Troféu Lubritex, o momento da viragem!

Autor:  Alberto Pires

Setembro 1, 2021

O Trofeu Lubritex, em 1987, foi o acontecimento mais importante do motociclismo de velocidade dessa década em Portugal. Apareceu na altura certa, com o mercado a renascer depois de nove anos de contingentação, e foi muito bem organizado, sendo a equipa responsável comandada pela Ana Matias e pelo António Lopes. Texto e imagens: Alberto Pires…

O Trofeu Lubritex, em 1987, foi o acontecimento mais importante do motociclismo de velocidade dessa década em Portugal. Apareceu na altura certa, com o mercado a renascer depois de nove anos de contingentação, e foi muito bem organizado, sendo a equipa responsável comandada pela Ana Matias e pelo António Lopes.

  • Texto e imagens: Alberto Pires
7 - MotoX
Troféu Lubritex, o momento da viragem! 8

Atraiu uma enorme atenção dos media, principalmente da televisão, proporcionou um retorno alucinante à Lubritex (uma empresa de vendas em grupo) e conseguiu convencer as marcas a participarem oficialmente na competição. Cada prova era composta por duas mangas, sendo a classificação final definida pelo somatório das duas corridas.

Foi um curioso encontro de gerações de pilotos, com diferentes experiências, da velocidade ao todo-o-terreno, das grandes cilindradas às pequenas, dos autódromos às “provas de feira”, tornando-se evidente, logo nesta primeira prova, que havia qualidade nos que se iniciavam. A luta pelas primeiras posições era grande e rapidamente se transformou na corrida mais importante da tarde.

Na primeira manga Costa Paulo levou a melhor (mas caiu na seguinte) e Carlos Arsénio venceu na segunda, desforrando-se da queda na anterior. No somatório das duas quem levou a melhor foi Miguel Franco de Sousa, seguido por Miguel Geraldes e por Avelino Arvela. Algumas das imagens foram gravadas pelo meu amigo Jorge Lopes.

Fiquem com o vídeo, 45 minutos de memórias fabulosas!

Partilha este artigo!

Suzuki na mão
Suzuki na mão
Suzuki na mão
Suzuki na mão
Pesquisa

Não encontrado