EICMA 2025. Famel E-XF de energia renovada

Autor:  Paulo Ribeiro

Novembro 18, 2025

Cada vez mais perto de concretizar o sonho de longa data, Joel Santos esteve na EICMA 2025 a mostrar a mais evoluída versão da Famel E-XF, a proposta elétrica que herda o misticismo de um nome incontornável na história do motociclismo português. Estivemos à conversa com o mentor do renascimento da Famel e já sabemos os preços da nova Famel elétrica…

  • Por: Paulo Ribeiro
  • Fotos: Paulo Ribeiro
  • Montagem e realização: Alberto Pires

Porque os sonhos não devem morrer, Joel Sousa não abdica de evoluir a Famel E-XF que, na EICMA 2025, surgiu numa versão muito próxima da que será, brevemente, colocada à venda. O responsável pelo renascimento e revitalização da Famel, agora rendida à mobilidade elétrica, deu conta do momento atual de um projeto que acompanhamos já há alguns anos, dos mais recentes desenvolvimentos e das mostras de interesse internacional.

Famel e-XF na EICMA 2025
EICMA 2025. Famel E-XF de energia renovada 6

Vista pela primeira vez pelo grande público na edição de 2022 da Expomoto, nos pavilhões da Exponor, a Famel E-XF poderá. agora, estar mais perto de fazer a sua estreia no mercado europeu. Pelo que vimos na EICMA 2025, este poderá muito bem ser a versão final, faltando apenas limar uns quantos pormenores.

Famel e-XF na EICMA 2025
EICMA 2025. Famel E-XF de energia renovada 7

Neste momento está a ser cumprido o processo de homologação, que leva Joel Sousa a não esconder o otimismo de que “após ultrapassar esta questão essencialmente processual e que está a atrasar a entrada no mercado” as primeiras unidades estarão prontas a circular em Portugal talvez já no início de 2026. Para já nas estradas nacionais, mas, atendendo aos contactos realizados na EICMA 2025, também noutros países europeus.

Ronda de contactos na EICMA 2025

Reuniões durante a EICMA 2025 que se mostraram extremamente profícuas, com contactos já establecidos para alguns dos mais importantes mercados europeus, nomeadamente Itália e França. Aliás, estas reuniões de desenvolvimento de colaborações internacionais foi também um dos objetivo da presença no certame milanês, procurando criar laços com potenciais distribuidores de molde a ter o quanto antes a E-XF a circular na Europa.

Famel e-XF na EICMA 2025
EICMA 2025. Famel E-XF de energia renovada 8

Numa altura em que o o processo de industrialização está em andamento, mesmo não estando ainda concluído, começa a poder ser definido com mais rigor o valor final de venda a público, que obedece não só a questões de valia tecnológica mas também de excusividade. Valores que, a nível europeu, deverão começar nos 7000 euros, preço que Joel Sousa considera competitivo atendendo ao facto de tratar-se de um produto com valor acresentado.

As contas de um valor ‘justo’

Um valor que deverá ser muito semelhante para as unidades futuramente comercializadas em Portugal sendo que, aqueles que aderiram ao projeto como Embaixadores da Famel, com um compromisso financeiro antecipado, vão usufruir de um valor mais competitivo, um preço especial para quem acreditou e apoiou o projeto.

Famel e-XF na EICMA 2025
EICMA 2025. Famel E-XF de energia renovada 9

Além da tecnologia que não estava inicialmente prevista mas cuja aplicação foi decidida mais tarde seguindo essa lógica de exclusividade, sobretudo na gestão eletrónica, a Famel E-XF vista na EICMA 2025 oferecerá também a vantagem da conectividade. Isto com uma aplicação que permitirá aos condutores saberem mais sobre o seu veículo, para conferirem estatísticas de utilização e da viagem, além de permitir a comunicação com a comunidade de utilizadores da máquina portuguesa bem como com outros motociclistas.

Razões para um importante investimento no capítulo da eletrónica, que ainda não estava definido aquando da estreia nos pavilhões da Exponor, e que está ser integralmente desenvolvida em Portugal, por empresas porguesas. Ou seja, para o engenheiro que há longa data acalenta o sonho da ver a Famel elétrica na estrada, este produto não pode ser visto unicamente como uma moto mas antes todo um produto tecnológico.

Famel e-XF na EICMA 2025
EICMA 2025. Famel E-XF de energia renovada 10

O que, naturalmente, conduziu a um aumento significativo dos custos de desenvolvimento e dos componentes que a E-XF vai incorporar. Mas, remata Joel Sousa, “há a confiança plena de que, só assim, com um produto de valor acrescentado é possível ter sucesso. Caso contrário, seríamos apenas mais um…”

Por isso, a partir do primeiro semestre de 2026 poderemos assistir a um novo capítulo da rica história da marca de Águeda com o regresso da Famel às estradas. Agora sem fumo e sem ruídos, mas, seguramente, com a imagem e o ‘glamour’ que fizeram as delícias das gerações das décadas de 1970 e ’80.

Partilha este artigo!

Moto Guzzi V100
Moto Guzzi V85TT
Aprilia Tuareg 650
Promoção Suzuki V-Strom 1050
Aprilia Tuareg 650
Moto Guzzi V100
Moto Guzzi V85TT
Moto Guzzi V85TT
Moto Guzzi V100
Aprilia Tuareg 650
Promoção Suzuki V-Strom 1050
Promoção Suzuki V-Strom 1050
Pesquisa

Não encontrado