A Honda NC750X chega a 2025 de cara lavada e maior paz de espírito. É que, além da renovação no desenho, viu a travagem reforçada e o motor retocado para maior suavidade. Aliás, tal como DCT, que oferece mais rapidez nas passagens de caixa e mais conforto! Bem-estar que pode ser amplamente potenciado pela completa lista de acessórios disponibilizados. No entanto, se optar pela nova NC750X, não precisa preocupar-se com as malas laterais. É que, em Portugal, serão montadas de série em estilo SCUT. Isto é, Sem Custos para o UTilizador. Tudo explicado no vídeo que se segue!
- Por: Paulo Ribeiro
- Imagens: Dom Read-Jones, Chris Read-Jones, Rowan Muskin e Joe Dick
- Montagem e realização: Alberto Pires
Um brinde muito especial de um equipamento que, ainda por cima, está melhor relativamente à versão anterior, com maior capacidade e onde cabe um capacete integral. Além disso a oferta extende-se ao suporte de bagagem, indispensável para montar a top-case. Claro que, quando a Honda NC750X chegar aos concessionários nacionais, conseguirá perceber melhor as mudanças estéticas, subtis mas bem conseguidas, e apreciar o novo painel. Que é igual ao instalado na Transalp e outros modelos, com 5 polegadas, mais legível graças aos ícones maiores. E com acrescida visibilidade, conseguida pelo inovador método de colagem entre o vidro exterior e a película TFT.
Evolução até à Honda NC750X 2025
Quando nasceu, já lá vão 13 anos, o New Concept assentava na partilha de uma plataforma para reduzir custos na produção e tempo de desenvolvimento de novos modelos. Mas fazia também alarde uma engenharia inteligente, tendente à simplificação de processos produtivos e economia global. No entanto, muitos olharam para a primeira NC700 X de forma, no mínimo, amorfa. Bem diferente da nova Honda NC750X!
Era uma máquina visualmente pouco apelativa e com uma ficha técnica nada excitante. Os números eram manifestamente modestos para a cilindrada, então de 670 cc, numa moto que, no entanto, despertou atenção por alguns ‘detalhes’. Como motor inclinado para diante que permitiu encontrar um espaço para guardar o capacete no local do tradicional depósito de gasolina. Ou a utilização do DCT que então dava os primeiros passos.
Mas esse ‘patinho feio’ foi evoluindo e conquistando um público heterogéneo, dos mais novos que procuravam facilidade de condução, aos mais experientes atraídos pela economia. E foram mais de 106 mil os utilizadores que se renderam aos atributos das várias versões lançadas desde 2012. O motor cresceu (para 745 cc em 2014) e ganhou dinamismo, acompanhado, dois anos depois, por retoques estéticos e iluminação LED, novo painel e caixa DCT renovada. Em 2018, a Honda NC750X estreou o controlo de tração variável HSTC de dois níveis, para, em 2021, a já com uma aceitação global do modelo, haver lugar a uma revisão mais profunda.
O motor ficou mais espigadote, fazendo mais rotações e oferecendo mais potência e binário, e o peso foi reduzido em 6 kg. Além de um assento mais baixo 30 mm, alargando o universo de potenciais utilizadores, a montagem do acelerador eletrónico permitiu a adoção dos modos de condução. Níveis diferentes de disponibilização de potência e binário introduzir a que se juntou o refinamento do Honda Selectable Traction Control.
A vida depois… dos 10 anos
Com uma década de vida, estava então no auge da forma a Honda NC750X. A funcionalidade, maneabilidade, conforto e economia eram referenciais num segmento que parecia acordar nesse momento. As mudanças de mercado ditadas por uma filosofia de utilização diversificada e ampliada das duas rodas atraiam cada vez mais fabricantes. E a chegada de novos ‘players’ ao segmento da médias cilindradas obrigou a maior dinamismo.
Ora, como ‘arte e engenho’ foi algo que nunca faltou na Honda, o sempre acelerado ritmo de desenvolvimento ditou uma evolução significativa para 2025. Ainda que, num primeiro olhar, as linhas do novo modelo não escondem o ADN original de ‘crossover’ que sempre marcou a NC.

Com um preço de venda ao público que deverá sofrer apenas um pequeno acerto, inferior à inflação, a Honda NC750X chega ainda com rodas novas e mais leves, farol com nova assinatura luminosa e mais potente. E traz também novos comandos e uma enorme lista de acessórios. Que reforçam os valores de facilidade e polivalência tão importantes para a número crescente de NCX’istas, que podem saber mais sobre esta moto no completo teste aqui publicado.
Partilha este artigo!