A Voge 900 DSX é a mais recente proposta no mercado da aventura… em estrada. Maioritariamente em estrada, é certo, mas não só. Uma espécie de trail de cilindrada média/alta ou uma ‘crossover’ – cada um decide! – mas dotada de imensos trunfos para lutar taco a taco, com as mais famosas vedetas de um segmento efervescente. A começar pela ultra completa dotação, com um nível de equipamento realmente ímpar, e prosseguindo com um preço imbatível na fase de lançamento. Uma máquina a pedir um teste intenso, sem concessões, para aferir todo o seu real valor.
- Texto: Paulo Ribeiro
- Imagens: Luís Freitas Carvalho
- Realização e montagem: Alberto Pires
Aproveitando o 26.º Portugal de Lés-a-Lés, levamos a cabo um teste longo e intenso à Voge 900 DSX, no mais diverso tipo de pisos e condições. Foram mais de 2000 quilómetros em autoestradas, estradas nacionais, municipais, regionais, estradas de terra batida e até a travessia de alguns ribeiros a vau. No final da viagem entre Portimão e Penafiel, com passagem por Évora e Covilhã, o resultado confirmou um nível de qualidade que pede meças aos modelos europeus ou japoneses!
Afinal os argumentos da Voge 900 DSX vão muito para lá de um preço extremamente atrativo! Basta pensar no nível de equipamento que inclui punhos e assento aquecidos, faróis auxiliares, proteções de motor e de mãos. Mas também radar, 4 modos de motor, ABS e controlo de tração (ambos desconetáveis no modo Enduro), ‘cruise-control’, TPMS, duas tomadas USB (tipo A e C) outra de 12V. Para aqueles que pensam que só pode tratar-se de publicidade enganosa ou que, para oferecer tudo isto, cortaram no que interessa, o melhor mesmo é ler aqui o teste completo.
A verdadeira dimensão da Voge
Afinal a Voge 900 DSX é fabricada pela Loncin, fabricante de motores desde 1993 e que faz motos desde 1998, com um volume anual superior a três milhões de unidades. Por isso, é um dos maiores fabricantes chineses (e, claro está, a nível mundial!), produzindo ainda alguns modelos para a BMW desde 2005. Nomeadamente as F800 e F900GS bem como as scooters C400X e GT. E que, em 2018, decidiu criar a sua marca própria para combater fora da China, chamando Voge às suas motos de características ‘premium’