente, montar o sistema semi-ativo da Marzocchi, eleva o preço da TERA para uns muito exclusivos 39.990 €. Ainda assim, um valor que deverá andar abaixo do preço – ainda não divulgado – da Bimota KB998 Rimini.
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