2.º TT Speedy Forever. Homenagem de sucesso

Autor:  Paulo Ribeiro

Abril 13, 2025

A forte adesão ao 2.º Passeio TT Speedy Forever confirmou, uma vez mais, a eternidade do nome de Paulo Gonçalves. Para lá do piloto rápido, destemido e ultra combativo, rendeu-se homenagem ao Homem simpático, camarada e sempre disponível. Uma passeata que reuniu mais de 350 participantes que passearam por trilhos de enduro, estradões de TT e estradas asfaltadas pelos concelhos de Esposende e Barcelos.

2.º Passeio TT Speedy Forever
2.º TT Speedy Forever. Homenagem de sucesso 49
  • Texto e fotos: Paulo Ribeiro

A ideia é comemorar um nome ímpar no panorama motociclístico nacional. Mas é, também, manter viva a chama de quem sempre gostou de festejar a vida, estar com os amigos e ajudar todos os que precisam. Nesse sentido, a Associação Speedy Forever organizou a segunda edição do Passeio TT Speedy Forever, juntando em Esposende centenas de motociclistas, entre renomados pilotos e adeptos entusiastas, todos contribuindo não só para um dia extremamente bem passado como, não menos importante, para a recolha de apoios entregues ao longo do ano a entidades como a AMAR 21, a Associação de Apoio à Trissomia 21 e Outras Perturbações do Neuro Desenvolvimento que Paulo Gonçalves apadrinhou.

2.º Passeio TT Speedy Forever
2.º TT Speedy Forever. Homenagem de sucesso 50

Um enorme sucesso patente nos rostos sorridentes na chegada ao engalanado recinto da feira de Esposende, espaço amplo e com boas condições mesmo ao lado da Central de Camionagem. Com direito a local para um apetecido duche após o passeio e até local para lavar as motos, antes de um agradável lanche/jantar que serviu para reconfortar o estômago após o Passeio TT Speedy Forever e para contar as histórias do dia.

Pilotos marcam presença no Passeio TT Speedy Forever

Como aconteceu com Paulo Marques que esteve presente com o filho Gil e mais uma série de amigos que ficaram “com os bofes de fora logo na primeira trialeira, obrigando a trabalho acrescido para ajudar a passar muitas motos”. Um teste neste 2.º Passeio TT Speedy Forever que foi passado também por Joaquim Gonçalves Jr e Sebastien Buhler, bem como o patrão da Hero Motorsport, Wolfgang ‘Waffi’ Fisher, com dificuldades maiores por se tratar das Hero de rali.

2.o Passeio TT Speedy Forever 25 - MotoX

2.o Passeio TT Speedy Forever 27 - MotoX

2.o Passeio TT Speedy Forever 29 - MotoX

2.o Passeio TT Speedy Forever 30 - MotoX

Motos maiores e mais pesadas, pouco à vontade numa subida tão estreita e com uns degraus em pedra que foram pensados para puras enduristas”. E onde mesmo a Yamaha WR com que João Rosa vai fazendo alguns raids levantou maiores dificuldades ao endurista vianense. Que, “para honrar a memória do amigo Paulo” não hesitou em fazer-se à estrada desde o Alentejo para “andar de moto com os amigos e partilhar memórias numa homenagem que é verdadeiramente merecida”.

2.º Passeio TT Speedy Forever

2.º Passeio TT Speedy Forever

2.º Passeio TT Speedy Forever

Um trabalho intenso da Associação Speedy Forever, bem capitaneado por Patrick Azevedo e Marco Pereira que contou com a presença de Afonso Gomes, o piloto que em 2023 se tornou o mais jovem de sempre a vencer o título nacional de SX2, 15 dias antes de completar 17 anos. Para o crossista de Coimbra, “o exemplo de Paulo Gonçalves vai muito para lá das pistas. Além de ser um piloto de uma garra enorme, que nunca desistia, era um ser humano excelente, sempre bem-disposto e sorridente, sempre com disponibilidade para os amigos e para os outros pilotos, sobretudo os mais jovens”.

