Em finais da década de 1980 e inícios de ’90, existiam animadas corridas na classe de 125 Livre do Nacional de Velocidade, que já permitia um nível de preparação apreciável face às motos de série, que competiam na categoria de Promoção. E, ainda que muitos alinhassem nas duas provas, contava também com pilotos mais experientes, sendo notória a diferença de tempos que evidenciavam relativamente à classe de iniciação.
- Imagens: Alberto Pires e Manuel Taboada
- Montagem e realização: Alberto Pires
Na corrida de 125 Livre em Vila Real 1990, a luta pela primeira posição foi intensa, mas a rapidez e experiência de José Pereira conseguiu conter a fogosidade de Pedro Geirinhas, que havia conseguido a ‘pole-position’. Uma discussão intensa ao longo de toda a corrida no circuiro transmontano terminando assim nos dois lugares mais altos do pódio.

Muito mais animada foi a luta pelo terceiro lugar de 125 Livre, com o despique entre quatro pilotos a ser favorável a Rui Esteves. Que depois do fantástico triunfo na corrida de 125 Promoção voltou a subir ao pódio perante o seu público vilarrealense, deixando para trás outro piloto local, Costa Paulo, e ainda Jorge Duarte e Joaquim Cidade.
A loucura de Costa Paulo na 125 Livre
Num circuito simplesmente alucinante, onde o coração contava tanto como a técnica de condução, vale a pena apreciar as imagens gravadas durante os treinos, com o transmontano Costa Paulo, na sua Cagiva a fazer as curvas da descida de Mateus, a fundo. Simplesmente impressionante de ver ao vivo!

Mas, no meio de tanto virtuosismo e sangue na guelra, acabaria mesmo por ser o experiente José Pereira a levar o troféu mais apetecido, com uma corrida tacticamente bem conseguida.
Partilha este artigo!