Bastante renovada para 2025, a Yamaha NMAX 125 vem acrescentar uma nova dimensão ao segmento das mais desportivas scooters urbanas. E, ao mesmo tempo, alargar a oferta disponível, com vista a cativar um grupo mais amplo de utilizadores. O design evoluiu para um estilo mais dinâmico e desportivo, recuperando parte do património genético oriundo da TMAX. Mas uma das referências incontornáveis no segmento líder de vendas em Portugal, ganhou também uma versão premium: a Tech Max.
- Por: Alberto Pires
- Imagens: Yamaha
- Montagem e realização: Alberto Pires
As maiores alterações da nova Yamaha NMAX 125 encontram-se no design dos seus componentes. Assim, os novos faróis de dupla ótica com piscas em LED integrados, complementados por uma luz de presença em LED, conferem uma presença forte e dinâmica. A carenagem renovada adiciona-lhe um visual mais estilizado, compacto e desportivo. E na parte dianteira procurou-se que o pára-brisas desportivo afastasse o vento do condutor, tornando a utilização mais confortável.
No capítulo da ciclística mantém-se a qualidade da versão anterior. Os discos dianteiro e traseiro são de 230 mm de diâmetro – ambos com ABS – e existe um Sistema de Controlo de Tração (TCS), que ajusta automaticamente o nível de potência à roda traseira. As jantes de liga leve de 13 polegadas estão equipadas com pneus Dunlop Scootsmart, na traseira de 130/70-13 e na dianteira de 110/70-13. A suspensão dianteira é igual à anterior e a traseira tem agora mais 6 cm de curso.
Motor suave e versão XMAX
Quanto ao motor destaca-se pela enorme suavidade, tanto no som dos escape como nas (pouquissímas…) vibrações que produz. O arranque é fluído, como se partíssemos numa descida acelerando ligeiramente, e depois vai aumentando a velocidade. Mas sem zonas de indecisão ou de picos de entusiasmo. No entanto não significa que seja lento, já que os 12 cv que debita às 8.000 rpm e os 11 Nm às 6.000 rpm colocam-no no topo da categoria. Trata-se apenas do resultado de uma excelente gestão da sua expressão motriz.
Além disso a nova Yamaha NMAX 125 chega enriquecida com uma versão denominada Tech Max. Foi a forma criada pela Yamaha de oferecer duas versões. Uma capaz de cumprir integralmente os requisitos dinâmicos exigidos. A outra mais requintada, tecnologicamente mais evoluída, destinada a um cliente que está disposto a pagar mais por uma presença diferenciada.