A evolução dos Paddock’s.

Autor:  Alberto Pires

Março 6, 2022

A evolução na categoria rainha do motociclismo de velocidade, hoje designada por MotoGP, não se deu apenas ao nível tecnológico das motos presentes em pista. O paddock, desde sempre o local por excelência no ‘Continental Circus’ para a interação entre pilotos, equipas e público, é, atualmente, um mundo fechado, com territórios distintos, dotados de soberania, guardando segredos e impondo regras de acesso distintas em função dos diferentes espaços que o compõem.

pa3 - MotoX
A evolução dos Paddock’s. 109
  • Texto: Aberto Pires
  • Fotos: Honda, Yamaha Motor Racing, RGB.racing, Paulo Ribeiro, Jan Burgers, Vicenzo Zaccaria, Joan Ferrer

Tentando reduzir a definição à sua essência, podemos dizer que uma prova de MotoGP mais não é que o momento em que um conjunto de pilotos, em diferentes motos, tentam cumprir determinado número de voltas a um circuito fechado no menor tempo possível. Esta simplicidade era, contudo, inversamente proporcional à realidade. Se acrescentarmos à definição o adjetivo ‘melhores’ a motos, pilotos e pistas, se o multiplicarmos pela importância económica e social do evento e o elevarmos tendo como expoente a sua dimensão comunicacional, obtemos um resultado final de assombrosa complexidade.

  • pa5 - MotoX
  • pa2 - MotoX

Fugir ao isolamento social

Com orçamentos estratosféricos, suportados na maioria dos casos pela presença publicitária, torna-se fundamental conciliar o isolamento e a concentração necessária para a máxima expressão em pista à vertente comercial e de relações públicas com todas as entidades de alguma forma ligadas às equipas. Há zonas de trabalho, preservadas de todo e qualquer olhar conhecedor, onde encontrar ou, pelo menos, não perder uma décima de segundo é a diferença entre o sucesso e o fracasso, e as zonas sociais, destinadas à construção e suporte da imagem, ponto de encontro obrigatório da atividade comercial que lhe está associada e, inevitavelmente, polvilhada por VIP’s de várias estirpes.

pa4 - MotoX
A evolução dos Paddock’s. 110

Recuando um pouco no tempo, nos anos ’50 e ’60 não havia ‘instalações’. O máximo a que se almejava era o acesso a uma zona com telheiro nas proximidades, ou a uma superfície sem lama em caso de chuva. Uma equipa oficial tinha mecânicos e as motos apresentavam uma decoração uniforme, sendo possível ver os primeiros patrocinadores técnicos, como óleos, pneus e travões. Os furgões eram multifunções. Nas equipas privadas havia de tudo, mas, sobretudo, imaginação e camaradagem.

