EICMA 2025. Novidades Suzuki

Autor:  Paulo Ribeiro

Novembro 4, 2025

A crossover SV-7GX foi a maior estrela no espaço da Suzuki na EICMA 2025, mas esteve longe de ser única novidade apresentada pelo construtor de Hamamatsu. Estivemos na Fiera Milano e aproveitamos a presença de João Nuno Cruz, Diretor de Vendas e Marketing da Moteo Portugal para nos apresentar a gama para 2026.

  • Por: Paulo Ribeiro
  • Fotos: Paulo Ribeiro e EICMA
  • Montagem e realização: Alberto Pires

Uma gama completa vista no EICMA 2025 que ganhou nova porta de entrada com a estreia europeia da e-Adress, juntamente com as recém-chegadas a Portugal GSX-8T e 8TT ou a trail DR-Z4S e a variante supermoto DR-Z4SM. Mas estavam presentes também as conhecidas V-Strom 1050DE/1050SE e V-Strom 800/800DE, a crossover GSX-S1000GX, a desportiva GSX-8R e a naked GSX-8S. Além, claro está da aniversariante GSX-R1000R, a superdesportiva que há quarenta anos representa a essência da filosofia GSX-R.

EICMA 2025 Suzuki

EICMA 2025 Suzuki GSX-8TT

EICMA 2025 Suzuki GSX-8SR

EICMA 2025 Suzuki GSX-8S

EICMA 2025 Suzuki GSX1000GT 01 - MotoX

EICMA 2025 Suzuki Hayabusa

EICMA 2025 Suzuki Katana 01 - MotoX

EICMA 2025 Suzuki V Strom DE800 01 - MotoX

EICMA 2025 Suzuki V Strom Giro dItalia 01 - MotoX

Chegada à bonita idade de 40 anos, a Suzuki GSX-R1000R mostrou na EICMA 2025 um design ligiramente retocada e três decorações que recordam momentos inesquecíveis da sua história desportiva. Da icónica pintura azul, a mais identificativa da família GSX-R desde a versão 750 de 1986, até à decoração amarela inspirada na equipa Alstare Corona Suzuki que levou Troy Corser ao título Mundial de Superbike em 2005, passando pela pintura vermelha evocativa do lendário Kevin Schwantz, campeão Mundial de Velocidade de 500 cc em 1993 com a Suzuki RGV500 com as cores da Lucky Strike.

O texano foi, aliás, convidado de honra na cerimónia de apresentação da Suzuki no EICMA 2025 participando ainda na Champions Charity Race, na área exterior do MotoLive. Schwantz alinhou nesta iniciativa, que colocou antigos e atuais pilotos lado a lado com personagens ligadas ao mundo das duas rodas numa corrida que visa apoiar causas solidárias, com uma Suzuki DR-Z4S com uma pintura especial e o famoso #34 em destaque,

EICMA 2025 Suzuki GSX-R1000RR 40 anos
EICMA 2025. Novidades Suzuki 31

Mas o espírito da competição, omnipresente no stand da Suzuki na EICMA 2025, estava patente ainda na GSX-R1000R do Suzuki Yoshimura SERT Team, lado a lado com a especialíssima GSX-R1000R do CN Challenge Team que alinhou nas 8 Horas de Suzuka. Uma equipa composta por colaboradores da Suzuki que aceitaram um desafio tecnológico de enorme valor ao alinhar com uma máquina que visa a neutralidade carbónica (CN = Carbon Neutrality).

Utilizando combustível 100% sustentável e montando componentes feitos com materiais eco sustentáveis, conseguiram o 12º posto na grelha de partida tendo rodado muito tempo dentro do top-10, andando mesmo no 4º posto. Integrada na Classe Experimental do EWC, Campeonato do Mundo de Resistência, acabaria por sofrer uma aparatosa queda sensivelmente a meio da corrida, à 101 das 217 voltas que os vencedores cumpririam. Perdendo mais de 1 hora e mais de 30 voltas para recolocar a GSX-R1000R em pista, terminariam ainda assim num meritório 33.º lugar entre as 55 equipas à partida, mas muito abaixo do que o ritmo de corrida permitiria ambicionar.

Vedeta acessível na EICMA 2025… e na estrada

Mas a grande novidade na EICMA 2025 foi a Suzuki SV-7GX, inspirada na icónica SV 650, da qual herda o comprovado motor de dois cilindros em V a 90°. Uma crossover de cilindrada média, apostando na versatilidade graças a formato mais compacto e acessível face às pretensas aventureiras. Com jantes de 17 polegadas, uma posição de condução vertical e um completo pacote eletrónico, a SV-7GX foi pensada para agradar a gregos e troianos, que é como quem diz aos que começaram há pouco tempo a aventura motociclística como àqueles que contam com muitos milhares de quilómetros de experiência.

