Honda E-Clutch. O vídeo
Maio 5, 2024
A Honda E-Clutch é a resposta ao sonho de muitos motociclistas. Uma tecnologia inovadora que permite usufruir das vantagens de uma caixa de velocidades convencional mas sem a necessidade de recorrer constantemente à manete embraiagem. A Honda estreou a nova embraiagem controlada eletronicamente nas renovadas CBR650R e CB650R e o resultado é espantoso. A revolução…

A Honda E-Clutch é a resposta ao sonho de muitos motociclistas. Uma tecnologia inovadora que permite usufruir das vantagens de uma caixa de velocidades convencional mas sem a necessidade de recorrer constantemente à manete embraiagem. A Honda estreou a nova embraiagem controlada eletronicamente nas renovadas CBR650R e CB650R e o resultado é espantoso.

- Por: Paulo Ribeiro
- Imagens: Dom Read-Jones, Chris Read-Jones, Rowan Muskin e Joe Dick
- Realização e montagem: Alberto Pires
A revolução é enorme. Quase tão grande como a criação da roda. E, no entanto, tão simples. Um verdadeiro Ovo de Colombo que pode alterar por completo o paradigma da condução de motos. Ou não! É tudo uma questão de perspetiva e de utilização da nova E-Clutch. Por um lado, assume os atributos mais desportivos dos sistemas de mudanças rápidas, vulgo ‘quick-shifter’ mas, por outro, liberta a mente dos menos experientes no caos do trânsito urbano. Literalmente o melhor de dois mundos. Ou, pensando bem, de três.
Afinal é mais simples e prático do que uma caixa manual; mais eficaz e versátil do que o ‘quick-shifter’; mais intuitivo e mais leve do que o DCT. Assim é a E-Clutch, inovadora embraiagem eletrónica em estreia absoluta nas CB650R e CBR650R de 2024. Um mimo de facilidade e rapidez, de eficácia e simplicidade, de diversão e descontração que testamos em ambiente urbano e nas mais recurvadas estradas nos Alpes Marítimos, bem no sul de França.
Para se perceber a dimensão do feito, sublinhar que o sistema permite fazer tudo o que fazem todas as outras motos juntas! A começar pelas automáticas até às de caixa manual convencional, passando pelas equipadas com ‘quick-shifter’ ou com DCT. Mas quem quiser saber tudo e ainda com mais detalhes pode ler aqui o teste completo ao sistema Honda E-Clutch instalado nas CBR650R e CB650R,
Partilha este artigo!