  • 49406812 10216362754275746 5209936625882103808 n - MotoX
  • 49344655 10216362756115792 7066281625050415104 n - MotoX
  • 49853264 10216362755755783 6826182628102635520 n - MotoX
  • 50061754 10216362754475751 1642740895260344320 n - MotoX
  • 50196261 10216362753275721 1399502272924221440 n - MotoX
  • 50257601 10216362752875711 1086246415123873792 n - MotoX
  • 50292213 10216362753675731 353290051125248000 n - MotoX
  • 50337182 10216362756235795 5308296904583413760 n - MotoX
  • 50401018 10216362757195819 1086868820309573632 n - MotoX
  • 50418293 10216362754115742 826037414928580608 n - MotoX
  • 50422645 10216362757275821 8786367897694896128 n - MotoX
  • 50730768 10216362756475801 691874306027683840 n - MotoX
  • 41553fce87dc771adbdb805f0dc5dfc2 - MotoX
  • 60604c2c79877437552ae7701e2d9229 - MotoX
  • 82283733 2803758679684140 8147448347993571328 n - MotoX
  • 83605612 10158105703016457 5277395495356989440 n - MotoX
  • 86776611 899877500442297 8011627291522105344 o - MotoX
  • 89383523 2619745528348847 4021720501670903808 n - MotoX
  • 89572629 10219745347878472 7505987852690259968 n - MotoX
  • 89580857 10219745360118778 7068495723641176064 n - MotoX
  • 89647626 10219745351518563 7758645407025987584 n - MotoX
  • 89699378 10219745349078502 3405006753228652544 n - MotoX
  • 89728094 10219745350158529 918647673018384384 n - MotoX
  • 89761024 10219745357398710 3838009619251200000 o - MotoX
  • 89766420 10219745353918623 102987874034515968 n - MotoX
  • 89767883 10219745347798470 8228563031626350592 n - MotoX
  • 89773348 10219745347078452 2163882580460437504 n - MotoX
  • 89774790 10219745352158579 121385113043861504 n - MotoX
  • 89776402 10219745356358684 4300756710051545088 n - MotoX
  • 89791400 10219745353238606 3796020511431983104 n - MotoX
  • 89814420 10219745347198455 3403344102668894208 o - MotoX
  • 89816756 10219745358918748 1635013110928506880 n - MotoX
  • 89819615 10219745346438436 1402619079151321088 n - MotoX
  • 89828558 10219745359918773 4199615938242281472 n - MotoX
  • 89829002 10219745346478437 8249744272731930624 n - MotoX
  • 89836210 10219745360638791 3124132917320613888 n - MotoX
  • 89847375 10219745346398435 40640462318469120 n - MotoX
  • 89849192 10219745353558614 6035483572725350400 n - MotoX
  • 90234369 10219745358278732 1206241122699968512 n - MotoX
  • 91244996 130692608515863 3792126990434172928 o - MotoX
  • 95139426 2732960470267473 6092203911563706368 n - MotoX
  • 76732173 1431292767028102 3639295866310754304 o cópia - MotoX

A riqueza dos pneus suplentes

Nos anos ’70 as coisas começam a ser mais organizadas. As áreas de trabalho começavam a ser delimitadas, recorrendo-se para o efeito ao estacionamento dos furgões. Os privados, por insuficiência de veículos, definiam o espaço com uma simples corda. Outro sinal exterior de profissionalismo era o número de pneus suplentes.

  • 80955814 138902467561314 7699682068761935872 o - MotoX
  • 318193 394733587203877 630353296 n - MotoX
  • 547908 488167201241465 575808965 n - MotoX
  • 1239174 517006891725006 1459091873 o - MotoX
  • 22045642 787070444805718 8699934334723833703 n 1 - MotoX
  • 45313859 2112707389042163 1937121754774241280 o - MotoX
  • 46273118 1976519229094392 6374490306380824576 o - MotoX
  • 46312942 1976521529094162 7102391025720623104 o - MotoX
  • 46322116 1976521725760809 2592484805811634176 o - MotoX
  • 46349047 1976519939094321 691179015246970880 o - MotoX
  • 47497868 2255836104701862 1854372110235860992 n - MotoX
  • 49712266 1775568055882651 6838336380527968256 o - MotoX
  • 59529162 1170560536456705 626956253305765888 n - MotoX
  • 66843625 10213623530682888 1164051074835808256 o - MotoX
  • 67960160 2624057590960664 8175123072844562432 n - MotoX
  • 79144852 197481678079695 1928745164092735488 n - MotoX
  • 79315938 2832706076792617 955221110545186816 o - MotoX
  • 80665768 182731379511746 1656077580463243264 n - MotoX
  • 81902878 10219209798133235 5970430782584389632 n 1 - MotoX
  • 82148816 10218859032219637 7123032256293109760 o 1 - MotoX
  • 82281981 1499608230187253 2087402265324290048 o 1 - MotoX
  • 83311565 2668333189924075 8802649684922335232 o 1 - MotoX
  • 86465356 2545698178869631 7230328158619172864 n 1 - MotoX
  • 89776877 10219745355198655 5995437387851759616 n 1 - MotoX
  • 90261685 2768837229896322 1346810918352191488 o 1 - MotoX
  • 91417101 2812096102244563 7117141133121028096 o 1 - MotoX
  • 92018365 10158582580986457 6429128543858327552 n 1 - MotoX
  • 92678249 3122004014486403 8126918829520453632 n 1 - MotoX
  • 93052388 2728045947322305 1725745841244733440 o 1 - MotoX
  • 93097271 3122003371153134 2123141010316853248 n 1 - MotoX
  • 94023256 2679145132191601 8905495172201054208 n 1 - MotoX
  • 98362895 2531687367144161 8553163701941698560 n 1 - MotoX
  • 125956057 10225123227937112 5744494115718854523 n 1 - MotoX

