A prova mais importante nas corridas de Vila Real 1990 foi a do Campeonato Mundial TT F1, mas a classe Superbike do Campeonato Nacional de Velocidade proporcionou um duelo formidável entre os três melhores pilotos da época, na mais emblemática pista de Portugal. Um aceso despique entre Manuel João (Kawasaki ZXR), Pedro Batista (Honda RC30) e Alexandre Laranjeira (Suzuki GSX-R) entusiasmou os milhares de espectadores que então demandavam a capital transmontana em fins de semana de gigantesca animação.
- Imagens: Alberto Pires e Manuel Taboada
- Montagem e realização: Alberto Pires
Na segunda prova da temporada nacional de Superbikes, Vila Real 1990 contou com 14 pilotos à partida de uma corrida que totalizou 103,88 quilómetros, no traçado partilhado com o Mundial Tourist Trophy que ali realizava a 3.ª prova do ano, depois da visita a Sugo, no Japão, e ao mítico TT da Ilha de Man.
Motivado pelo triunfo na corrida inaugural, em Santo André, Manuel João liderou as primeiras voltas, impondo um ritmo forte que parecia deixar os adversários em dificuldades para o acompanhar. No entanto, acabaria por ser obrigado a renunciar à luta pela vitória quando o motor da Kawasaki ZXR começou a perder rendimento. O fumo azulado que saía sob as carenagens da moto de Manuel João não deixava grande margem para dúvidas e o problema técnico colocou um ponto final numa prestação impressionante mas não impediu de subir ao pódio, com excelente 3.º posto..

E depois de Vila Real 1990…
Por seu turno, e sem nunca desistir de chegar ao primeiro lugar, Alexandre Laranjeira manteve Pedro Baptista sob intensa pressão até final da corrida de Vila Real 1990, mas o piloto da RC 30 acabou por levar a melhor, gerindo o esforço e conseguindo até até uma pequena vantagem na parte final da corrida. Uma vitória arrancada a ferros, a uma média de 150,28 km/h…
Num ano marcado por forte equilíbrio entre estes três pilotos, Laranjeira chegaria ao triunfo duas semanas depois de Vila Real 1990, ganhando a primeira corrida no Autódromo do Estoril, para terminar a época com um total de 6 vitórias. Números impressionantes mas que pouco valeram num campeonato decidido pela regularidade, com o título a pender para Manuel João que terminou todas as corridas, ganhando três delas, contra os dois triunfos e um abandono de Pedro Baptista, o 2.º classificado no final do campeonato.

Para a história das corridas na cidade de Trás-os-Montes fica este registo da prova do Nacional de Superbikes em Vila Real 1990, testemunho de uma época onde a ousadia e a coragem marcavam diferenças nas corridas de motos.
Partilha este artigo!