WorldSBK 2022 Motorland: Bautista e a Ducati já dão cartas!

Abril 11, 2022

01 WorldSBK 2022 ARA Race 2 Finish - MotoX
WorldSBK 2022 Motorland: Bautista e a Ducati já dão cartas! 9

Álvaro Bautista está a confirmar porque a Ducati o foi buscar de volta. Ele interpreta como ninguém a Panigale V4R. Por isso, basta que ele acerte na escolha de pneus e o que se viu nas duas corridas de Domingo no Motorland Aragon pode voltar a repetir-se por mais vezes: isolar-se na frente e vencer destacado.

  • Texto: Fernando Pedrinho
  • Fotos: Aruba.it Ducati, WorldSBK, BMW Motorrad WSBK e Fernando Pedrinho
AP31539 UC379162 High - MotoX
WorldSBK 2022 Motorland: Bautista e a Ducati já dão cartas! 10

No Sábado já havia ameaçado, perdendo a corrida na última curva para cortar a linha de chegada a somente nove centésimas do vencedor. Só que no Domingo o ‘disco’ virou e a música foi outra. Álvaro aplicou chapa cinco, a diferença em segundos que o separou do segundo classificado, Jonathan Rea.

Não se pode dizer que o fantasma de 2019 esteja de volta, mas quando o vento estiver de feição vai ser complicado barrar a progressão do pequeno talaverano e da sua Panigale V4R. Além disso, o seu companheiro de equipa, Michael Ruben Rinaldi, também está de volta às boas exibições e deu uma boa ajuda na segunda corrida. E todos sabemos que nalgumas pistas, como Misano, o piloto de Rimini anda sempre muito bem.

01 WorldSBK 2022 ARA Race 2 19 65 - MotoX
WorldSBK 2022 Motorland: Bautista e a Ducati já dão cartas! 11

Acontece que Jonathan Rea é o mais coriáceo de todos os pilotos e já leu esta ‘cartilha’. Na estreia de Álvaro e da Panigale V4R, chegou a estar a 100 pontos do líder. Nunca desistiu de acreditar e venceu o campeonato no final do ano, quando o espanhol iniciou uma série de visitas ao tapete.  O norte-irlandês sai de Aragão contente por saber que tem moto para lutar na frente, num aparente milagre alcançado com a ajuda da Showa.

20304 DCP R1 Action - MotoX
Toprak Razgatlioglu na travagem para a primeira curva do circuito aragonês, lado a lado com Michael Ruben Rinaldi

Surpreendido pelo Pirelli SC1 pela primeira vez desde que está na Yamaha, Toprak Razgatlioglu limitou os danos no ‘purgatório’ do Motorland, conseguindo a melhor série de resultados nesta pista. Afinal de contas, o problema não estava na borracha italiana mas antes nas afinações escolhidas. O turco aguentou o sofrimento, saiu de Espanha com o melhor conjunto de resultados que alguma vez conseguiu no traçado de Alcaniz e saberá servir a vingança fria.

Negativamente, Scott Redding passou do céu ao inferno e foi sempre a pior das BMW em pista, tornando-se numa sombra do que mostrou na Ducati nos dois últimos anos. Muito trabalho tem o britânico pela frente e toda a equipa da BMW.

P90458768 highRes aragon spa 10th apri - MotoX
WorldSBK 2022 Motorland: Bautista e a Ducati já dão cartas! 12

Veremos o que o que nos reserva o fim de semana de Assen. Bautista venceu categoricamente as três corridas em 2019, Rea anda sempre bem na pista neerlandesa e Toprak terá uma pista mais favorável à Yamaha pela frente. E será Rinaldi, de novo, a surpresa?

Aceitam-se apostas!

Durante a semana irei analisar a prestação de cada uma das marcas e contar-vos o muito que vi estando por dento. Fiquem atentos.