Nos anos ’80 dá-se importante salto qualitativo com a chegada dos grandes patrocinadores, atraídos por uma crescente afluência do público e cobertura mediática. Os pilotos começam a orgulhar-se das suas roulotes e surgem as primeiras ‘umbrella girls‘, antes ainda de desaparecer a lama no interior do circuito. Com as motos cada vez mais caras só o suporte técnico e os prémios de presença, sobretudo em provas internacionais extracampeonato, permitiam que a grande maioria dos pilotos fossem ‘privados’. A possibilidade de vencer na classe rainha foi-se reduzindo rapidamente, ano após ano, em sonho apenas mantido nas classes de menor cilindrada. O aumento da performance das motos oficiais aliada à impossibilidade de aceder às máquinas mais competitivas, mesmo dispondo dos meios financeiros para as suportar, iria nas duas décadas seguintes levar à extinção das equipas privadas. E com isso, todo o ambiente familiar que o rodeava.

  • 22829361 801926696653426 4648714782419884676 o - MotoX
  • 72115172 2465485436839777 6763342935825055744 o - MotoX
  • 72355458 2465483573506630 5072150737836834816 o - MotoX
  • 72410816 2465476880173966 6840961043632488448 o - MotoX
  • 72454710 2465484626839858 7373913927551287296 o - MotoX
  • 72484912 2465483316839989 8930690180503830528 o - MotoX
  • 72585264 2465479300173724 7739580962027077632 o - MotoX
  • 72624939 2465483330173321 6376743742577049600 o - MotoX
  • 73381229 2465493036839017 281571707964096512 o - MotoX
  • 79979388 1588876754619110 4963420660031291392 o - MotoX
  • 81424741 2420367708276128 8142257270130999296 o - MotoX
  • 82565175 2676510519070600 1442853830269075456 o - MotoX
  • 82635236 2676512469070405 3748970652237824000 o - MotoX
  • 82886421 2676512165737102 8928993195975507968 o - MotoX
  • 83094594 494572148107494 6840546635122999296 n - MotoX
  • 83176126 2693390047382647 305759331687596032 o - MotoX
  • 83230154 2676510682403917 6995451708759343104 o - MotoX
  • 83459013 10219041898112152 5493838611302318080 o - MotoX
  • 83515968 2694367360618249 3613339609414500352 o - MotoX
  • 83577588 2682455278476124 3092604013372243968 o - MotoX
  • 83966786 2832031513549819 7389313373877305344 o - MotoX
  • 84253138 2693390250715960 9011599848167702528 o - MotoX
  • 84307654 2682455391809446 4163832654438858752 o - MotoX
  • 84413141 2694366200618365 4530381991161364480 o 1 - MotoX
  • 86295389 10221737189202537 6938213895081295872 n - MotoX
  • 93220745 10222849673578153 5783795199234801664 o - MotoX
  • 93956778 216875103097383 8905968237078904832 n - MotoX
  • 94257677 10217518199891736 100981050565459968 o - MotoX
  • Salzbug1980 - MotoX

Partilha este artigo!

Moto Guzzi V100
Moto Guzzi V85TT
Aprilia Tuareg 650
Aprilia Tuareg 650
Moto Guzzi V100
Moto Guzzi V85TT
Moto Guzzi V85TT
Moto Guzzi V100
Aprilia Tuareg 650
Pesquisa

Não encontrado