Com algumas dificuldades a apimentar os cerca de 75 quilómetros do percurso endurista, houve ainda lugar a um traçado para as motos trail onde umas quantas subidas mais intensas iam aquecendo os participantes que logo arrefeciam nas diversas passagens de cursos de água. Onde alguns nomes conhecidos como Alex Carvalhais ou João Rebelo Martins ficaram com os pés bem molhados…

A viagem de Orleães até à estátua de Paulo Gonçalves

Na partida, dada junto à estátua que recorda a grandeza de Paulo Gonçalves e que é o monumento que mais visitantes atrai a Esposende, estavam dois participantes particularmente relevantes na vida de Paulo Gonçalves. O sogro e grande mentor da carreira, Joaquim Rodrigues, o pai, que levava o neto Rúben Gonçalves à pendura que cumpriram o passeio de estrada num dia que, contrariando as catastróficas previsões meteorológicas, mostrou um sol brilhante. Uma homenagem da natureza ao grande piloto e Homem?

2.º Passeio TT Speedy Forever

2.º Passeio TT Speedy Forever

2.º Passeio TT Speedy Forever

2.o Passeio TT Speedy Forever 34 - MotoX

2.º Passeio TT Speedy Forever

2.º Passeio TT Speedy Forever

2.º Passeio TT Speedy Forever

2.º Passeio TT Speedy Forever

2.º Passeio TT Speedy Forever

Local onde Alexandre Laranjeira chegou pouco tempo antes da partida para o passeio de estrada. O bicampeão nacional de Superbikes e vencedor do Grande Prémio de Macau saiu ao final da tarde de sexta-feira de Orleães para conduzir, sozinho, os quase 1500 quilómetros que separam a cidade francesa de Esposende.

2.º Passeio TT Speedy Forever
2.º TT Speedy Forever. Homenagem de sucesso 65

Onde chegou pelas 7 horas da manhã, a tempo de tomar um duche e acordar o mecânico para ir à oficina buscar a sua Suzuki Hayabusa 1300 e arrancar para o Passeio TT Speedy Forever. “Não podia faltar e como não consegui arranjar um voo só podia vir a conduzir o velhinho Peugeot 408, com mais de 450 mil quilómetros!” Homenagem sentida de um esposendense para “um amigo como o Paulo (Gonçalves) que merece tudo e todos os esforços em sua memória”.

Uma festa com direito a… equipamento completo

Um evento que começou com uma sentida paragem no cemitério de Gemeses para depositar flores e recordar uma vez mais o ‘filho da terra’ e terminou em festa. Com direito a um jantar madrugador e com um muito esperado sorteio depois de um entusiasmado discurso do presidente da autarquia de Esposendense, Guilherme Emílio.

2.o Passeio TT Speedy Forever 57 - MotoX

2.o Passeio TT Speedy Forever 42 - MotoX

2.o Passeio TT Speedy Forever 43 - MotoX

2.o Passeio TT Speedy Forever 44 - MotoX

2.o Passeio TT Speedy Forever 45 - MotoX

2.o Passeio TT Speedy Forever 46 - MotoX

2.o Passeio TT Speedy Forever 58 - MotoX

2.o Passeio TT Speedy Forever 48 - MotoX

2.o Passeio TT Speedy Forever 50 - MotoX

2.o Passeio TT Speedy Forever 51 - MotoX

2.o Passeio TT Speedy Forever 55 - MotoX

2.o Passeio TT Speedy Forever 56 - MotoX

2.o Passeio TT Speedy Forever 63 - MotoX

2.o Passeio TT Speedy Forever 70 - MotoX

2.o Passeio TT Speedy Forever 64 - MotoX

Reconhecimento da importância do Passeio TT Speedy Forever na preservação da memória do atleta esposendense que teve sequência no leilão do capacete oferecido por Sebastien Buhler. Um Shoei VFX-WR que foi duramente disputado até chegar aos 850 € que revertem na íntegra para as causas sociais apoiadas pela Associação Speedy Forever. Tempo ainda para o sorteio aberto a todos os participantes e amigos com rifas que valeram as botas de Joaquim Rodrigues Jr., umas calças de Adrien van Beveren ou a camisola de Ross Branch assinadas pelos próprios

Partilha este artigo!

Publicidade Honda CBR650R abril
Suzuki na mão
Suzuki na mão
Suzuki na mão
Suzuki na mão
Pesquisa

Não encontrado