A marca que mais cresceu no mercado nacional mostrou novidades tão significativas na EICMA 2025 que não admiraria que, em 2026, entrasse no pódio das mais vendidas em Portugal. E na Europa! Para o Diretor Comercial da CFMOTO Portugal, Paulo Cintra, as perspetivas desvendadas neste vídeo são extremamente positivas, com novos produtos bem adaptados aos gostos e desejos lusitanos além das novidades que espantaram o universo motociclístico.
- Por: Paulo Ribeiro
- Fotos: Paulo Ribeiro e EICMA
- Montagem e realização: Alberto Pires
A EICMA 2025 confirmou aquilo que se esperava da CFMOTO, mostrando que o sucesso de vendas, em crescimento contínuo, que vai registando um pouco por todo o Mundo, tem reflexo inequívoco junto do público. E, entre os mais de 600 mil que visitaram o maior certame mundial de motos, as muitas novidades confirmaram o acerto da filosofia central da empresa em conceber, desenvolver e fabricar motos e veículos tecnicamente evoluídos e com elevados padrões de qualidade mas, ainda assim, acessíveis ao mercado.
Explicações dadas na conferência de Imprensa da EICMA 2025 por Markus Ferch, Vice-Presidente de Vendas para a Europa, e reiteradas por Paulo Cintra, diretor comercial da CFMOTO Portugal, enaltecendo um ano fantástico em termos comerciais e com promessas de manter o ritmo de crescimento em2026.

Uma das razões para tamanho otimismo foi a apresentação, na EICMA 2025, da CFMOTO 1000MT-X que se posiciona no topo da completa gama MT, que contava já com a 450MT, a 700MT e a 800MT apresentada em 2025. O motor de dois cilindros paralelos de 946,2 cc e apenas 56 quilos de peso, oferece uma potência de 111 cv às 8.500 rpm e um binário de 105 Nm às 6.250 rpm. Contributo importante para um peso a seco de 199 kg, mesmo na barreira psicológica das maxi-trail, enquanto o depósito de combustível, com 22,5 litros de capacidade, anuncia mais de 450 km de autonomia.
Longas distâncias a percorrer de forma confortável graças à otimização da ergonomia, aos pneus Pirelli Scorpion Rally STR que mantêm a aderência em todo o tipo de percursos, suspensão KYB totalmente ajustável, travões Brembo, IMU Bosch de 6 eixos, cinco modos de condução, ABS, controlo de tração, ecrã TFT táctil de 8″, TPMS, quickshifter, punhos e assento aquecidos, ‘cruise control’, guiador e para-brisas ajustáveis.
Completa lista de equipamentos que não limitou a imaginação dos designers da marca ao criar a 1000MT-X Crafted, mostrada em exclusivo na EICMA 2025 e que demonstra as inúmeras possibilidade de alterar e personalizar esta moto. A forqueta e rodas em tom de bronze, tampas do motor em cinza acetinado, proteções adesivas no quadro, tampa magnética do braço oscilante e barras de proteção reforçam a aparência de robustez, podendo ainda somar-se uma série de equipamentos opcionais de fábrica, do conjunto de malas e respetivas fixações aos faróis de nevoeiro, passando por diversas proteções.

Ainda por definir à data da EICMA 2025, o preço da CFMOTO 1000 MT-X adivinha-se com a competitividade que é comum a toda a gama do construtor chinês, sendo que a chegada ao mercado português está agendada para os primeiros meses de 2026, com decorações em azul e em verde.
O V4 que mereceu a atenção de todos
Continuando a conversa com Paulo Cintra, tempo para perceber que a inovação que é ponto de honra da CFMOTO deriva de três vetores essenciais a começar, obviamente, pelo design, mas também a performance e a qualidade. Além disso, a tecnologia e a inovação continuam como pilares da marca, bem patentes na CFMOTO V4 SR-RR que foi, de forma natural, uma das ‘Motos do Salão’ desta EICMA 2025.
Mais do que modelo topo de gama da família SR, a V4 SR-RR é afirmação de intenções da CFMOTO, combinando design com performances, sublinhadas pelos resultados em banco de ensaio, ao mesmo tempo que vai vendo o peso reduzido e a aerodinâmica melhorada, mas sem nunca sacrificar o equilíbrio estético e funcional. Em termos técnicos, o destaque vai para o motor V4 a 90° de 997 cc, com uma potência que já ultrapassa os 210 cavalos medidos na cambota o que, juntamente com um peso em ordem de marcha inferior aos 200 kg, anuncia uma relação peso/potência de 0,86 kg/cv.

