Yamaha MT-09 (2013). Fábrica de emoções

Autor:  Paulo Ribeiro

Março 1, 2021

Teste da primeira versão da Yamaha MT-09, lançada na Croácia em 2013

A Yamaha MT-09 é, sem sombra de dúvida, o mais importante lançamento dos últimos anos. É a indicação do novo caminho de evolução desportiva da marca nipónica. Potência e leveza, versatilidade e diversão são valores fundamentais da MT-09 dotada de novíssimo motor de três cilindros. Uma verdadeira caixinha de surpresas.

Yamaha MT 09 2013 12 - MotoX
Yamaha MT-09 (2013). Fábrica de emoções 14
  • Texto: Paulo Ribeiro
  • Fotos: A. Brabanti/F. Kirn/H.B. Stern

Reflexo de uma cultura que potencia a individualidade, que promove o direito à diferença, a Yamaha MT-09 é o resultado de excitante visita a um Japão desconhecido da sociedade ocidental. Sem abdicar de princípios de rigor, qualidade, engenharia e performances associados aos produtos nipónicos, a nova naked promove valores de diversão, exclusividade e, sobretudo, emoção. A mesma paixão que esteve na origem das primeiras MT (de Master Torque) – a MT-01, lançada em 2005 e de quem herda o brutal binário, e a MT-03, que em 2006 criou novo patamar de agilidade e leveza – traduziu-se agora na MT-09, com designação que evidencia (ao contrário das anteriores…) a capacidade do motor. Um novo bloco, em festejado regresso aos tricilíndricos, que é ponto fulcral de proposta onde binário e agilidade extrema se fundem, em moto acessível e versátil mas divertida e emocional.

Yamaha MT 09 2013 03 - MotoX
Motor tem pistões em alumínio forjado e cilindros em compósito de cerâmica

Minimalista ao máximo

Atributos escondidos sob design onde minimalismo rima com simplicidade, em modelo com estética que, enganadoramente, nos remete para uma utilização básica, quase amorfa. Nada de mais falso! Desenho que, isso sim!, evidencia o caráter tecnológico, desvendando o esguio quadro e o ultracompacto motor, em jogo de volumes claramente centrado sob o depósito. E onde o banco plano permite ampla liberdade de movimentos com posição de condução confortável e intuitiva, proporcionando ótima ergonomia e… costas direitas. Colocação que facilita as deslocações urbanas, desafiando carros e viragens a 90.º mesmo no mais irregular empedrado, como as curvas cegas nas mais exigentes estradas de montanha. Como seria de esperar olhando para um desenho «funcional e profissional», onde não falta o ADN desportivo da marca, a defesa aerodinâmica à cabeça, tronco e braços é inexistente, surgindo, em inusitado contraponto, boa proteção às pernas, graças ao excelente encaixe no depósito.

Yamaha MT-09 2013

Yamaha MT-09 2013

Yamaha MT-09 2013

Yamaha MT-09 2013

Escape sobre o motor exponencia a agilidade de um conjunto que tem no bloco portante ponto fulcral na ciclística

O banco, de acertada e conveniente dureza para condução mais aguerrida, revela maiores preocupações com a agilidade do que com o conforto. Aliás, é o ponto de partida para excelente ergonomia, de facilidade que só surpreende quem anda desatento. Proporções que garantem fácil adaptação a condutores de todas as alturas e um guiador de acertada largura. Que facilita de todo o tipo de manobras e contribui sobremaneira para a enorme destreza. Agilidade conseguida não à custa de medidas radicais, sem distância entre eixos excessivamente curta (é apenas 16 mm mais curta do que a FZ8) ou ângulos de caster muito pequenos, mas sim da cuidada centralização de massas.

