A TM Moto reforçou a posição no mercado nacional de ‘off-road’ ganhando um novo importador e uma gama ainda mais completa. A dois ou quatro tempos, para as pistas de motocrosse, enduro ou supermoto, a TM Moto tem propostas para todos os pilotos. Dos amadores aos profissionais, dos que buscam diversão ao fim de semana aos que lutam por títulos nacionais, europeus ou mundiais. Gama ampliada que ganhou outro conforto no seio da grande família da casa Multimoto.

- Texto: Paulo Ribeiro, com Manel Teixeira
- Fotos: Rui Jorge/Multimoto
A cor cinzenta distingue e coloca bem na moda os modelos TM Moto Standard para 2025. Autênticas campeãs de engenharia por medida, máquinas pensadas para que os pilotos, os verdadeiros e os outros, não tenham razões de queixa. O elevado nível de equipamento torna-as em máquinas prontas-a-correr. Daquelas que é só tirar da caixa para alinhar à partida de qualquer prova! Claro que os mais competitivos podem tirar partido de todas as afinações permitidas ou optar pelas mais evoluídas versões Corse.

De base, a garantia de eficácia e competitividade é igual para todas, com chassis e motor ligeiramente revistos, para maior facilidade de condução. As mudanças começam na distância entre eixos ligeiramente maior e altura do assento mais baixa que, juntamente com configurações de suspensão mais equilibradas garantem mais acessibilidade a pilotos de todos os níveis. Além disso, as TM Moto para 2025 apresentam motores mais suaves na entrega de potência, e nesse sentido foram incluídos injetores de 39 mm nos modelos 2 tempos.

Gama testada pelo nosso piloto Manel Teixeira que não escondeu “a enorme diversão ao longo de um dia bem passado com as várias motos, destacando-se a endurista TM Moto EN 125, claramente a mais divertida pela sua leveza, agilidade e um surpreendente motor”. Mas “a maior surpresa foi mesmo a TM Moto EN 300 2T na espetacular decoração especial TM Red Edition. O motor bastante ‘cheio’ oferece umas baixas incríveis e o facto de estar superequipada, na versão Corse dá-lhe um verdadeiro cunho de moto racing. Uma excelente moto de enduro!”
As corridas como modo de vida
Olhando para o catálogo de propostas de enduro da TM Moto ressaltam seis propostas: EN 125, EN 250, EN 300 a 2 tempos e EN 250, EN 300 e EN 450 a 4 tempos, todas com sistema de injeção de combustível. Toda a gama endurista da TM Moto está disponível nas versões Standard e Corse e, excluindo a pequena 125 cc, podem ser encomendadas na versão Red Edition. Que se distingue pelos plásticos em vermelho e grafismos diferenciados, inspirados na máquina com que o piloto Gastone Serafini brilhou no início da década de 1980, bem como pelo banco em azul e por algumas peças anodizadas.
Olhando para as versões Standard da TM Moto o primeiro destaque vai para os novos plásticos com decoração Full Grey Quantum, com novos gráficos e proteções para as mãos em todos os modelos. Mais escondidas estão as alterações no capítulo de amortecimento, com sistema de biela do mono amortecedor redesenhado, contribuindo para uma distância entre eixos aumentada em 1 mm, reduzindo ligeiramente a altura da moto e melhorando a tração e estabilidade da moto. Além disso, a TM Moto conta com um novo amortecedor traseiro, proporcionando maior suavidade e conforto de condução, além de que, combinado com a nova ligação, também garante maior tração.

A forquilha KYB das TM Moto 2025 apresenta uma configuração mais macia, melhorando a absorção de impactos e transmitindo menos pancadas ao piloto, o que, combinado com a revisão na traseira, torna a moto mais equilibrada e fácil de pilotar. Tudo isto num quadro com desenho revisto e melhorado, onde sobressai o novo escape das TM Moto EN 250 e 300 a 4 tempos, com redução no peso total e uma entrega de potência mais linear nas rotações baixas e intermédias.

