EICMA 2025. QJMOTOR surpreende em Milão

Autor:  Paulo Ribeiro

Novembro 14, 2025

Com uma fortíssima presença na EICMA 2025, a QJ MOTOR não só mostrou mais de 60 modelos no certame italiano como reforçou inequívocas ambições no mercado europeu. Uma gama muito completa que pretende ser, também, uma afirmação da capacidade tecnológica e evolução do design de uma marca que inaugurou recentemente uma fábrica com uma área de 53 hectares em Zhejiang. A conversa durante a EICMA 2025 com Paulo Sérgio Anjos, Diretor-geral da MB Motor Portugal, importador da QJMOTOR mas também da Macbor e Kove, revelou um futuro promissor e cheio de modelos novos.

  • Por: Paulo Ribeiro
  • Fotos: Paulo Ribeiro, QJMOTOR e EICMA
  • Montagem e realização: Alberto Pires

O amplo espaço ocupado pela QJMOTOR na EICMA 2025 parecia mais pequeno do que na realidade, uma ilusão de ótica criada pela quantidade de modelos das mais variadas cilindradas e segmentos (Sport, Naked, Cruiser, Adventure, Off-road, Scooter e até Side-car). Um forte investimento em termos tecnológicos e de design patente em modelos como a desportiva SRK 800RC, com chassis em alumínio e um potente motor ou a cruiser SRV600V/V2, bem-conseguida conjugação entre uma mecânica moderna e um design clássico.

QJMOTOR na EICMA 2025

QJMOTOR na EICMA 2025 GRANDE 04 - MotoX

QJMOTOR na EICMA 2025

QJMOTOR na EICMA 2025

QJMOTOR na EICMA 2025 GRANDE 02 - MotoX

Mas os mais de 600 mil visitantes da EICMA 2025 puderam ainda apreciar a trio aventureiro formado pelas SRT450RX, SRT800RX e SRT600SX, registando esta a estreia de um acelerador eletrónico (Ride-by-Wire) que permite a montagem de mapas de potência e ‘cruise-control’ adaptável. Mas puderam também ver a SQ350, uma scooter de roda alta com estética minimalista e conectividade inteligente de última geração que promete protagonismo na mobilidade urbana.

Poderosa como um rinoceronte

Propostas visíveis na EICMA 2024 e que confirmam a aposta da QJMOTOR em disputar lugares de destaque nas tabelas de vendas europeias, para o que contarão, entre outros modelos, com a novíssima Rhino 900 ADV. Uma trail com motor de três cilindros em linha, com 900 cc, de arrefecimento por líquido, duas árvores de cames à cabeça e 4 válvulas por cilindro. Segundo os dados que recolhemos na EICMA 2025, terá uma potência máxima de 120 cavalos às 10.000 rotações por minuto e um pico de binário de 93 Nm às 8000 rpm, com uma entrega bastante imediata ao toque no punho e disponibilizada de forma linear.

QJMOTOR Rhino na EICMA 2025
EICMA 2025. QJMOTOR surpreende em Milão 22

Vantagens para viagens em piso asfaltado como nas aventuras em ‘off-road’ a que se somam as proporcionadas pelo quadro em aço tubular reforçado com sub-quadro X-EXO, proporcionando um bom equilíbrio entre rigidez, durabilidade e versatilidade

QJMOTOR na EICMA 2025
EICMA 2025. QJMOTOR surpreende em Milão 23

Disponível em duas versões, a QJMOTOR Rhino 900 ADV será comercializada na variante Touring Expedition, com malas laterais de série e um para-brisas pensado para as maiores viagens, enquanto a Sport Adventure faz sobressair a agilidade e dimensões mais compactas graças a uma seção posterior mais elegante. Mais alguns dados apurados na EICMA 2025 mostram uma boa acessibilidade ao solo, com assento a 815 mm/830 mm de altura, uma distância mínima ao solo de 185 mm e rodas de 17 polegadas.

Um café delicioso na EICMA 2025

Bem diferente, a EQVVS 600 Cafe Racer surpreendeu no certame milanês revelando uma interpretação muito própria de velocidade e beleza, com destaque para o motor V4 que é elemento portante fixo ao quadro em alumínio que forma uma ponte estrutural, transmitindo uma sensação de movimento e energia mesmo em parado.

