Passeio aos Moinhos de água de Espantar, Serra de Arga e Corno do Bico

Autor:  Jorge Casais

Fevereiro 12, 2022

  • Texto e fotos: Jorge Casais
1 - MotoX

Mais uma sexta-feira, mais uma manhã de trabalho na Ferespe e de tarde mais uma passeata na companhia do Paulo Faia.

O dia de hoje tinha como objectivo uma passagem pelos Moinhos de água na aldeia de Espantar, passar pela Serra de Arga, fazer uma visita ao Mosteiro de S. João D’Arga e passar pelo Corno do Bico… mas também percorrer umas estradas secundárias até chegar a Ponte da Barca e, depois, Barcelos. De facto conseguimos passar pelos pontos que estavam planeados mas a chegada a casa já foi bem tarde…

Apesar da tarde ter estado bem nublada durante quase todo o passeio, tivemos uma temperatura bastante razoável que permitiu tirar forros do casaco e conduzir com luvas de verão.

Saímos da Ferespe pelas 13h00m para nos dirigirmos ao primeiro ponto planeado. Não era longe, pois foi em Ribeirão, e o intuito era apanharmos um pouco mais à frente a EM572. Nesta seguimos até a mesma encontrar a EN206, cortámos à direita e uma centena de metros mais à frente voltámos a cortar à esquerda para apanharmos a EM570. Este percurso é bem conhecido e não me canso de passar pelo mesmo. Torna-se desagradável quando, como hoje, os campos estão a ser fertilizados e o cheiro que deles emana é mesmo muito mau. Não é natural. Adiante …

O destino seguinte foi Barcelos, ou melhor dizendo, passar pela cidade mas ao largo. Para lá chegarmos percorremos parcialmente a EN204 para, depois de passarmos Barcelos, continuarmos na mesma estrada até Balugães. Aqui chegados aparece-nos aquela que é para mim uma das estradas mais bonitas de Portugal, a EN308, que desta vez a percorremos apenas durante cerca de 2 km pois o nosso destino era outro… foram as EN305, EN202 e a EM526 que nos levaram até aos Moinhos de Água de Espantar.

São três moinhos que aqui encontramos, estando um bem junto à estrada e os outros dois mais acima. Todos eles são visitáveis e aparentam um bom estado de conservação. “Cheirava” já a serra de Arga mas antes fomos até ao Café e Restaurante Caçana. Foi o César Vieira quem me falou pela primeira vez neste café. Em Janeiro do ano passado (num dia gélido) nos levou-nos lá, mas estava fechado. A ideia pelos vistos era “degustarmos” o Champarrião. Hoje ficámo-nos por uma sande misaa de pão e queijo acompanhada por uma Coca Cola.

Registo e partilho que conseguimos estar na esplanada sem vento e que a paisagem que temos pela frente é bem simpática. Recomendo a visita quer dos moinhos quer ao café Caçana.

De volta à estrada, e continuando pela EM526, lá fomos até ao próximo destino de paragem. O Mosteiro de S. João D’Arga, já a percorrer a EM552.

Partilho que estas duas estradas municipais são magníficas, pois temos sempre uma boa paisagem a acompanhar e muita curva pelo meio. No meu caso, que ia de Yamaha YZF-R7, confesso que aqui e ali se torna desagradável pois o piso não se encontra nas melhores condições… mas temos que ser duros e o prazer de conduzir esta “pequena Super Sport” é tanto que até me esqueço deste detalhe.

O Mosteiro situa-se num spot incrível. Muito calmo, a ouvirmos a água do Ribeiro de São João a correr lá mais abaixo.

Este Mosteiro é alvo de romaria em finais de Agosto e, nessa altura, pagam-se promessas dando 3 voltas à capela. No final são dadas duas esmolas, uma para o Santo São João Baptista e uma outra ao diabo.

Mas o Mosteiro tem ainda uma outra particularidade pois é também albergue para os caminhantes.

  • 7 - MotoX
  • 8 - MotoX

É mais um daqueles locais que recomendo vivamente a visita.

De volta a EM552 seguimos na até encontrar um outro spot que, para mim, é obrigatório parar, as duas pontes depois de passarmos pela aldeia de Arga de Baixo.

  • 9 - MotoX
  • 10 - MotoX
  • 11 - MotoX

O ribeiro de Arga tem mais acima um outro local que nunca visitei (e mais uma vez não foi desta) e que já li que merece a visita. Trata-se da Ponte das Traves… num próximo passeio por estas bandas vou procurar não falhar.

Se até aqui o conjunto estrada e paisagem tinha sido magnífico, o que tínhamos pela frente não lhe ficou atrás. Uns km mais à frente a EM552 deixa-nos na EN301 e nesta circulamos até Paredes de Coura para, uns km mais à frente, tomarmos uma estrada que nos levaria até à Igreja de Ecce Homo, na freguesia de Padornelo.

13 - MotoX
Passeio aos Moinhos de água de Espantar, Serra de Arga e Corno do Bico 16

Partilho que, para mim, esta zona de paisagem protegida de Corno do Bico é brutalmente bonita e que nunca me importo de andar por aqui a vaguear pelas ruelas das várias aldeias que aqui existem. Desta vez apenas passamos sem parar, mas ficou prometido ao Paulo Faia virmos passar aqui umas horitas nas nossas motos.

A EN303 levou-nos até pouco antes de Rio frio onde viramos à direita pelo caminho do Peso que nos levou até à aldeia de Távora (São Vicente)… mais uma estrada que recomendo vivamente.

O passeio estava prestes a terminar e começava a anoitecer mas a seguir a Ponte da Barca ainda percorremos várias estradas divinais.

EM533 …

… EN307, CM1161, EM532-2, CM1164, EM539, EM541 e EN205

Paulo, uma vez mais obrigado pela companhia!

  • Percorridos 294 km
  • Percurso seleccionado 165 km
  • Horas efectivas de condução 05h45m
  • Total de horas em passeio 06h48m
  • Altitude máxima 604 m
  • Moto Yamaha YZF-R7

Partilha este artigo!

Moto Guzzi V100
Moto Guzzi V85TT
Aprilia Tuareg 650
Aprilia Tuareg 650
Moto Guzzi V100
Moto Guzzi V85TT
Moto Guzzi V85TT
Moto Guzzi V100
Aprilia Tuareg 650
Pesquisa

Não encontrado