Quer uma moto ‘vintage’ para se divertir? Uma Royal Enfield 650 Classic deve conduzir… Um refrão publicitário que encaixaria na perfeição com os ditames da moda na década de 1950, quando a original 500 Twin, a primeira bicilíndrica da marca, fazia furor nas estrada britânicas. Mas, como cantava José Mário Branco no início dos anos ’70, ‘mudam-se os tempos, mudam-se as vontades’… Ou, se calhar, nem tanto! Fomos tentar perceber qual é, afinal, a magia da filosofia clássica sobre duas rodas. Este vídeo é esclarecedor sobre uma tendência que não passa de moda.
- Por: Paulo Ribeiro
- Imagens: Luís Carvalho e P.R.
- Montagem e realização: Alberto Pires
Uma moto ‘diferente’ merece um desafio diferente. Por isso o teste à Royal Enfield 650 Classic não poderia ser feito em poucos quilómetros evitando assim condicionar a análise à vertente estética, minimizando parâmetros de grande importância quando se compra um moto para a vida. Sim, porque dificilmente algum utilizador da Royal Enfield 650 Classic se vai desfazer dela, atirando-a para uma qualquer secção de venda de usados!
Por isso, nada como cumprir mais de um milhar de quilómetros, com a aventura turística organizada pela Federação de Motociclismo de Portugal bem no centro da ação. Palco de eleição, repetindo uma fórmula já conhecida, entre muitas outras, da Royal Enfield Himalayan no 6.º Portugal de Lés-a-Lés Off-Road Royal Enfield 650 Classic

As primeiras impressões criadas Royal Enfield 650 Classic são particularmente agradáveis e o primeiro olhar revela-nos uma máquina com grande estilo, linhas elegantes e acabamentos de bom nível. Um design de estilo ‘vintage’ onde não faltam (nem poderiam…) os guarda-lamas arredondados cobrindo grande parte dos pneus, grande profusão de cromados e um depósito com formato de gota. Bom gosto clássico que é sublinhado pelas duas longas saídas de escape cromadas, elemento diferenciador e com forte impacto visual. Mais visual do que sonoro, subli..nhe-se, atendendo às castradoras exigências da legislação no que às emissões diz respeito.

Imagem vincadamente retro que pode ainda ser evidenciada, retirando o assento do passageiro e os suportes metálicos tubulares do mesmo, deixando mais à vista o generoso guarda-lamas. Surpreendente é também a qualidade da pintura, de aspeto brilhante e inspirador de tranquilidade quanto à sua durabilidade, bem como dos anodizados e revestimentos cromados.
Como é o caso dos retrovisores, com um bem clássico design redondo e que, apesar da área limitada do espelho, são do melhor em termos de visibilidade e ausência de vibrações. Tantas notas ‘vintage’ nesta Royal Enfield 650 Classic que parece faltar apenas o ‘kick-starter’ para termos uma genuína moto clássica e onde nem destoam os faróis, redondos com muito boa capacidade de iluminação (LED), enquadrados pelos piscas de tradicional formato redondo e com lâmpadas incandescentes.
À descoberta com a Royal Enfield 650 Classic
Claro que, para entender o conceito por detrás da Royal Enfield 650 Classic é necessário conhecer a história, podendo encontrar-se a origem na 500 Twin de 1948, a primeira bicilíndrica da marca ainda britânica, numa fusão entre espírito clássico e engenharia moderna. E assim proporcionando uma experiência ímpar, juntando o charme de outros tempos com a eficiência normalizada nos dias que correm. Tarefa que a marca indiana vem levando a cabo desde 2017, com a remodelação da gama, com motores bicilíndricos de 650 e monocilíndricos de 350 e 450, de construção tão sólida e fiável, quanto discretas são as suas prestações.

Capaz de proporcionar uma experiência verdadeiramente descomplexada e nostálgica, a Royal Enfield 650 Classic brilhou ainda mais na chegada a Lamego, ponto final deste 1.º Portugal de Lés-a-Lés Classic, quando o sol realçou a decoração Teal (verde-azulado). A que se juntam o mais clássico e sóbrio Black Chrome (preto e cromado) e o distinto Vallam Red com bordeaux e marfim. Esquemas cromáticos inspirados na 500 Twin, mantendo forte ligação à herança da marca, que fazem variar o preço desde os 6.887 € para a versão Vallam Red, mais 100 € para a Teal até aos 7.187 € da Black Chrome.
Valores que reforçam o apelo para aqueles que procuram uma clássica de estética apurada, de linhas genuínas e bons acabamentos. Uma moto para viajar sem pressas, com boa relação preço/quilómetro, prometendo momentos de inolvidável nostalgia e cujo teste completo pode ser lido aqui, podendo conhecer a Royal Enfiel 650 Classic ao vivo nos espaços da marca no Porto, Lisboa, Guimarães, Arcos de Valdevez, Famalicão, Leiria ou Faro.
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