QJMOTOR na EICMA 2025
EICMA 2025. QJMOTOR surpreende em Milão 24

O bloco motriz é um V4 de 561 cc, DOHC de 16 válvulas, refrigerado por líquido, capaz de debitar 69 cv às 10.500 rpm e um binário de 53 Nm às 8.000 rpm. A longa distância entre eixos (1.465 mm) e o baixo centro de gravidade contribuem para uma posição de condução cómoda, beneficiando a estabilidade, enquanto os pneus de 120/70 na dianteira 180/55 na traseira anunciam uma aderência excecional em curva e bom feedback.

A desejada leveza das corridas

Um modelo de forte carácter, em termos de estilo e performances, criado para impressionar e mostrar a capacidade técnica da marca e que surgiu acompanhado por propostas mais terrenas como a SRK450RS, uma desportiva de 450 cc apta a ser conduzida com a carta A2, a naked SRK300SA, com motor de 299,1 cc e 32,6 CV ou a scooter de rodas altas SQ350, com 29 cv, ABS, TFT com conetividade e ‘smart key’.

Ao olhar para a SRK450RS nos pavilhões da EICMA 2025, sobressai uma carenagem inspirada numa flecha, uma asa dupla (Dual-Layer Aero Fairing) e proporções que parecem saídas diretamente das pistas, revelando um grande aprumo aerodinâmico, fortemente trabalhado em túnel de vento rumo a um melhor efeito de ‘downforce’ e eficiência de arrefecimento do motor. O bloco de dois cilindros paralelos, DOHC de 8 válvulas, é refrigerado a líquido, e oferece 47,6 cv às 9.500 rpm e um binário de 41 Nm às 8.000 rpm. Destaque ainda para uma geometria racing, com uma curta distância entre eixos (1.380 mm) pensada para grande agilidade mas que não deverá limitar a estabilidade.

QJMOTOR na EICMA 2025
EICMA 2025. QJMOTOR surpreende em Milão 27

Quanto à SRK300SA, outra das estrelas no EICMA 2025, é uma moto desportiva que procura oferecer o melhor equilíbrio entre agilidade urbana e espírito das corridas, onde foi, aliás, buscar inspiração para a silhueta aerodinâmica da seção dianteira. Com um desenho de proporções compactas e agressivas, deixa à vista a estrutura de treliça que acolhe o motor monocilíndrico de 299,1 cc com injeção eletrónica, refrigerado a líquido, produzindo 32 cv às 9.000 rpm e 27,5 Nm de binário às 6.500 rpm.

QJMOTOR na EICMA 2025
EICMA 2025. QJMOTOR surpreende em Milão 28

Motor já conhecido pela sua resposta em médias e altas rotações, com boa resposta do acelerador para permitir uma condução divertida, tanto em ambiente urbano como nas mais reviradas estradas. O que será bem apoiado por um peso reduzido (144 kg) e curta distância entre eixos (1.360 mm) além de uma cuidada centralização de massas e a promessa de uma direção de elevada precisão e feedback.

Gama cada vez mais completa

Numa gama que vai preenchendo alguns espaços em branco, a QJMOTOR apresentou na EICMA 2025 mais algumas propostas, pensadas para fins tão diversos como a utilização ‘off-road’ ou a mobilidade urbana. Aqui foi a scooter de alta roda SQ350 a estrear com estilo minimalista, em contraste com os mais avançados recursos de conectividade inteligente. Uma resposta da marca chinesa às necessidades do mercado, ampliando a cobertura de espectro total com várias cilindradas e segmentos.

QJMOTOR na EICMA 2025
EICMA 2025. QJMOTOR surpreende em Milão 29

Das mais pequenas scooters às maiores naked, como a emblemática SRK800RC emblemática que ocupou o centro das atenções na EICMA 2025, graças a uma carroçaria aerodinâmica inspirada nas corridas e à arquitetura do quadro, concebido para uma condução precisa e uma aceleração explosiva. Compartilhando a mesma plataforma, a versão SRK800 Naked incorpora o ADN ‘street-fighter’ característico da marca, brutal, ágil e orientado para as performances.

QJMOTOR na EICMA 2025
EICMA 2025. QJMOTOR surpreende em Milão 30

A gama Cruiser, liderada pela SRV600V/V2, proporciona uma combinação magistral de potência e design clássico, com um motor V-twin oferecedor de uma nota de escape profunda e ressonante que incorpora tanto a herança como o carácter.

QJMOTOR na EICMA 2025 15 SRT 600 - MotoX
EICMA 2025. QJMOTOR surpreende em Milão 31

E além da linha Adventure, extremamente bem representada na EICMA 2025, as SRT600SX, SRT800RX e SRT450RX, uma chamada de atenção para o ‘sidecar’ SFT900 com uma inovadora arquitetura do chassis, com o ‘side’ ancorado através de estrutura independente e móvel, permitindo a inclinação em curva.