Ou seja, uma entrada direta para o topo da categoria das superbikes, além de prometer uma curva de potência ampla, linear e progressiva, permitindo a exploração plena de todo o potencial da V4, sendo todos os componentes projetados para garantir uma resposta imediata e facilmente controlável do acelerador, tanto na estrada quanto na pista, com uma eletrónica de eleição que garante o máximo controlo da potência e da segurança.
Um dos grandes motivos para o enorme sucesso da CFMOTO V4 SR-RR na EICMA 2025 foi, sem dúvida, a marcante imagem desportiva, exalando um dinamismo futurista onde nem faltam soluções revolucionárias como as asas que permitem uma aerodinâmica ativa, ajustando-se milimetricamente em função das necessidades de maior ou menor ‘downforce’. Isto além da suspensão eletrónica semi-ativa ou o sistema de escape Akrapovič que a colocam ao nível de qualquer moto premium de marcas concorrentes, num modelo que servirá como plataforma para o desenvolvimento de futuras propostas, eventualmente de outros segmentos.
Novidades para todos… os segmentos
Mas as novidades não ficaram por aqui e na EICMA 2025 foi possível ver modelos de oito segmentos distintos onde a CFMOTO marca presença, desde as desportivas, às cruisers, passando pelas aventureiras e scooters, com cilindradas de 125 cc a mais de 1000 cc, dispersas pelas famílias SR (V4 SR-RR, 675SR-R e 450SR), MT (1000MT-X Crafted, 1000MT-X, 700MT, 800MT-ES e 450MT), NK (125NK, 675NK GP e 800NK MSC) e Scooter (125SC-F). Além das propostas elétricos da ZEEHO, marca do universo CFMOTO, nomeadamente as AE8 MAX e AE7.






Nota importante numa marca que se quer jovem e moderna, a presença no desporto não passou despercebida com a visita de pilotos e outros elementos da Aspar Racing Team, equipa vencedora de cinco títulos de Moto3 e Moto2 em 2025, na apresentação de uma edição especial da 675NK GP. Na EICMA 2025 esta naked de média cilindrada, que combina performance, tecnologia, versatilidade e design marcante, surgiu com pintura inspirada nas corridas juntamente com uma série de peças especiais, numa verdadeira homenagem aos esforços da CFMOTO ao mais alto nível do desporto motociclístico.
O peso das 4 rodas na EICMA 2025
Por outro lado, e dado o peso económico dos veículos de quatro rodas no negócio da CFMOTO e da sua importância no mercado nacional, era impossível passar ao lado dos ATV, UTV e SSV da casa chinesa. Tanto mais que o protótipo CFORCE Tech Gen⁴ exigia mesmo um olhar atento a um verdadeiro monstro de tecnologia. Veículo que mostrou na EICMA 2025 o ‘know-how’ da CF Moto nos veículos de quatro rodas, dominadores absolutos no mercado europeu e em Portugal, onde mantêm a liderança absoluta nos últimos três anos.
Um ATV que representa uma verdadeira redefinição do segmento, através de uma atenção especial à experiência de condução e à ligação entre homem e máquina além da cuidada integração tecnológica, onde os detalhes fazem a diferença. Da iluminação exclusiva, à tecnologia E-Shift, passando pelos espaços de arrumação integrados, amplas áreas de carga e apoios de pés ergonómicos para uma condução mais intuitiva.
Um olhar mais atento durante a EICMA 2025 permitiu ainda perceber outras inovações, com destaque para os sistemas que garantem maior segurança e confiança na condução. Entre outros, nota para o sistema de controlo eletrónico de estabilidade e uma agilidade melhorada, com um chassi mais flexível, direção às quatro rodas, sistema de travagem e iluminação frontal adaptativa para iluminar as curvas mais apertadas. Também a suspensão hidráulica ganhou um sistema de ajuste automático às variações de altura ao solo, a barra estabilizadora pode ser desacoplada e o controlo de tração garante que até os trilhos mais exigentes se tornam simples.

Uma mostra do que poderá ser a tecnologia embarcada nos veículos de série, já a partir de 2027, revelando a importância da gama de 4 rodas que conta com mais três novidades reveladas na EICMA 2025: CFORCE C4, CFORCE C5 Touring e CFORCE C6 Pro Touring. Modelos baseados na visão desvendada com a ‘concept-bike’ CFORCE Gen4 DNA na edição do ano passado do Salão de Milão, confirmando a evolução das propostas concetuais para as linhas produção.
Modelos apreciados na EICMA 2025 e que revelam uma nova linguagem de design, ousada e sem concessões, demonstrando uma capacidade em combinar linhas modernas e arrojadas com funcionalidade e eficiência prática. E que se estende à gama de UTV, nomeadamente aos novos UFORCE U10 XL Pro Highland e UFORCE U6 EV ou ao espetacular SSV ZFORCE Z10-4, confirmando que os responsáveis da CFMOTO têm motivos para sorrir, com novas tecnologias, tanto nas duas como nas quatro rodas, a reforçar o estatuto de grandes propostas comerciais.

Partilha este artigo!