No caso das versões a 2 tempos, o novo corpo do acelerador, com 39 mm de diâmetro, proporciona uma entrega mais linear e maior potência a baixas rotações, sempre a pensar na maior facilidade de condução. O mesmo objetivo que levou à criação de mapas de motor mais ‘suaves’ e o novo silenciador de escape.
TM Moto Corse rima com corridas
Marca que desde sempre criou máquinas extremamente competitivas, mas sem o reconhecimento do grande público por força de grande exclusividade, a TM Moto oferece ainda as versões Corse, claramente vocacionadas para as corridas. Desenvolvidas pela equipa de competição de fábrica, as TM Moto Corse exalam a classe de máquinas criadas de forma quase artesanal e por medida.
As maiores diferenças assentam no conjunto de travagem com novos discos e bombas diferenciadas (Brembo na dianteira, Nissin atrás) para proporcionar uma travagem mais precisa e agressiva, permitindo melhor controlo nas situações mais críticas e reduzindo o desgaste das pastilhas.
Sensações a que Manel Teixeira acrescentou “a maior eficácia ao longo do tempo, sem que a manete ou o pedal fiquem mais esponjosos, com um feeling melhor e que não é alterado com o uso constante, como por exemplo numa especial de enduro”.

Ressaltam ainda os eixos das rodas de libertação rápida, para facilitar a desmontagem para troca de pneus nas TM Moto, o mesmo objetivo da fixação da pinça traseira para a manter a no lugar durante a mudança de roda. Outros detalhes nas versões Corse são a guia da corrente em plástico de alta densidade, para maior resistência ao desgaste e melhor absorção de choques, ou a cremalheira da CHT, com interior em alumínio e dentes em aço, combinando leveza e durabilidade. As mesas de direção são em alumínio maquinado em CNC e anodizadas a bronze, tal como as tampas da bomba do travão dianteiro e da bomba da embraiagem.

No motor destas mais especiais TM Moto Corse, o radiador ganha uma ventoinha para estabilizar a temperatura do motor, melhorando as performances mesmo em condições críticas. O que acaba por ser relevante face “aos mapas de motor mais agressivos” como provou o piloto MotoX.

Quanto às tampas da embraiagem e da ignição são fabricadas em alumínio maquinado por CNC e anodizado a bronze para maior resistência aos choques e um genuíno aspeto de competição. Tal como o silenciador em aço com o novo logótipo TM CORSE, para explorar ao máximo toda a potência do motor da TM Moto. Os novos gráficos exclusivos ou o suporte de matrícula de competição com inclinação reduzida completam o pacote, capaz de oferecer a todos os entusiastas as evoluções trabalhadas pelos pilotos da TM Boano Tactory Team nas provas no Campeonato do Mundo de Enduro. Onde cada detalhe, inovação técnica, performances e design foram aperfeiçoados para oferecer uma moto pronta para corridas capaz de brilhar em qualquer terreno.
História de amizade e sucesso
Com uma origem que remonta a 1976, a TM Moto começou com a união de dois amigos de infância que partilhavam duas grandes paixões: motos e corridas. Graças à excelente qualidade e elevadas performances das suas motos, esta pequena empresa baseada em Pesaro tornou-se um grande negócio em apenas alguns anos. Os pioneiros da TM Moto, Claudio Flenghi e Francesco Battistelli (também conhecidos como “Mr. Engine” e “Mr. Frame”) passaram grande parte da vida em contato direto com o mundo do desporto motorizado.

Em 1977, os dois amigos abandonaram os empregos estáveis e aventuraram-se dando vida à sua empresa, registrando-a com o nome TM (das iniciais dos nomes dos filhos de Flenghi e Battistelli, Thomas e Mirko). Ainda em 1977, entregaram uma moto a Gastone Serafini, um jovem piloto de Pesaro, que seria de grande ajuda para Battistelli no desenvolvimento da moto, e alcançaria resultados marcantes em competições ao mais alto nível.
Estreia em grande na EICMA de 1977
Apresentada ao mundo no Salão de Milão de 1977, a TM Moto foi extremamente bem recebida por adeptos do todo-o-terreno e pela Imprensa, forçando a mudança da pequena oficina de Flenghi para novas e bem equipadas instalações na área industrial de Pesaro. E foi nesse mesmo período que a família Serafini entrou em copropriedade, permitindo-lhes produzir 200 motos de motocross em 1978.

