EICMA 2025. O brilho da CFMOTO

Autor:  Paulo Ribeiro

Novembro 17, 2025

A marca que mais cresceu no mercado nacional mostrou novidades tão significativas na EICMA 2025 que não admiraria que, em 2026, entrasse no pódio das mais vendidas em Portugal. E na Europa! Para o Diretor Comercial da CFMOTO Portugal, Paulo Cintra, as perspetivas desvendadas neste vídeo são extremamente positivas, com novos produtos bem adaptados aos gostos e desejos lusitanos além das novidades que espantaram o universo motociclístico.

  • Por: Paulo Ribeiro
  • Fotos: Paulo Ribeiro e EICMA
  • Montagem e realização: Alberto Pires

A EICMA 2025 confirmou aquilo que se esperava da CFMOTO, mostrando que o sucesso de vendas, em crescimento contínuo, que vai registando um pouco por todo o Mundo, tem reflexo inequívoco junto do público. E, entre os mais de 600 mil que visitaram o maior certame mundial de motos, as muitas novidades confirmaram o acerto da filosofia central da empresa em conceber, desenvolver e fabricar motos e veículos tecnicamente evoluídos e com elevados padrões de qualidade mas, ainda assim, acessíveis ao mercado.

Explicações dadas na conferência de Imprensa da EICMA 2025 por Markus Ferch, Vice-Presidente de Vendas para a Europa, e reiteradas por Paulo Cintra, diretor comercial da CFMOTO Portugal, enaltecendo um ano fantástico em termos comerciais e com promessas de manter o ritmo de crescimento em2026.

CFMOTO na EICMA 2025 - MotoX
EICMA 2025. O brilho da CFMOTO 26

Uma das razões para tamanho otimismo foi a apresentação, na EICMA 2025, da CFMOTO 1000MT-X que se posiciona no topo da completa gama MT, que contava já com a 450MT, a 700MT e a 800MT apresentada em 2025. O motor de dois cilindros paralelos de 946,2 cc e apenas 56 quilos de peso, oferece uma potência de 111 cv às 8.500 rpm e um binário de 105 Nm às 6.250 rpm. Contributo importante para um peso a seco de 199 kg, mesmo na barreira psicológica das maxi-trail, enquanto o depósito de combustível, com 22,5 litros de capacidade, anuncia mais de 450 km de autonomia.

CFMOTO LG 1000MTX na EICMA 2025 00 - MotoX

CFMOTO 1000MTX a EICMA 2025

CFMOTO LG 800MT na EICMA 2025 01 - MotoX

CFMOTO 1000MTX a EICMA 2025

Longas distâncias a percorrer de forma confortável graças à otimização da ergonomia, aos pneus Pirelli Scorpion Rally STR que mantêm a aderência em todo o tipo de percursos, suspensão KYB totalmente ajustável, travões Brembo, IMU Bosch de 6 eixos, cinco modos de condução, ABS, controlo de tração, ecrã TFT táctil de 8″, TPMS, quickshifter, punhos e assento aquecidos, ‘cruise control’, guiador e para-brisas ajustáveis.

Completa lista de equipamentos que não limitou a imaginação dos designers da marca ao criar a 1000MT-X Crafted, mostrada em exclusivo na EICMA 2025 e que demonstra as inúmeras possibilidade de alterar e personalizar esta moto. A forqueta e rodas em tom de bronze, tampas do motor em cinza acetinado, proteções adesivas no quadro, tampa magnética do braço oscilante e barras de proteção reforçam a aparência de robustez, podendo ainda somar-se uma série de equipamentos opcionais de fábrica, do conjunto de malas e respetivas fixações aos faróis de nevoeiro, passando por diversas proteções.

CFMOTO 1000MTX na EICMA
EICMA 2025. O brilho da CFMOTO 27

Ainda por definir à data da EICMA 2025, o preço da CFMOTO 1000 MT-X adivinha-se com a competitividade que é comum a toda a gama do construtor chinês, sendo que a chegada ao mercado português está agendada para os primeiros meses de 2026, com decorações em azul e em verde.

O V4 que mereceu a atenção de todos

Continuando a conversa com Paulo Cintra, tempo para perceber que a inovação que é ponto de honra da CFMOTO deriva de três vetores essenciais a começar, obviamente, pelo design, mas também a performance e a qualidade. Além disso, a tecnologia e a inovação continuam como pilares da marca, bem patentes na CFMOTO V4 SR-RR que foi, de forma natural, uma das ‘Motos do Salão’ desta EICMA 2025.

CFMOTO V4 na EICMA 2025 06 - MotoX

CFMOTO V4 na EICMA 2025

CFMOTO V4 na EICMA 2025

CFMOTO V4 na EICMA 2025

CFMOTO V4 na EICMA 2025

CFMOTO V4 na EICMA 2025

Mais do que modelo topo de gama da família SR, a V4 SR-RR é afirmação de intenções da CFMOTO, combinando design com performances, sublinhadas pelos resultados em banco de ensaio, ao mesmo tempo que vai vendo o peso reduzido e a aerodinâmica melhorada, mas sem nunca sacrificar o equilíbrio estético e funcional. Em termos técnicos, o destaque vai para o motor V4 a 90° de 997 cc, com uma potência que já ultrapassa os 210 cavalos medidos na cambota o que, juntamente com um peso em ordem de marcha inferior aos 200 kg, anuncia uma relação peso/potência de 0,86 kg/cv.

CFMOTO na EICMA 2025
EICMA 2025. O brilho da CFMOTO 28

Ou seja, uma entrada direta para o topo da categoria das superbikes, além de prometer uma curva de potência ampla, linear e progressiva, permitindo a exploração plena de todo o potencial da V4, sendo todos os componentes projetados para garantir uma resposta imediata e facilmente controlável do acelerador, tanto na estrada quanto na pista, com uma eletrónica de eleição que garante o máximo controlo da potência e da segurança.

