‘Vive la Moto’: Multimoto à conquista da Península Ibérica

Passou tudo menos despercebida a presença do grupo de Oliveira de Azeméis no Salão ‘Vive la Moto’, em Madrid. A dimensão do expositor, a quantidade de gamas e modelos exibidos e a presença do seu diretor geral aquilatavam a importância do mercado ibérico para o crescimento da empresa dos manos Duarte.

  • Texto e fotos: Fernando Pedrinho

A Multimoto definiu uma estratégia baseada num tridente de marcas, todas elas fabricadas na China. Assim, à norte-americana UM e à bem conhecida marca de UTVs Linhai, a casa da cidade que foi elevada a vila em 1799 por Dona Maria I, junta agora a Segway Powersports, cuja gama de três modelos vos demos conta recentemente. A adição da gama da casa de Pequim tornará o importador Ibérico num sério contendor no mercado de todo-o-terreno e lazer, nas gamas de acesso e intermédia, enquanto a UM lhe permite estar presente nos importantes segmentos de 125cc e de motos de cilindrada média/baixa com um preço de aquisição bastante competitivo.

Paulo Sérgio Anjos, o responsável das três marcas para Espanha, mostrava uma enorme confiança para este ano, ‘não obstante termos perdido praticamente o primeiro trimestre em termos de vendas, devido a atrasos nas entregas’, conforme nos disse. Com modelos já disponíveis para a rede de concessionários e um ‘stock bastante robusto’, o trio de marcas deverá valer mais de 2.000 unidades escoadas até ao final do ano, só em Espanha.

É claramente o ás de trunfo da Multimoto na expansão ibérica, com a aposta na apelativa gama da jovem Segway Powersports, cujos modelos apenas ficámos a conhecer no Salão de Milão de 2019. O SSV Villain SX10 é a jóia da coroa, com toda a gama a apresentar versões híbridas (com motor elétrico) esperançadamente já em 2023.
Adriano Duarte (à direita) é o diretor geral da Multimoto e deixou bem clara a importância para a Multimoto da aposta na Segway Powersports para os mercados de Espanha e Portugal. Paulo Sérgio Anjos, responsável comercial e de marketing das três representadas no país vizinho, reforçou essa expectativa através de um preço competitivo e (muitas) unidades disponíveis para entrega.
Dedicada à geração X e com um preço de venda na casa dos 2.000 euros, em Espanha, a UM Xtreet 125 surge renovada e ainda mais apelativa com o novo esquema cromático. Uma ‘streefighter’ de oitavo de litro que promete dar de falar.
A gama Renegade é a ‘best seller’ da UM e a Freedom Edition vem expandir a lista de ‘cruisers’ da casa de Miami, com a importante homologação Euro 5. Está disponível nas versões 125 e 300, tal como as Commando, Classic, Vegas e Sport (todas elas a cumprirem a Euro 5), como monocilíndricos, arrefecidos por água, cabeça de quatro válvulas e injeção eletrónica da Bosch. O farol estilizado com a letra R em led é imagem bem vincada desta gama, muito inspirada nas Sportster de uma marca sediada nas margens do lago Michigan, apesar de serem desenhadas em Turim.
A UM DSR 125 Adventure TT Grand Tourer tem bons argumentos para fazer os mais novos que se queiram aventurar e viajar por áreas mais inóspitas, particularmente nesta versão com malas traseiras, para-brisas mais elevado, ferros de proteção e foles da forquilha dianteira.

Benelli TRK 702

Benelli TRK 702 X. Novo paradigma

Com promessas de agitar fortemente o segmento de mercado mais animado do momento, a Benelli TRK 702 e 702 X chega a Portugal com trunfos de peso. Do preço competitivo ao nível de equipamento, da estética agressiva às ofertas promocionais. Sim, que tudo deve ser levado em linha de conta quando se trata de mais […]

Continuar

Macbor Montana XR1 125: a pensar na internacionalização e liderança do segmento

A Macbor Montana XR1 125 foi uma das pioneiras do segmento trail de oitavo-de-litro e tornou-se num dos modelos mais emblemáticos da marca espanhola, pelo sucesso de vendas que alcançou. Renovada para 2023 com uma nova estética, motor e outros argumentos, a mais pequena da família Montana lança novos desafios aos aventureiros e viajantes. Porque não […]

Continuar
EN 360

EN 360. De Montelo à Foz do Arelho

Novo bilhete, nova viagem. Que é como quem diz, mais uma moedinha, mais uma estrada nacional percorrida. Desta feita foi a EN 360 e, tal como todas as outras, do seu início até final. Claro que, para a percorrer na totalidade, foi necessário ter alguma liberdade de pensamento ao criar o ‘track’. É que a […]

Continuar