Alexandre Laranjeira. Uma paixão pelas pistas que não se esgota!

Autor:  Alberto Pires

Julho 26, 2021

  • Texto e fotos: Alberto Pires
IMG 1716 edited - MotoX
Alexandre Laranjeira. Uma paixão pelas pistas que não se esgota! 20

Há regressos que ultrapassam a simples saudade. No caso do Alexandre Laranjeira, pretende reconciliar-se com o passado, criando simultaneamente as condições para usufruir, ainda e sempre, do convívio com os amigos. E redescobrir o prazer de andar de moto depressa, bem depressa, em pista. Foi bom reencontrá-lo no AIA, na terceira prova do CNV, e sentir o seu entusiasmo!

MotoX.pt: Este é um regresso que se saúda, por todas as razões!

Alexandre Laranjeira: “Sem dúvida! Caí em 2019 com a minha moto no Estoril, parti 6 costelas, omoplata e clavícula, e não queria acabar dessa maneira. Caí porque a moto tinha um problema e estava a ir para as boxes, de maneira que tinha de resolver este trauma mental, a despedida das pistas não podia ser assim! Juntamente com uns amigos, tivemos uma ideia simpática para me ajudar a este regresso. As caras que estão a decorar a moto são as dos amigos que contribuíram para que isto fosse possível.

MotoX.pt: Mas estávamos todos à espera da Bimota…

A.L.: “O projecto com a Bimota mantém-se! É o meu amigo Laurent Papasergio, que foi quem me preparou a Suzuki com que corri anteriormente, que está a recuperar e a preparar a moto. Ele é que me disse que correr na Suzuki não era a melhor opção porque era uma moto antiga e eu iria para a pista rodeado de motos mais recentes. Eu gostei da posição de condução da Bimota, e aceitei o desafio. De início havia pouco material mas entretanto foi tudo resolvido. Infelizmente ele está com dificuldades por causa do Covid-19, quase não sai de casa, e teve receio de vir até Portimão!”

MotoX.pt: E em que ponto está a sua preparação?

A.L.: “Está praticamente toda pronta. Até já tem o molde feito para o produzir o vidro, que faltava. Em princípio, na próxima prova no Estoril, estarei com a Bimota. Nesta pista seria mais complicado, é um traçado muito difícil e tem que se aprender a andar aqui! A idade não ajuda e a visão também já não é a melhor, mas no Estoril não há problemas porque já conheço a pista de cor e salteado”.

Motox.pt: Sim, até com nevoeiro cerrado corrias lá

A.L.: “É mesmo assim! Às vezes até perguntam como é que nas provas de 24 horas andamos tão depressa durante a noite, e respondo que era uma questão de hábito, repetimos os gestos. Aqui estou a ‘comprar terreno’, metro a metro, a cada volta que faço. O traçado (de Portimão) é fantástico mas para se andar rápido temos que conhecer bem a pista!”

MotoX.pt: É demasiado bonito para se andar depressa sem se conhecer…

A.L.: “Sim, são muitas curvas cegas, as certezas aparecem gradualmente, volta após volta. Também não tenho nenhum objetivo pessoal que não seja divertir-me!”

MotoX.pt: O Gilbert acompanha-te para todo o lado, são como irmãos!

A.L.: “Já o conheço desde 1981. Corremos juntos no Troféu Yamaha RD 350 LC, ele era o nº 122 e eu o nº 124. Começámos a falar na grelha e somos amigos há 40 anos! Mais tarde abandonou as corridas e passou a conduzir o meu camião quando fomos para o Europeu com a equipa J. Pimenta. Curiosamente, quase não nos vemos durante todo o ano, ele vive no Normandia e eu no Sul de França. Desde o dia 13 de Agosto do ano passado que não nos encontrávamos fisicamente!”

MotoX.pt: Esta tua presença está a ser bem tratada, desde o tamanho da equipa até ao cuidado colocado na imagem.

A.L.: “Estamos a trabalhar já para o próximo ano. A equipa DSS Racing Team estava à minha espera. O André Capitão é de Esposende os restantes de Barcelos. Dividimos os custos e será assim que vamos continuar. Esta Honda fui buscá-la a casa de um amigo, há quatro dias, não tinha CDI e já não trabalhava há dois anos! Acertámos tudo o que foi possível, o mínimo para poder entrar em pista! Foi uma aventura porque eu estava sem moto. Estar aqui foi quase um milagre!

MotoX.pt: O pódio no sábado, 24 anos depois do anterior, soube bem seguramente?

A.L.: “Quando me chamaram fiquei confuso, confesso. Durante a prova só queria andar, nem sabia em que lugar é que estava nem onde tinha terminado. Quando me disseram que tinha feito um pódio quase chorei! Na corrida de domingo já foi diferente, já sabia com quem tinha que disputar a posição, e o duelo com o Fernando Mercier foi muito animado! O 3º lugar encheu-me de satisfação, uma vez mais!”

Encontramo-nos então na próxima prova no Estoril, que vai decorrer entre os dias 11 e 12 de Setembro, para ficar a conhecer a Bimota !

Partilha este artigo!

Moto Guzzi V100
Moto Guzzi V85TT
Aprilia Tuareg 650
Aprilia Tuareg 650
Moto Guzzi V100
Moto Guzzi V85TT
Moto Guzzi V85TT
Moto Guzzi V100
Aprilia Tuareg 650
Pesquisa

Não encontrado