Um dos grandes motivos para o enorme sucesso da CFMOTO V4 SR-RR na EICMA 2025 foi, sem dúvida, a marcante imagem desportiva, exalando um dinamismo futurista onde nem faltam soluções revolucionárias como as asas que permitem uma aerodinâmica ativa, ajustando-se milimetricamente em função das necessidades de maior ou menor ‘downforce’. Isto além da suspensão eletrónica semi-ativa ou o sistema de escape Akrapovič que a colocam ao nível de qualquer moto premium de marcas concorrentes, num modelo que servirá como plataforma para o desenvolvimento de futuras propostas, eventualmente de outros segmentos.

Novidades para todos… os segmentos

Mas as novidades não ficaram por aqui e na EICMA 2025 foi possível ver modelos de oito segmentos distintos onde a CFMOTO marca presença, desde as desportivas, às cruisers, passando pelas aventureiras e scooters, com cilindradas de 125 cc a mais de 1000 cc, dispersas pelas famílias SR (V4 SR-RR, 675SR-R e 450SR), MT (1000MT-X Crafted, 1000MT-X, 700MT, 800MT-ES e 450MT), NK (125NK, 675NK GP e 800NK MSC) e Scooter (125SC-F). Além das propostas elétricos da ZEEHO, marca do universo CFMOTO, nomeadamente as AE8 MAX e AE7.

Nota importante numa marca que se quer jovem e moderna, a presença no desporto não passou despercebida com a visita de pilotos e outros elementos da Aspar Racing Team, equipa vencedora de cinco títulos de Moto3 e Moto2 em 2025, na apresentação de uma edição especial da 675NK GP. Na EICMA 2025 esta naked de média cilindrada, que combina performance, tecnologia, versatilidade e design marcante, surgiu com pintura inspirada nas corridas juntamente com uma série de peças especiais, numa verdadeira homenagem aos esforços da CFMOTO ao mais alto nível do desporto motociclístico.

O peso das 4 rodas na EICMA 2025

Por outro lado, e dado o peso económico dos veículos de quatro rodas no negócio da CFMOTO e da sua importância no mercado nacional, era impossível passar ao lado dos ATV, UTV e SSV da casa chinesa. Tanto mais que o protótipo CFORCE Tech Gen⁴ exigia mesmo um olhar atento a um verdadeiro monstro de tecnologia. Veículo que mostrou na EICMA 2025 o ‘know-how’ da CF Moto nos veículos de quatro rodas, dominadores absolutos no mercado europeu e em Portugal, onde mantêm a liderança absoluta nos últimos três anos.

CFMOTO GR ATV na EICMA 2025 04 - MotoX

CFMOTO ATV na EICMA 2025

CFMOTO ATV na EICMA 2025

CFMOTO ATV na EICMA 2025

Um ATV que representa uma verdadeira redefinição do segmento, através de uma atenção especial à experiência de condução e à ligação entre homem e máquina além da cuidada integração tecnológica, onde os detalhes fazem a diferença. Da iluminação exclusiva, à tecnologia E-Shift, passando pelos espaços de arrumação integrados, amplas áreas de carga e apoios de pés ergonómicos para uma condução mais intuitiva.

Um olhar mais atento durante a EICMA 2025 permitiu ainda perceber outras inovações, com destaque para os sistemas que garantem maior segurança e confiança na condução. Entre outros, nota para o sistema de controlo eletrónico de estabilidade e uma agilidade melhorada, com um chassi mais flexível, direção às quatro rodas, sistema de travagem e iluminação frontal adaptativa para iluminar as curvas mais apertadas. Também a suspensão hidráulica ganhou um sistema de ajuste automático às variações de altura ao solo, a barra estabilizadora pode ser desacoplada e o controlo de tração garante que até os trilhos mais exigentes se tornam simples.

CFMOTO na EICMA 2025
EICMA 2025. O brilho da CFMOTO 35

Uma mostra do que poderá ser a tecnologia embarcada nos veículos de série, já a partir de 2027, revelando a importância da gama de 4 rodas que conta com mais três novidades reveladas na EICMA 2025: CFORCE C4, CFORCE C5 Touring e CFORCE C6 Pro Touring. Modelos baseados na visão desvendada com a ‘concept-bike’ CFORCE Gen4 DNA na edição do ano passado do Salão de Milão, confirmando a evolução das propostas concetuais para as linhas produção.

Modelos apreciados na EICMA 2025 e que revelam uma nova linguagem de design, ousada e sem concessões, demonstrando uma capacidade em combinar linhas modernas e arrojadas com funcionalidade e eficiência prática. E que se estende à gama de UTV, nomeadamente aos novos UFORCE U10 XL Pro Highland e UFORCE U6 EV ou ao espetacular SSV ZFORCE Z10-4, confirmando que os responsáveis da CFMOTO têm motivos para sorrir, com novas tecnologias, tanto nas duas como nas quatro rodas, a reforçar o estatuto de grandes propostas comerciais.

CFMOTO na EICMA 2025
EICMA 2025. O brilho da CFMOTO 36

Partilha este artigo!

Moto Guzzi V100
Moto Guzzi V85TT
Aprilia Tuareg 650
Promoção Suzuki V-Strom 1050
Aprilia Tuareg 650
Moto Guzzi V100
Moto Guzzi V85TT
Moto Guzzi V85TT
Moto Guzzi V100
Aprilia Tuareg 650
Promoção Suzuki V-Strom 1050
Promoção Suzuki V-Strom 1050
Pesquisa

Não encontrado