Vai de Moto e ‘manda’ os outros ir também !

Texto: Paulo Ribeiro

Ele há campanhas e campanhas! Há campanhas de verão e campanhas sem juros. Há campanhas que exaltam as vantagens de ir para fora cá dentro e campanhas que oferecem litros de gasolina. Campanhas de prevenção e campanhas de vendas online. Campanhas contra o preconceito e campanhas a favor da adoção de animais. Campanhas de saldos, de limpeza de praias, de doações, de sensibilização e consciencialização. E, depois, há campanhas inteligentes, oportunas, perfeitamente enquadradas no tempo e com objetivos devidamente delineados, prontas a mudar consciências e derrubar preconceitos.

A campanha Vai de Moto é um exemplo claro de como transformar uma dificuldade numa janela de oportunidade. Para o mercado e, não menos importante, para as pessoas. Na 3.ª vaga desta ação criada e promovida pela Comissão de Motociclos da ACAP, o reforço do apelo à utilização da moto vai mais longe. Mensagem que pretende ir (muito mais) além do universo motociclístico. Que oferece, na génese, uma oportunidade única para solucionar grande parte dos obstáculos que crescem como cogumelos nas grandes cidades, do trânsito caótico à falta de estacionamento. Mas também para quem busca diversão e aventura, tornando reais os sonhos de evasão.

O mercado está atento aos sinais e procura caminhos para sair da crise económica e social criada pela pandemia. Aquilo que nós, motociclistas, já sabemos há muitos anos, é a escada de salvação lançada a quem ainda não descobriu as inegáveis vantagens da mobilidade em duas rodas. Com um timing apropriado, coincidindo a chegada dos dias mais agradáveis para a prática da modalidade, boa parte das marcas que operam no mercado nacional (que não todas…) procuram reforçar tendência de crescimento de um mercado que contrariou as regras da crise. As vendas não caíram a pique como sucedeu em tantos outros setores, mas a versatilidade, a economia, a rapidez, a facilidade de estacionamento, o estilo e o prazer de condução podem atrair todo um universo de novos motociclistas.

Potenciais utilizadores, um público diferenciado, que marcas como a Aeon, Aprilia, Benelli, BMW, Daelim, Derbi, Ducati, Hanway, Harley-Davidson, Honda, Hyosung, Kawasaki, Keeway, Montesa, Moto Guzzi, Peugeot, Piaggio, Riya, Scomadi, Suzuki, SYM, Triumph, UM ou Yamaha querem cativar. De forma simples, mas eficaz, com uma mensagem que, mais que nunca, faz sentido repetir até à exaustão. E é nesse sentido que trabalham empresas como a American Motorcycles BMW Portugal, Conceição Machado, Desmotron, Honda, Moteo, Multimoto, Triumph ou Yamaha. A nós, motociclistas, já conhecedores dessas vantagens, cabe-nos o papel de acolher, aconselhar, acarinhar a apoiar quem agora descobre esta realidade ímpar que é o simples facto de andar de moto. E integrá-los da melhor forma numa comunidade que se quer unida e forte.

Benelli TRK 702

Benelli TRK 702 X. Novo paradigma

Com promessas de agitar fortemente o segmento de mercado mais animado do momento, a Benelli TRK 702 e 702 X chega a Portugal com trunfos de peso. Do preço competitivo ao nível de equipamento, da estética agressiva às ofertas promocionais. Sim, que tudo deve ser levado em linha de conta quando se trata de mais […]

Continuar
EN 360

EN 360. De Montelo à Foz do Arelho

Novo bilhete, nova viagem. Que é como quem diz, mais uma moedinha, mais uma estrada nacional percorrida. Desta feita foi a EN 360 e, tal como todas as outras, do seu início até final. Claro que, para a percorrer na totalidade, foi necessário ter alguma liberdade de pensamento ao criar o ‘track’. É que a […]

Continuar
Macbor Montana XR1 125

Paulo Anjos. “Macbor Montana XR1 125 tem potencial enorme”

Reconhecendo a importância no mercado nacional da recém-chegada Macbor Montana XR1 125, Paulo Sérgio Anjos acredita que o renovado modelo tem argumentos para ampliar o volume de vendas. Assim, para o diretor geral da MB Portugal, os trunfos maiores assentam no elevado nível de equipamento, incluindo o conjunto de malas de série. E acredita que, […]

Continuar