Em 1979, a TM Moto expandiu sua equipa de competição, com Tommaso Lolli a alinhar ao lado de Gastone Serafini, e continuou a crescer, fabricando nesse ano as primeiras motos de enduro. Em 1982, Batistelli decidiu deixar a TM, e sua posição foi assumida por Gastone Serafini, que, tendo chegado ao fim de sua carreira como piloto profissional, decidiu juntar-se a Flenghi na direção da empresa.
Nos anos seguintes, muitos pilotos optaram pelas TM Moto, alcançando excelentes resultados nas competições nacionais e internacionais, sucesso extensíveis ao departamento de kart, onde a TM e seus motores se tornaram líderes num curto espaço de tempo. A filosofia que sempre fez a TM Moto destacar-se passa, sem dúvida, pela escolha de materiais: sempre de qualidade superior, com processos de produção que chegam a ser descritos por alguns como ‘obsessivos’. Sem falar nos motores de série de elevadas performances que, em muitos casos, são significativamente superiores aos motores oficiais de algumas concorrentes.
Protagonistas numa sala de teatro
A evolução, paulatina e bem sustentada da TM Moto viveu um importante episódio no dia 28 de junho de 2021, com uma profunda revolução em toda a gama, Desde o motor até às peças mais pequenas, tudo foi completamente revisto, mas sem colocar em causa as inabaláveis as raízes da tradição artesanal italiana. Apresentadas no Teatro Rossini, na presença dos colaboradores da marca, concessionários e distribuidores, jornalistas e pilotos, representaram uma Sinfonia 2022 que pode ser recordada aqui.

Uma história ainda breve mas riquíssima que a TM Moto celebrou em 2024 com o lançamento de primeiro documentário oficial, ‘Ad Ogni Costo’ (A Todo o Custo). Um filme emocionante que evoca as origens da marca, desde os primórdios até ao sucesso internacional, contado por aqueles que viveram todos os desafios, vitórias e momentos cruciais. Imagens exclusivas e testemunhos sinceros que conferem uma enorme paixão ao documentário, recordando a determinação e o ‘savoir-faire’ que fizeram da TM Moto um símbolo de excelência.

Esta é, em traços gerais, a história de sucesso da TM Moto a um passo de comemorar o meio século (em 2026), consubstanciada em 17 títulos mundiais de Supermoto, 9 títulos mundiais enduro e muitas coroas europeias e nacionais. Uma entrega e paixão no fabrico de motos exclusivas que está mais acessível, podendo conhecer de forma mais detalha a gama, descobrir todos os pormenores e esclarecer dúvidas através do contacto com a Multimoto.
Casamento de conveniência?
Uma união anunciada em finais de 2024 e que, segundo Sérgio Gonçalves, já Diretor Comercial da Kawasaki e Kymco dentro do Grupo Multimoto e responsável máximo pela marca italiana, a “vem colmatar o hiato existente de uma marca especificamente vocacionada para o ‘off-road’ e com produtos que não chocam com outras gamas, nomeadamente com a Kawasaki que, por exemplo, não tem motores a 2 tempos. Na verdade, poderá ver-se como um casamento de conveniência porque a Multimoto procurava um fabricante especializado, de uma dimensão contida em termos de volume de vendas e que não abdica da máxima qualidade no produto final, e a TM Moto, como marca familiar que sempre foi e será, necessitava um distribuidor à altura das suas ambições desportivas e comerciais”.



Um fabricante que, sublinha o Diretor Comercial da TM Moto para Portugal, “controla em absoluto todo o processo de fabrico, fazendo tudo em casa, o que permite ter o domínio total sobre a qualidade de todos os componentes. Recorde-se que tudo na TM Moto é feito de forma manual e altamente especializada por verdadeiros artesãos que dispensam enorme atenção a cada peça”.
Ideia que Paulo Felícia, ex-piloto e motocrosse e enduro que terá a responsabilidade comercial junto dos concessionários da TM Moto, enaltece ao acrescentar que “com uma gama como esta, a marca está um passo à frente da concorrência. Tanto mais que até os motores a 2 tempos cumprem as mais recentes imposições em termos ambientais, respeitando a normativa Euro5+”.
Família de modelos direcionada para profissionais bem como para os pilotos mais ambiciosos, que sai da fábrica pronta a competir ao mais alto nível. “Basta atentar em detalhes como os travões de diferentes fornecedores para os eixos dianteiro (Brembo) e traseiro (Nissin), mostrando que não há qualquer concessão à qualidade máxima. Procuram sempre as melhores performances e não se poupam a esforços para isso”.

Partilha este artigo!










