Fábrica inteligente abre caminho à Indústria 4.0

Ao mesmo tempo que mostrava uma gama que pede meças aos maiores fabricantes mundiais, a QJMOTOR deu a conhecer na EICMA 2025 a sua novíssima fábrica de última geração, marcando um grande salto para a era da ‘Indústria 4.0’, caracterizada pela automação inteligente, digitalização e sustentabilidade. Com uma área total de 53 hectares, integra cinco zonas principais: soldadura, pintura, montagem, produção de motores e um centro de controlo de qualidade global.

QJMOTOR SRV 125
EICMA 2025. QJMOTOR surpreende em Milão 32

As linhas de produção apresentam sistemas de logística autónoma, armazenagem inteligente, soldadura TIG de alta precisão e tecnologias de medição a laser, alcançando uma taxa de automação de 95% em processos críticos. Mais de 2.000 pontos de monitorização de processos capturam continuamente os parâmetros de montagem em tempo real, garantindo um desempenho de referência em rigidez do quadro, consistência do motor e qualidade do veículo.

QJMOTOR na EICMA 2025
EICMA 2025. QJMOTOR surpreende em Milão 33

Na gestão da qualidade, um sistema de reconhecimento de defeitos alimentado por IA e uma plataforma de rastreabilidade do ciclo de vida completo foram também implementados, permitindo que a QJMOTOR monitorize todas as motos, desde a produção até a entrega ao cliente final.

QJMOTOR na EICMA 2025
EICMA 2025. QJMOTOR surpreende em Milão 34

Com a fábrica inteligente agora operacional, uma nova geração de modelos sairá das suas linhas, fornecendo uma base sólida para uma resposta mais rápida do mercado global, maior eficiência de entrega e excelência consistente do produto, reafirmando a posição da QJMOTOR como uma referência tecnológica na fabricação de motos inteligentes algo que ficou bem patente na EICMA 2025.

Estratégia de crescimento global

A nova fábrica da QJMOTOR serve na perfeição os intuitos de expansão global anunciados na EICMA 2025, de uma marca que está já presente em mais de 150 países e regiões, com mais de 3000 concessionários e um número de clientes que já ultrapassou os 30 milhões. Só em 2024, a QJMOTOR registou um aumento de 25 % nas vendas fora da China, com forte foco na Europa, América Latina, Médio Oriente e Sudeste Asiático, solidificando a posição como um dos fabricantes globais de motos de crescimento mais rápido e sinalizando a próxima fase de expansão internacional da marca.

QJMOTOR na EICMA 2025
EICMA 2025. QJMOTOR surpreende em Milão 35

Uma estratégia de internacionalização que pressupõe uma abordagem aberta e voltada para o futuro, aprofundando colaborações com parceiros globais no desenvolvimento de produtos, homologação, serviço pós-venda e padronização técnica, garantindo que cada produto ofereça uma autêntica experiência global.

QJMOTOR na EICMA 2025
EICMA 2025. QJMOTOR surpreende em Milão 36

Nesse sentido, além da presença no desporto ao mais alto nível, visível na EICMA 2025, e para responder ao aumento dos padrões de exigência na construção/homologação das motos, a QJMOTOR apoia o seu crescimento em sistemas de qualidade rigorosos e certificações reconhecidas internacionalmente. Assim, numa parceria com a TÜV Rheinland, uma das principais autoridades de inspeção técnica do mundo, a QJMOTOR garante que todos os produtos cumprem ou excedem os mais rigorosos padrões dos mercados europeu ou norte-americano em termos de segurança, emissões e fiabilidade.

Processo de validação e certificação abrangente, reforçado na EICMA 2025, que sublinha o compromisso da QJMOTOR para com a segurança, a qualidade e a conformidade global, numa garantia de qualidade que vai além dos componentes individuais, abrangendo durabilidade do motor, estabilidade do sistema elétrico e extrema adaptabilidade ambiental, tudo regido por referências rastreáveis e quantificáveis.

QJMOTOR na EICMA 2025
EICMA 2025. QJMOTOR surpreende em Milão 37

Partilha este artigo!

Moto Guzzi V100
Moto Guzzi V85TT
Aprilia Tuareg 650
Promoção Suzuki V-Strom 1050
Aprilia Tuareg 650
Moto Guzzi V100
Moto Guzzi V85TT
Moto Guzzi V85TT
Moto Guzzi V100
Aprilia Tuareg 650
Promoção Suzuki V-Strom 1050
Promoção Suzuki V-Strom 1050
Pesquisa

Não encontrado