Yamaha XSR900. O vídeo
Maio 9, 2023
Recuperando a estética das corridas do Mundial de Velocidade da década de 1980, a Yamaha XSR900 confirmou a validade, competência e versatilidade da base técnica conhecida das MT-09 e Tracer9. A mais jovem da família Faster Sons, marca importante diferença face à anterior XSR, inspirada na XS750 da década de 1970. O enriquecimento do segmento…

Recuperando a estética das corridas do Mundial de Velocidade da década de 1980, a Yamaha XSR900 confirmou a validade, competência e versatilidade da base técnica conhecida das MT-09 e Tracer9. A mais jovem da família Faster Sons, marca importante diferença face à anterior XSR, inspirada na XS750 da década de 1970. O enriquecimento do segmento Sport Heritage começou pelo capítulo estético com linhas, cores e detalhes que remetem para a competição. Das entradas de ar no depósito às falsas saídas de ar debaixo do assento, passando pelos parafusos de meia-volta nas placas laterais.

- Por: Paulo Ribeiro
- Imagem e realização: Alberto Pires
Mas, para lá da questão estilística, destaque para uma ciclística de eleição e um motor que assenta que nem uma luva ao espírito revivalista. Além disso, acompanhado por uma eletrónica recheada que permite rodar de forma serena e tranquila com a Yamaha XSR900. E assim desfrutar a paisagem graças ao elevado binário e ao comportamento em baixas e médias rotações. Em contrapartida, quando aperta o sentimento ‘racing’, tem alma suficiente para momentos de grande prazer de condução.
Quilómetros de puro deleite aos comandos da Yamaha XSR900, dona de uma posição de condução confortável e um sistema de travagem potente e doseável. Que podem ser descobertos com todo o pormenor no teste completo aqui publicado. De maneira idêntica pode ficar a conhecer a história da primeira vitória de Christian Sarron na categoria de 500 cc.
Partilha este artigo!