O Peter Howarth é um dos especialistas na construção e manutenção de uma Yamaha TZ 350. A sua reflete essa realidade em todos os detalhes!
- Texto e fotos: Alberto Pires
A Yamaha TZ 350 do Peter Howarth parece que está próxima da origem, mas é uma ilusão. Foram (e ainda são) muitos os preparadores deste motor da Yamaha, maior ainda o número de produtores de escapes, mas o que verdadeiramente me espanta é a quantidade de fabricantes de quadros.
Na tabela em baixo estão os 60 fabricantes que consegui recolher. Se repararem nos nomes, rapidamente se apercebem que alguns dos seus criadores já não estão entre nós, mas outros ainda estão em atividade! Não coloquei nesta lista, propositadamente, a marca do quadro da TZ em análise. É um BSR, acrónimo de Bill Simpson Racing, especialista em quadros para motos clássicas de competição. Já agora, Se quiserem saber como é um Spondon basta ver como é a TZ 350 do Richard Peers-Jones.
O motor está a excelente nível. Os cilindros são os originais 3G3 da TZ 350 G, mas foram preparados pelo lea Gourlay, debitando 86 cv, contando para isso com uma ignição HPI e escapes feitos pelo preparador alemão Reinhard Roll. O radiador é proveniente de uma Yamaha R6 e o punho de acelerador é de uma TZ 250, mais direto. O painel de instrumentos é composto por um termómetro digital Koso e um taquímetro Scitsu.
A Ciclística é complementada com jantes Campagnolo em magnésio, bomba dianteira Nissin com pinças Spondon de dois pistões, discos Spondon flutuantes de 260 mm, forquilha original da versão “G” com molas reforçadas, amortecedor traseiro standard com mola reforçada, e disco flutuante na traseira proveniente de uma pocket bike, mordido por uma pinça cópia da Brembo. Os pneus são Avon AM 22 na frente e AM 23 na traseira.
Como complemento, a história da carreira do Peter Howarth e do seu amigo Richard Peers-Jones.
E o filme, feito durante a passagem de ambos pela prova em Portimão!
Para finalizar, uma excelente panorâmica feita pela Hellofoto!