Porque fazemos tudo para garantir a melhor análise a cada modelo, atravessámos os Pirinéus para testar a renovada Macbor Montana XR5 510. E como não nos poupamos a esforços, realizamos mais de 700 quilómetros entre Puigcerdá e San Sebastian ao longo de três dias muito intensos, com muito ‘off-road’ e onde as exigências dos trilhos foram exponenciadas pelas duras condições climatéricas durante a Montana Experience 2025 XR Transpirenaica.
- Por: Paulo Ribeiro
- Imagens: Motos Bordoy e P.R.
- Montagem e realização: Alberto Pires
Mesmo não sendo uma novidade absoluta, a verdade é que a Macbor Montana XR5 510 traz mudanças para 2025. Nomeadamente ao nível do motor e do novo painel de instrumentos TFT, alterações que descobrimos juntamente com os trunfos já conhecidos desta trail de média cilindrada. E, não menos importante, fomos testar estas mais-valias ao Montana Experience 2025 XR Transpirenaica que ajudou ainda a recordar o prazer que é possível encontrar em motos de cilindradas mais pequenas e substancialmente mais acessíveis do que as grandes ‘globe-trotters’. Que, quando chega a hora da verdade, mostram as lacunas inerentes às suas próprias virtudes, limitadas pela peso e motores nem sempre fáceis de utilizar em situações extremas.

Por isso, mais do que uma simples apresentação dinâmica da retocada Macbor Montana XR5 510, o Montana Experience 2025 serviu também para confirmar a paixão que a Motos Bordoy coloca em todas as máquinas que produz e comercializa. Ao longo de três intensos dias, com muita chuva e nevoeiro através dos Pirenéus, tivemos a prova cabal de todas as capacidades e, mais do que uma surpresa, a confirmação da versatilidade da Macbor Montana XR5 510 e eficácia em todo o tipo de terrenos.
Macbor Montana XR5 510 é ‘pau para toda a colher’
Mas, para lá do aventureiro passeio com um grupo onde reinou a camaradagem e boa disposição, o Montana Experience 2025 serviu para descobrir o novo motor da Macbor Montana XR5 510. Bloco cumpridor da normativa Euro5+ que agora é fornecido pela Zongshen (o anterior era da Loncin), com uma cilindrada maior, passando de 471 para 498 cc, mas com outras diferenças relevantes. Apesar de ter a mesma potência máxima, de 47 cv às 7250 rpm, a mudança na relação diâmetro x curso está na origem de um comportamento diferente.

Da anterior configuração de motor quadrado (67 x 66,8 mm) passou-se a um bloco superquadrado (72 × 61,2 mm), cotas que beneficiam uma subida de rotação e entrega de potência mais rápida. A facilidade de subir de regime criou maior vivacidade, bem patente nas reviradas estradas asfaltadas dos Pirenéus como nos troços de terra mais despachados. Único senão perante esta atitude mais entusiasmada prende-se com o facto de o acelerador demonstrar alguma brusquidão quando se corta gás e volta a acelerar com determinação.
Não menos importante, é que o novo motor da Macbor Montana XR5 510 oferece mais binário além de o disponibilizar de forma mais… divertida. Descomplexado até às 4000 rotações por minuto, oferece, a partir daí, um crescendo de aceleração, embora a verdadeira diversão comece às 6000 rpm. Claro que para usufruir de todo o potencial de entretenimento convém andar com o motor sempre em regimes mais elevados, não deixando cair muito a rotação. O que se consegue graças ao escalonamento da caixa, com uma 1ª velocidade bastante curta e as 3 seguintes boas para cidade ou para utilização em ‘off-road’ como comprovámos no Montana Experience 2025.

Uma caixa de velocidades que privilegia a precisão em detrimento da máxima suavidade, mesmo depois de ajustar o seletor para melhor utilização com botas de todo-o-terreno. Algo notório ao longo das muitas paragens durante todoo evento foi o ‘clank’ ao engatar a primeira velocidade e o ressalto na passagem para a segunda relação. A partir daí, estando na rotação certa e mesmo não sendo um primor de suavidade, as velocidades entram sem falhas com ajuda de uma embraiagem deslizante que é bastante macia.
E que muito ajudou nas imensas zonas técnicas dos caminhos pirenaicos, evitando qualquer fadiga na mão esquerda. Mas, tudo somado, ficou uma excelente nota sobre a Macbor Montana XR5 510 depois do intenso teste realizado, à imagem do que havíamos feito com a anterio versão em 2022, no 7.º Portugal de Lés-a-Lés Off-Road.
Partilha este artigo!