NT1100 4 - MotoX
WorldSBK 2022 Motorland: Bautista e a Ducati já dão cartas! 13

Honda NT1100 mula de carga despachada e divertida

O ambiente na pousada Guadalupe, situada na aldeia de Monroyo (ou Mont-Roig, em catalão) é de verdadeira ‘aficción’. Os locais convergem ao final do dia para beber umas ‘cañas’, ‘tercios’, e ‘picotear tapas’, os tão conhecidos petiscos espanhóis. Saem pratos de presunto, ’pinchos’ e um rol infindável que César Lombarte e Marisa Oloron, o casal à frente do negócio, delega na família. Conheço o filho, que tem uma BMW R1250GS, de momento com a bateria em baixo. Alerto-o para o risco em que está a colocar a muita eletrónica da moto alemã. Não vai poder ir às corridas porque é o Domingo de Ramos e vai ter muita gente a almoçar no restaurante. O ruído é característico de um bar-restaurante espanhol: ensurdecedor. Num canto, a televisão está ligada na DAZN, o equivalente nacional da Sport TV. Transmite-se a qualificação de MotoGP do Circuito das Américas e toda a gente tem um comentário. Alguns ’moteros’ vieram de Madrid e têm um pequeno iPad na mesa onde seguem a corrida. Aleix Espargaro dá com os costados no chão e Miguel Oliveira deixa-me à deriva naquele mar espanhol.

A Guadalupe é um ponto de passagem de nomes sonantes, não obstante estar situada numa aldeia de pouco mais de 300 almas. A família Sainz já lá pernoitou. Enea Bastianini também, quando era ainda um ‘chaval’. Gino Borsoi, o braço direito de Jorge ‘Aspar’ Martinez e ex-piloto ‘mundialista’, sempre que pode vai lá comer uma costeleta. Seja na ida ou na vinda. Vale a pena ficar por lá. A família é muito simpática e o ambiente descontraído, onde alguns dos locais chegam com motos de enduro a dois tempos, matriculadas.

NT1100 6 - MotoX
WorldSBK 2022 Motorland: Bautista e a Ducati já dão cartas! 14

E a NT1100? ‘Conviveu’ durante a noite com motos de todos os tipos. Maxi-trails, turísticas, desportivas… A capacidade de carga desta moto ajudou-me imenso. Levei muita tralha eletrónica mais roupa para quatro dias. As malas da Shad têm espaço suficiente e, se puderem, optem pelos sacos interiores que são fáceis de arrumar e colocar dentro delas, sem esforço, evitando ter de as levar para o hotel, por exemplo, além de que vai tudo bem mais aconchegado.

A proteção aerodinâmica está aprovada, num para-brisas que é manualmente regulável em altura, através de um sistema de encaixe, notando-se apenas alguma turbulência quando seguimos atrás de um veículo mais alto. Também num ritmo de montanha mas apertado com piso  com variações de inclinação a NT1100 vai requerer alguma atenção na pré-carga de mola e que pena não ser possível fechar um pouco o hidráulico do amortecedor, mesmo que à custa de um menor conforto. Mas falo de velocidades em que os pontos da carta irão ‘à vida’ num instante.

NT1100 5 - MotoX
WorldSBK 2022 Motorland: Bautista e a Ducati já dão cartas! 15

A transmissão por corrente não é defeito… é feitio. Os indefetíveis do mototurismo não vão gostar, os outros talvez não tenham nada a apontar. Contudo, a moto não é fácil de colocar no descanso central, quando carregada, o que pode gerar alguns amuos e frustração.

Os consumos têm andando na casa dos 5,3 l/100 km, num ritmo ‘solto’ em estrada aberta. Subiram um pouco mais no regresso a Madrid, cujos mais de 400 quilómetros percorri em três horas e meia, com uma paragem pelo meio, e dois terços do percurso por uma das ‘rutas moteras’ do Baixo Aragão. O regresso foi fácil e divertido e agora é tempo de a devolver à Honda Iberia, a quem agradeço a cortesia desta experiência e, em particular, ao Carlos Cerqueira.

Partilha este artigo!

Publicidade Honda CBR650R abril
Publicidade Suzuki Experience Tour
Publicidade Suzuki Experience Tour
Publicidade Suzuki Experience Tour
Publicidade Suzuki Experience Tour
Pesquisa

Não encontrado