EICMA 2025 Suzuki SV-7 GX
EICMA 2025. Novidades Suzuki 35

 O motor é o conhecida V-twin de 645 cc, duas árvores de cames à cabeça e 4 válvulas por cilindro, com potência máxima de 73 cavalos às 8500 rotações por minuto e um pico de binário de 64 Nm às 6800 rpm. Bloco com uma história de 25 anos e mais de meio milhão de unidades fabricadas que foi agora adaptado às regras Euro5+, com conversor catalítico e sensores lambda duplos, e que é acompanhado de um completo pacote eletrónico.

EICMA 2025 Suzuki SV-7 GX
EICMA 2025. Novidades Suzuki 36

A começar pelo sistema ‘ride-by-wire’ que gere o acelerador eletrónico, permitindo a adoção de três modos de condução (SDMS) entre o A (Ativo), com uma resposta mais desportiva, o B (Básico) para o uso diário e C (Conforto) com entrega suavizada e potência limitada a 60 cv, controlo de tração de três níveis (STCS) e Quick Shifter bidirecional.

EICMA 2025 Suzuki
EICMA 2025. Novidades Suzuki 37

Com um carácter distinto, o motor V2 a 90º da Suzuki SV-7GX apresentada na EICMA 2025 utiliza um sistema de injeção otimizado, com novos injetores e duas velas de ignição de irídio em cada cilindro. O Quick Shifter, que ajuda a utilizar mais fácil e rapidamente a caixa de velocidades, permite mudanças de velocidade para cima sem embraiagem (acima de 2000 rpm) e para baixo (acima de 1700 rpm), enquanto o conhecido Low RPM Assist facilita os arranques, proporcionando uma pequena aceleração que evita o motor ir abaixo, e o Easy Start liga o motor com um simples toque no botão.

Eficácia, conforto e facilidade para todos

No capítulo da ciclística, a SV-7GX parte de um quadro em treliça tubular de aço, derivado da SV650, com revisão da geometria para maior estabilidade e maneabilidade, a que junta um braço oscilante tubular de secção oval, para garantir elevada rigidez torcional, e uma forquilha telescópica convencional de 41 mm de diâmetro e com 125 mm de curso. Atrás, o monoamortecedor permite 129 mm de curso e tem pré-carga ajustável em 7 posições.

EICMA 2025 Suzuki SV-7 GX
EICMA 2025. Novidades Suzuki 38

Na travagem, os dois discos de 290 mm com pinças de 4 pistões à frente e disco simples de 240 mm atrás, contam com o apoio do ABS e estão montados em jantes de liga leve de 17 polegadas, equipadas com pneus Pirelli Angel GT II.

Quanto à posição de condução, pelo que vimos na EICMA 2025, andará perto da conhecida da GSX-S1000 GX e, naturalmente mais vertical do que na SV650 até porque o guiador cónico, em alumínio, está posicionado 30 mm mais perto do condutor e 17 mm mais alto, enquanto os poisa-pés foram rebaixados em 10 mm. Com reduzida altura do assento ao solo, de 795 mm – cuja acessibilidade pudemos comprovar na EICMA 2025 – e um para-brisas ajustável em 3 posições com variação de 50 mm, o conforto a bordo será ainda reforçado pelos protetores de mão integrados de série na semi-carenagem e um depósito de combustível que, apesar de boa capacidade de 17,4 litros, possui uma forma esguia.

EICMA 2025 Suzuki SV-7 GX
EICMA 2025. Novidades Suzuki 42

Iluminação integralmente em LED, ecrã TFT a cores de 4,2 polegadas, com conectividade smartphone através do Suzuki Ride Connect+ (iOS e Android) para navegação passo a passo, notificações de chamadas e SMS, alertas meteorológicos, lembretes de manutenção e último local de estacionamento e uma porta USB-C são outros atributos de modernidade da Suzuki SV-7GX apresentada na EICMA 2025. Modelo que estará está disponível no mercado nacional nas três cores vistas na EICMA 2025: Pearl Brilliant White/Metallic Triton Blue com jantes azuis, Pearl Matte Greige com jantes vermelhas e moldura semi-acetinada em preto mate, Glass Sparkle Black com detalhes em azul nas rodas e gráficos.

EICMA 2025 Suzuki 01 LG - MotoX

EICMA 2025 Suzuki 02 LG - MotoX

EICMA 2025 Suzuki

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