Yamaha MT 09 2013 17 - MotoX
Depósito estreito e guiador alto permitem manter costas direitas

Curvas de enorme prazer

Excelente a curvar, a Yamaha MT-09 não esconde particular apetência pelas mais reviradas estradas. Onde executa o seu exercício de eleição, sem prejuízo de inatacável estabilidade em reta. Ainda que sob fortes provocações e velocidades elevadas. Afinal é uma moto intuitiva, muito fácil e com reduzida altura do banco ao solo, permitindo bom apoio nas paragens. Mas com distância aos poisa-pés suficiente para não obrigar a dobrar em demasia os joelhos. Ainda assim, e apesar das pernas razoavelmente distendidas, os poisa-pés não tocam no asfalto graças à largura reduzida do quadro, sobretudo na zona de pivot do braço oscilante. Elegância que autoriza inclinações alucinantes (51.º) iguais a uma supersport como a R6 sem nunca tocar no asfalto!

Painel de bordo inteiramente digital com visibilidade razoável e funcionamento simples em moto cujo banco tem espessura suficiente apenas para deslocações urbana. Em contrapartida oferece travagem dianteira de grande ‘luxo’, acompanhada por bom amortecimento

Ciclística assente em inovador quadro em alumínio, ligando o braço oscilante assimétrico que aciona mono-amortecedor colocado em posição horizontal à forqueta invertida na dianteira. Suspensão que aguentou, sem queixumes ou comportamentos estranhos, um percurso muito ondulado traçado nas estradas croatas em redor de Split, de asfalto muito irregular, mostrando enorme capacidade de limar todas as imperfeições. Isto é uma ajuda relevante na facilidade com que são abordadas as mudanças de direção como as mais violentas travagens permitidas pelas pinças de fixação radial.

Ensinamentos das corridas

Componentes que se destacam, sobretudo, por serem fabricadas a partir de uma única peça. Pinças monocoque, herança das corridas, que mostraram grande potência de desaceleração. Mas sempre com boa progressividade até ao momento em que se aperta a manete com toda a determinação. E que, então, quase nos faz sair projetados pela dianteira da MT-09…

Yamaha MT-09 2013

Yamaha MT-09 2013

Yamaha MT-09 2013

Com a MT-09 a Yamaha voltou aos blocos de três cilindros em linha. Adicionando assim atitude desportiva à filosofia urbana para chegar aos novos motociclistas que procuram máquinas com ‘alma’

Conjunto ciclístico de eleição, em bem conseguida conjugação entre eficácia e economia. Quadro que acolhe o novo motor CP3, de três cilindros em linha. Configuração abandonada pelo departamento de motos da Yamaha na década de 1980, após as XS 750 e XS 850. Arquitetura que é, comprovadamente, o melhor compromisso entre a potência brutal dos blocos tetracilíndricos em altas rotações e o binário dos bicilíndricos nos baixos e médios regimes. Além disso, a experiência nesta configuração ganha com os motores fora-de-bordo e das motos de neve, ajudou a criar um grupo térmico extremamente vivo. Mas de agressividade controlada, também, pela eletrónica.

Consumir com moderação

A configuração da cambota Crossplane permite, desde logo, funcionamento mais linear. Assim, o motor revela-se cheio, oferecendo enérgicas subidas de rotação que, sem controlo de tração, garantem animação constante. O D-Mode, sistema que permite a opção entre os três modos do motor através de simples botão, altera de forma notória o caráter de bloco. E o melhor elogio talvez seja dizer que… nem parece uma japonesa. Muito temperamental, de alma latina, a MT-09 passa a vida com a roda dianteira no ar quando utilizada no modo A, proporcionando momentos de diversão absoluta. Por outro lado, o mapa B, de tato mais suave, é adaptado a situações de aderência precárias, nomeadamente com o piso molhado, permitindo controlo eficaz e fácil.

Pelo meio, o D-Mode permite opção pelo modo trabalho-casa-trabalho (Standard), em deslocações onde rapidez rima com facilidade. Sempre com razoável economia, com médias de consumo que ficaram por excelentes 5,2 L/100 km. E assim confirmando no posto de abastecimento os dados indicados pelo computador de bordo. Além disso, esta não é, manifestamente, uma moto para andar devagar…

Ou seja, apesar do ar inocente, a Yamaha MT-09 não é uma moto para todos! Exige experiência de condução e alguns cuidados que aconselham a colocar na embalagem a advertência: manusear com precaução!

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